Trabalhei 30 anos como professor na Prefeitura e aposentei por contribuição pela Previdência Municipal, aproveitando apenas o tempo de contribuição pela prefeitura, mas tenho saldo 9 anos de contribuição pelo INSS em empresas privada (não como professor) e 13 anos como professor estatutário pelo Estado de Mato Grosso do Sul, período esse em paralelo com o município perfazendo 22 anos de contribuição entre o Estado e o INSS, gostaria de saber se posso utilizar esse tempo para aposentar-me por idade quando completar 65 anos, hoje tenho 63, também gostaria de saber se pela previdência estadual ou INSS... Certo da atenção de vcs desde já agradeço...

Respostas

    L

    Luguevas Terça, 27 de outubro de 2015, 12h50min

    José Ademir: Embora a Constituição permita o acúmulo de dois cargos públicos de professor, como a aposentadoria do professor exige que o tempo de serviço seja apenas lecionando e você gostaria de somar um outro de serviços gerais, você teria que ver como é o estatuto do Estado do Mato Grosso. Mas com relação ao INSS, acho que teria que se vincular novamente como segurado deste, averbar esses 13 anos lá e esperar fazer 65 para obter outra aposentadoria. Mas antes deve se informar direitinho. Na verdade não sei tirar a sua dúvida, apenas lhe dar uma direção para esclarecê-la.Boa sorte!

    ?

    Desconhecido Terça, 27 de outubro de 2015, 15h03min

    Obrigado pela gentileza, vou seguir suas orientações Sr. Luguevas...