Respostas

69

• eldo luis andrade

Consiga carteira de trabalho e previdencia social em qualquer posto da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) local. Anote nesta a data de contratação e identificação da empregada com nome e outros dados e o salário a ser pago. Posteriormente você anotará na carteira férias, mudanças de salário e saída do emprego. E vá depois numa agencia do INSS para conseguir o NIT para a empregada. As contribuições previdenciárias deverão ser feitas neste NIT.

• eldo luis andrade

Valor do NIT? O NIT é o número de identificação da previdencia social fornecido pelas agencias do INSS. As contribuições devem ser feitas neste identificador. O NIT é fornecido para segurados contribuintes individuais, facultativos e empregados domésticos. Para segurados empregados é usado o PIS e o PASEP. Creio que até pelo fone 135 da previdencia você consegue fazer a inscrição e obter o NIT. Basta ter dados identificadores da pessoa como CPF, nome, nome da mãe, data de nascimento. O programa de computador do INSS recebendo estes dados atribui o NIT para aquela pessoa.
    Quanto a pagamento das contribuições no prazo para pessoas com NIT (contribuinte individual, facultativo e empregado doméstico) é até dia 15 do mes seguinte ao que é devida a contribuição do mes anterior. Ex: contribuição de 6/2007, deve ser paga até 15/7/2007. Se o dia 15 cair em sábado, domingo ou feriado, pode-se pagar no prazo sem juros e multa até o dia útil posterior.
    No caso de segurado empregado e avulso a contribuição era até dia 2 do mes seguinte ou o dia útil imediatamente posterior se sábado, domingo ou feriado. Recentemente, acho que a partir de janeiro de 2007 passou a ser até dia 10 do mes seguinte.

• melinha

Dr., estou encantada com os seus conhecimentos.
    Entretanto, as minhas dúvidas são ainda maiores. Já que será pago o salario minimo, gostaria de saber o quanto terei de encargos com a previdência (% ),e como efetuarei este pagamento (se em depósito bancário, guia do inss ...)

• eldo luis andrade

Para 1 salário mínimo a contribuição é de 19,65% sobre o valor, sendo 12% do empregador doméstico e 7,65% do empregado doméstico.
    O pagamento deve ser em GPS da previdencia social com código de pagamento 1600, específico para empregado doméstico.
    Você tem como gerar a guia da previdencia social (GPS) em serviços no site www.previdencia.gov.br. Desde que tenha o NIT do trabalhador cadastrado no INSS. Imprima-a e vá em qualquer caixa eletronico (pelo menos no Banco do Brasil do qual sou correntista existe este serviço) e procure em pagamentos e digite a guia tal como você a gerou. Em cerca de uma semana se não me engano a guia é recepcionada no conta corrente da previdencia no NIT do trabalhador. Por via das dúvidas guarde o comprovante bancário. Às vezes ocorre falha na recepção da previdencia. Raras, mas acontecem. Se você achar conveniente com a guia gerada dirija-se ao caixa bancário e ele a autenticará. Para acompanhar a recepção pela previdencia dos pagamentos no NIT você deve se dirigir a uma agencia da previdencia para solicitar senha de acesso para consulta a recolhimentos no NIT. Fazendo a consulta e notando falta de recolhimentos após um tempo razoável (creio que depois de mais de trinta dias não entra no banco de dados da previdencia o recolhimento) você pode comprovando o recolhimento solicitar inclusão da GPS no NIT na agencia do INSS.

• Samir Renan Ribeiro Coelho

Sr. Eldo Luis Andrade, como consigo o numero do NIT na Internet, pois procurei no site da prvidencia e não localizei, e tirando uma duvida o recolhimnto hoje é de 20% sendo 8% do empregado e 12% do empregador?

• Marcia Andrea

A carteira da minha empregada é de 1990 como posso registrar ela se na carteira consta 1990 e estamos em 2008 , e como eu registro ? com meu nome de empregadora e meu endereço e que função que eu ponho na carteira dela ? e quanto em quanto tempo tenho que atualizar o salario ?

• J R OLIVEIRA

Marcia

1 - Se sua empregada não tem o NIT (numero de identificação do trabalhor na previdencia) desde 1990. Então a solução é registrar a partir do registro na previdencia social. (pois a previdencia só reconhece o recolhimento a partir do registro do NIT). Então, por exemplo de agora até 1990, ela perdeu esse tempo de serviço.

2 - Registre a carteira de trabalho dela com seus dados e seu endereço. na função de "Doméstica", e o salário é atualizado toda vez que o governo aumentar o "salário mínimo".

3 - E o recolhimento do INSS é feito com o número do NIT.

Um abraço.

• Marcia Andrea

Você não entendeu minha pergunta !!!
    Posso registrar a minha empregada com uma carteira que é de 1990 ?
    Sendo que estamos em 2008 e na carteira consta 1990 !!!
    Exemplo :data de admissão (dia)de(mês)19(ano da decada de 1900)
    o numero 19 significa 1900 e alguma coisa !!! Mas se estamos em 2008 como poderei registrar a data de admissão no ano de 2008 sendo que ela não quer tirar uma carteira nova !!!!!!!!!

• Isabella conceição

Por favor, gostaria de saber se uma empregada doméstica que entrou no trablaho no dia 11, pode receber o salário no dia 11 do mÊs posterior. Caso negativo, gostaria de sdbaer como devo proceder, uma vez que o pagamento até o 5º dia útil não abranderá um mês.
    Muito grata.

P.S Marcia, não há problemas em registrar numa carteira com 19..., você ´pode riscar e escrever 2008.