Por favor, gostaria de auxilio no seguinte, se em um processo de inventário, tem apenas um imóvel e um veículo de baixo valor. como proceder para pedir a venda deste veículo na inicial é possível? Os herdeiros tem baixa condição financeira e a viúva não tem renda alguma e precisa do dinheiro da venda, como proceder e com base ou fundamento que se deve alegar. 2) na distribuição de quota parte, deverá ser inserido este valor do carro? Como?

agradeço imensamente a ajuda.

Respostas

8

  • 0
    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Segunda, 23 de julho de 2007, 10h59min

    Como meu amigo Jaime está em férias, tentarei responder:

    Peça alvará, no próprio processo de inventário, autorizando a venda do veículo.

    Se houver menor no processo a sua parte deve ser depositada em Juízo.

    Simples e rápido.

  • 0
    L

    Lorea Segunda, 23 de julho de 2007, 11h38min

    CAro Vanderley, agradeço a sua presteza e peço desculpas por minha ignorância, sou estudante e ´faço estágio em um escritório em que temos que fazer praticamente tudo, por isso às vezes recorro a este importante recurso que é o forum. Por isso, se não for explorar me diga:
    a) a inicial ainda está sendo feita, é possível fazer este pedido na inicial, como?
    b) No valor do monte mor, deverá ser atribuido o valor de mercado do carro a fim de fazer a divisão da quota parte ou isso não é necessário? Se não, posso apenas atribuir o valor da quota parte apenas referente ao imóvel?
    c) Novamente pergunto, deve haver um embasamento específico para solicitar a venda? OU justifica-se por qual motivo?
    d) A venda do ´carro dará-se um valor, este deve ser partilhado entre os herdeiros (50% a meeira e o restante dividido entre os herdeiros)? E isso deve ser levado aos autos após a venda?
    Desde já agradeço sua imensa colaboração e presteza tão imediata

  • 0
    Jus.com.br

    Jus.com.br Sábado, 28 de julho de 2007, 16h31min

    Vanderley Muniz - advogado
    Americana/SP