Punições ao empregado por faltas injustificadas

Mariana Pedroso Wey perguntou Terça, 15 de maio de 2007, 5h59min

É possível a empresa aplicar aos funcionários que faltam injustificadamente algum tipo de punição (?), do tipo advertência, posterior suspensão, culminando em despedida por justa causa? Qual o tempo que deve haver para a aplicação entre as mesmas? São necessárias 02 advertências, para ser aplicada 01 suspensão, e após esta já há justa causa? E se possível tais sanções, pode a empresa alertar o funcionário sobre a reincidência na infração, por exemplo: "no memorando recebido pelo funcionário, em que consta a advertência, ao seu final,pode constar que a ocorrência do mesmo ato por uma próxima vez, gerará aplicação de suspensão por 02 dias"?? alertas de reincidência,

Respostas

14

• Juliana Ferreira

Mas no meu caso, fiquei na duvida.
    Eu trabalho em um Call Center, confesso que tenho faltado injustificado muito ao trabalho desde o comeco do ano, a 1ª vez que faltei eles me deram uma advertencia escrita, outra vez que faltei eles me deram uma suspensao de 1 dia e agora esses dias faltei de novo e me deram uma suspensao de 2 dia. a Minha duvida é o seguinte: Desde o dia 22/04, quando eu nao estava indo trabalhar, eles bloquearam minha matricula por fraude (nao estava indo ao servico por 1 semana e nao tem como acessar o Sistema de outro lugar), apartir desta data tenho que ir para a empresa so para meu supervisor me ver, pois nao posso me "logar", e fico assistindo TV ate dar meu horario. Eles podem me dar 2 suspensoes somente com 1 advertencia escrita, estou gravida de 3 meses e eles so tem como comprovar que eu nao fui trabalhar pois assinei a advertencia. Eles podem me mandar embora por justa causa?

• Adriana Mattos

Eu tenho uma empregada domestica que faltou mais de uma semana. Faltou num sábado e não me avisou, na segunda não veio novamente e na terça como era dia 2/12 e ela precisava receber veio, passando mal, para receber e foi embora. Apresentou um prontuário de emergência, possui pressão alta. Depois disso continuou faltando sem me dar nenhuma satisfação, eu que liguei ontem e não consegui contato com ela, mas consegui deixar recado com sua filha pra ela me ligar. Hoje é dia 09/12, então me ligou dizendo que virá ao trabalho. Não sei se ela vai apresentar atestado, posso dar uma advertência pra ela por não me comunicar que vai faltar?

• jose tomaz da silva - sbc / sp

Cara Adriana....

Se ela está doente, ela deve procurar o INSS, pois para a doméstica, não há que se falar que os primeiros 15 dias devem ser pagos pela patroa. É o INSS quem assume todo o afastamento, desde o primeiro dia.

O fato de estar doente, apesar de ser uma atenuante, não autoriza a falta de contato com a empregadora, o que pode ser feito, mediante simples telefonema, de forma que, entendo que a Sra. pode sim, advertí-la, de que este comportamento, não é correto.

Abraços

J. tomaz

• Wallace Lindenbergh

OLÁ.
    EU GOSTARIA DE OBTER RESPOSTA DE DUAS PERGUNTAS:
    EU TRABALHO NUMA ( LOJA DE SOM E ACESSÓRIOS AUTOMOTIVO ), E OS PATRÕES ALEGAM QUE SE HOUVEREM FALTAS SEM JUSTIFICATIVA POR ESCRITO QUE RETORNANDO AO TRABALHO, RECEBERÁ UMA SUSPENSÃO DE DOIS DIAS!

MINHA SEGUNDA PERGUNTA É:
    RECEBO EM MINHA CARTEIRA DE TRABALHO O VALOR DE 500,00 REAIS, NO ENTANTO EM MÃOS, ME PAGAM 900,00 REAIS, SEGUNDO ELES É UM INSENTIVO AO FUNCIONÁRIO E PRÊMIO PARA NÃO FALTAR.
    PORÉM
    A CADA FALTA, É DESCONTADO DESTE ( PRÊMIO ) VALOR DE 50,00 REAIS E MAIS O DIA DA CARTEIRA, O TRANSPORTE E ( REPITO ) A SUSPENSÃO DE DOIS DIAS.

EU USO QUATRO TRANSPORTES DIARIAMENTE ( IDA E VOLTA ) E A EMPRESA, DIZ QUE SÓ DÃO UMA PASSAGEM ( IDA E VOLTA ).
    GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE SER FEITO, MESMO QUE ALMENTE O VALOR DE MEUS DESCONTOS ( TRANSPORTE )

OU SERÁ UMA HIERARQUIA ?

• diana costa nascimento

olá,td bem.eu me chamo diana sou funcionaria de uma loja de departamento há 4 anos,já tem 1 ano eu querendo sair já conversei com o gerente .mas a questao é q tenho folgas de outubro de 2008 [domingos e feriados trabalhados] toda vez q pesso uma folga nunca podem de dar.entao resolvi tirar por conta propria.mas nunca abonam descontam do meu salario.desde janeiro resolvir faltar 1vez no mes só q agora no inicio de março faltei 3dias consecutivos,posso tomar uma justa causa por isso!obrigado, aguardo resposta.

• iris fernandes

estougravida de 19 semanas...na semana retrasada eu fiquei de atestado,mas devido minha situação não pude levar meu atestado ao trabalho,tentei ligar para a loja mas ninguém atendia o telefone,quando voltei levei o atestado,mas o ponto havia fechado a alguns dias antes e meu gerente disse que não pudia aceitar meu atestado pq a empresa só aceita com um prazo de 24 hrs o atestado,eu expliquei a ele que sempre levei o atestado quando terminava e meu outro gerente lançava mesmo se o ponto estivesse fechado,pois tem como entrar no sistema e abrir....ele não aceitou meu atestado e me deixou com falta e queria me dar uma advertência por falta!Eu disse que não assinaria por falta,até assinaria se fosse por não entregar o atestado no prazo...até hj não assinei a advertência,mas fiquei com as faltas,ele pode fazer isso???podendo entrar no ponto e não entrar,eu senti que ele fez isso pra me prejudicar pq foi descontado esses dias do meu salário,e ele pode me dar uma advertência po FALTAS neste caso????
    o que posso fazer para recorrer????

• iris fernandes

Trabalho numa empresa que paga por hora...ganho 2,85 reais por hra pq sou promovida....pego 140 reais de adiantamento e mais ou menos (dependendo do mes) 220 reais de pagamento....quem não é promovido ganha 2,00 reais por hora...ganha 100 reais de adiantamento e mais ou menos 190 reais de pagamento...
    a empresa pode fazer isso???pq se juntar o adiantamento mais o pagamento não dá um salário mínimo!!!os gerentes dizem que o pagamento tá certos pq além de sermos horistas tem os descontos de inss...essas coisas...mas o certo do pagamento de todo trabalhador não é ser o salário mínimo fora os descontos????

agradeço desde já pela ajuda!

• jose tomaz da silva - sbc / sp

Cara Iris.....

O salário mínimo é a base de calculo, e sobre ele, a empresa desconta o INSS, contribuição sindical, os vales, ou outros descontos, desde que autorizados por voce, e que a lei pemita.

Assim, o valor líquido do seu recibo de pagamento, nunca vai ser igual ao salário mínimo, entendeu?

Abraços

J. Tomaz

• nesssa

Meu sogro tem um restaurante e por abuso de funcionários e quer suspender o adiantamento, chamado mais por vale. Gostaria de saber se ele pode fazer isso?
    Obrigada!