Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Rosemeire Gomes
    23/04/2007 18:14

Gostaria de saber dos colegas se existe alguma forma de se prevenir judicialmente,ou qlq meio possível para se defender no caso de vender um veículo alienado e o comprador naum transferir a dívida p seu nome e não efetuar os pagamentos da parcelas da dívida.
    No caso, so se possui o recibo de compra e venda do carro e ja foi recebido da financeira a carta de protesto.
    Para completar, o comprador, que era dono de uma agência, sumiu do mapa,vendeu a loja e não atende telefone!!!!acredita-se q ele ja repassou o veículo para um terceiro!!!
    Por enqto não ha ação judicial de busca e apreensao ou deposito!
  2. Debora_1
    22/08/2008 09:54

e ai , consegiu alguma resposta pra esse problema! debora barcelos arroba gmail ponto com
  3. Flavio ricardo dos santos
    27/12/2008 18:01 | editado

bom dia ou boa tarde a treis messes atras tive meu carro roubado de dentro da minha garagen o veiculo estava sendo reformado nao tinha condições de transitar porque estava com documento iregular com o canbio quebrado .eu e minha mulher compramos para reformar
    o mesmo foi encontrado a +-500 metros da minha casa pela policia militar que pediu que nos guinchasemos o veiculo até o dp do parque do carmo la o delegado fez a apreenção do veiculo dizendo que era porque o veiculo nao estava em meu nome mas assim que eu estivese com uma procuração do antigo propietaria do veiculo ele me liberaria o veiculo .
    passados treis dias voltei a delegacia falando com invistigador feliquix ja com a procuração e os demais documentos pedidos pelo mesmo ele disse sentir muito mas que meu carro ja tinha cido levado para o patio me senti muito injustiçado por que nao estava transitando com o veiculo gostaria de saber se tem como eu consequir meu veiculo de volta
  4. Paulino
    27/12/2008 22:46

Não tem jeito! Primeiro porque o veículo com alienação fiduciária não é seu, portanto não se pode vender o que não é seu, sem o consentimento da financeira. Assim, você é responsável direto pela dívida e pelo veículo, e se existe uma cláusula de depositário fiel então, é um grande problema. Ocorre que é comum esse tipo de negócio ocorrer, talvez pelo desconhecimento das pessoas, mas o correto quando se vende um veículo é realizar, primeiro, um contrato particular onde se estabelece que a partir de tal data o comprador é o responsável pelo veículo e que deverá transferilo no prazo de tantos dias, isso se o veículo não é alienado, se for, como no caso, é preciso autorização da financeira para a transferência, que aprovará ou não o crédito ao comprador, que então passará a pagar!

A pior conseqüência é sem dúvidas se ocorrer um acidente com o veículo que está no seu nome, você responderá até criminalmente, juntamente com o condutor.
  5. suzana vieira_1
    29/04/2009 15:21

Descrição: venda de veículo alienado sem a transferência da dívida

quais passos devo tomar?

aguardo resposta e agradeç odesde ja a atençao.

Obrigada
  6. Paulino
    15/05/2009 11:55

Sra. suzana vieira_1 se já realizou a venda, deve entrar em contato com o comprador e a financeira, para transferir a dívida para o nome do comprador, depois é preciso exigir a ele que faça a transferência do veículo junto ao Detran. Ocorre que, se o comprador se negar, é preciso procurar um advogado e fazer uma busca e apreensão do bem.
  7. andrea cristina das
    31/08/2009 07:59

comprei um carro de um amigo paguei a vista mas o carro esta no nome do vendedor alienado.ele me passou o carro os documentos.e o recibo de transferencia de compra e venda.posso levar esse recibo ao cartorio e reconhecer firma mesmo que o carro esteja ainda alienado termina as parcelas no dia 23/11/2011.devo fazer um contrato tambem.oque devo fazer para me garanti?
  8. Pietro Alberto Pierin
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    30/07/2012 03:29

Olá. Tem um veículo financiado em meu nome. Fui experimentar um veículo e ver se conseguia financiar, mas acabei financiando outro carro na mesma loja. Tempo depois fiquei sabendo que havia sido financiado no meu nome o veículo que havia desistido da compra. Fui até a loja algumas diversas vezes para tentar resolver o caso mas ficaram nas promessas de transferir o veículo, quitar ou cancelar o financiamento. Por fim a loja da noite pro dia fechou e não abriu mais. Uns 5 dias antes estive na loja e o carro financiado em meu nome e que estava em poder da mesma não estava mais lá. Eles tinham repassado antes de fechar as portas. Agora eu tô com a dívida em meu nome e sem o veículo. Este comprador do veículo que direito ele tem sobre o veículo visto que eu não assinei nada dando poder a loja ou a ele sobre o veículo. O banco esta me precionando pra quitar o veículo e me fez uma proposta reduzindo o valor da quitação. O que você me recomenda?
  9. Fátima Perestrelo
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    30/07/2012 05:10

A todos os consulentes.

Procurem o auxílio de um ADVOGADO.

Cada caso é um caso. porém em caso de bem alienado, nunca venda sem a anuência da financeira para transf. do financiamento.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS