como obter escritura de imóvel depois que o dono faleceu

Vander Neilan Moraes Vaz perguntou Quinta, 19 de julho de 2007, 13h20min

meu pai faleceu em 2005, os documentos que ele tinha de dois imóveis (casas) sumiram, ele não deixou testamento, existe apenas contratos de aluguel assinados por ele, além de conta de luz, e testemunhas de que as casas eram dele mesmo, aí eu pergunto: como eu e mais seis irmãos herdeiros legítimos podemos fazer para conseguir os documentos dos imóveis de novo, tem que pedir no nome do falecido, de um dos herdeiros, da esposa, de quem? é preciso uma ação juducial ou a tabeliã pode resolver a questão? obrigado pra quem me ajudar a elucidar essa questão. neilanmoraes@bol.com.br

Respostas

95

• Adv. Antonio Gomes

Primeiro vc deve procurar o cartório de registro de imóvel do local e requerer uma Certidão de Ônus reais. Estando os imóveis registrado no nome dele, na própria certidão aponta os cartórios onde ele lavrou a escritura de compra e venda, ai é so se deslocar aos referidos cartórios e solicitar cópias das escrituras. Não estado os imóveis no nome do seu pai, retorne ao fórum explicado o resuldado que lhe informarei outros passos para solucionar o caso.

Adv. Antonio Gomes.

• Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br

Na verdade tem que obter Certidão de Propriedade - no local dos imóveis -, já basta para o arrolamento que pode, inclusive, ser efetivado em cartório por escritúra pública caso sejam todos maiores e capazes.

• Vander Neilan Moraes Vaz

obrigado, antônio, [...] como posso fazer esse pedido de certidão de ônus reais, é que eu moro no meio da amazônia, e só temos juiz, promotor ou defensor umas duas vezes por ano, advogado aqui é coisa de luxo, me ajude e me ensine como obter essa certidão e consequentemente os documentos da casa do meu pai. obrigado.

• Adv. Antonio Gomes

Caro colega, você não precisa de juiiz nem de advogado para resolver, nem muito menos de modelo de requerimento. Você deve procurar o cartório de Registro de Imóveis do local dos onde estão situados os imóveis, e de posse do endereço dos referidos imóveis, solicitar VERBALMENTE ao escrevente do citado cartório a Cerdidão de õnus Reais dos Imóveis.

Com as respectivas certidões em mãos você observará que nela está consta onde foram lavradas as escrituras de compra e venda e o nome do proprietário. Com esse dados você se dirige aos respectivos cartorios e solicita VERBALMENTE cópias das referidas escrituras.

Havendo necessidade volte a nos informar, que estamos aquir para lhe servir.

• Administração do Fórum

Vander Neilan Moraes Vaz
    maraã/AM
    03/08/2007

como venho descrevendo há dias neste fórum, estou enfrentando uma situação muito chata na minha vida, meu pai faleceu, vivia com uma mulher, ele construiu uma casa como parte dela nos bens em comum, quando ele faleceu ela quis ficar com a casa, não me opus, ela me disse que daria o dinheiro em 25/01/07 já estamos em agosto e nada, ela pôs o filho dela para morar na casa, não concordei, pedi pra ele pagar aluguel, o sujeito é vereador, não me paga aluguel e pior, alugou uma parte da casa, eu preciso urgentemente tirar esse sujeito de dentro da casa do meu pai, se eu pedir o inventário, ou uma reintegração de posse, cumulada com cobrança de alugueres, com pedido de liminar, ou se eu der queixa na polícia resolve? como eu faço pra recuperar o imóvel do meu pai o mais rápido possível? alguém me ajude por favor.
    mandem respostas também para: neilanmoraes@bol.com.br

- - - - - - - - - - -

[...]
    somos 7 herdeiros e vimos de uma hora para outra nossos direitos serem massacrados por este indivíduo que só sabe prometer e mentir, já esperei de mais, me ajudem por favor. gostaria que me dessem também as leis em que eu poderia me basear para fazer essa ação.

• Administração do Fórum

Adv. Antonio Gomes
    Rio de Janeiro/RJ
    03/08/2007

Já me reportei alhueres sobre este fato. Sr. Vander, agora o que tem a fazer é constituir um advogado, sobre o seu direito a respeito deste fato já lhe foi informado.
    Não existe ação de reintegração de posse c/c cobrança de alugueres. Se vocês não podem contratar um advogado procure a defensoria pública.

Boa sorte.

• João Carlos Alexandre dos Santos

Complementando o que o Dr. Antonio alegou, se em sua cidade que se situa no Amazonas procure aí se houver a representação da OAB, ou então se dirija a capital Manaus, e procure auxilio na Secional da OAB amazonense ou na Defensoria Pública.

Boa sorte.

• Léo Lopes

bom dia sei q esse topico faz muito tempo mas se encaixa certo com o que eu estou tentando conseguir... bom a historia é que meu pai faleceu a pouco tb e deixou alguns imóveis e estamos tentando legaliza-los todos eles tem somente contratos particulares de compra " nada de escritura " porem os donos ainda estao vivos ja entrei em contatos com todos.
    pelo primeiro passo ja passei retirei a certidao de onus real de todos e localizei os antigos proprietarios donos das atuais escrituras.
    qual o proximo passo

• roseane jesus souza

O meu pai faleceu em 2004, e não foi aberto o invetário ,pois os outros filhos não aceitam , a miha mãe por ser herdeira de 50% da herança, ela poderia fazer a doação para mim, já que não foi aberto o invetário? Após a doação eu poderia fazer a escritura em meu nome pois a escritura estar em nome de meu pai e eu moro a mais de 20 anos nesse imóvel que ele me deu de boca ,mais todos os outros irmãos também tiveram os seus imóveis dado por ele.Como eu poderia fazer isso?rjscampos@bol.com.br

• Maria Sampaio

Meu pai faleceu, e deixou um imóvel. Ocorre, que só tem o contrato de compra e venda do imóvel, não foi realizada a escritura quando comprou o imóvel . Esclareço que o proprietário do imóvel , aquele que vendeu para o meu pai, também morreu, apenas a mulher dele e os filhos estão vivos . Como é que minha mãe , meus irmãos e eu podemos fazer para registrar esse imóvel no nome da minha mãe , meu,e dos meus irmãos?