Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??

Respostas

    I

    Isabel Cristina S V Boas Domingo, 30 de setembro de 2007, 12h21min

    Débora
    Boa Tarde

    Tem que procurar uma solução.Ministerio Publico Federal,Justiça Federal,ou advogado.A CEF não conversa ela dita as ordens tem que ser como ela quer.
    Procure orientação urgente,

    Abraços
    [email protected]

    A

    Alessandra Ribeiro Martins Quinta, 08 de novembro de 2007, 8h38min

    Tb estou na mesma situação da Débora, enviei uma carta para o MEC já que a CAixa diz que é só uma intermediaria... que quem dita as regras é a lei então a Caixa nada pode faer senão cumprir a lei...
    Absurdo!!!

    C

    Cilena Jacinto de Araújo Terça, 13 de novembro de 2007, 5h21min

    Oi pessoal. Também me encontro nessa situação. Já entrei com ação de consignação e revisão de contrato na Justiça Federal de Santos, mas sinto em dizer que esta muito difícil conseguir algo. Estou providenciando o recurso de Apelação, pois o Juiz da 1ª Vara Federal , considera correto o que o Governo vem cobrando.
    Encontrei um fórum ( abaixo-assinado ao Fies) que sinceramente achei muito interessante. Vamos juntos providenciar esse documento e conseguir quantas assinaturas for possível.
    Entrem no fórum deixem seus e-mails para que a criadora da idéia entre em contato conosco.
    Vamos atrás dos nossos direitos !!

    A

    AGNALDO CAZARI Terça, 13 de novembro de 2007, 12h31min

    Caros Colegas Desesperados do FIES,

    Também fui um beneficiário (se é que se pode chamar assim) do FIES e, em determinado momento deixei de pagar as parcelas por problemas financeiros. Tempos atrás fui notificado da Execução que a Caixa Federal havia intentado. Eu e o colega que me assiste nesta demanda entramos com embargos contra os valores cobrados, uma vez que meu contrato foi firmado de pois da lei que proibia a cobrança de juros sobre juros. Ganhamos e estou aguardando a manifestação da Caixa.
    Desta forma, provavelmente o valor será bem menor do cobrado na inicial executória e poderei propor novas condições de pagamento, como o parcelamento.

    Os ex-alunos que foram beneficiados pelo antigo CREDUC, tiveram anistia em seus débitos de até 90 %. Esperei que isso fosse acontecer com o FIES , mas me enganei. Todavia, negociar com a Caixa só via judicial.

    Abraços.

    M

    marcia vieira goulart Sexta, 16 de novembro de 2007, 8h07min

    Caro Agnaldo poderia me passar mais informações sobre essa lei que proibe a cobrança de juros sobre juros, para verificar se a data do meu contrato também foi anterior.
    Obrigada
    Marcia

    [email protected]

    A

    AGNALDO CAZARI Sábado, 17 de novembro de 2007, 8h32min

    Cara Colega Márcia,

    A Medida Provisória n.º 1963/17 - de Março de 2000, estatuiu sobre a chamada Lei de Usura n.º 4595/64, autorizando, apartir de então (2000) a cobrança de juros compostos.
    Como o meu comtrato se iniciou antes da Medida Provisória, havia então possibilidade de argumentar a não cobrança dos juros abusivos.

    É isso.

    Abraços.

    D

    Dr. Anderson Magalhães Lopes Quinta, 22 de novembro de 2007, 16h47min

    Ola Jaqueline, tudo bem?
    O contrato de FIES é um financiamento da CEF que vem causando grandes preocupações aqueles que o aderem, é uma verdadeira barbária o que está acontecendo com aqueles que nao podem prover seus estudos.
    Aqui no DF, como advogado, tenho lutado contra as praticas abusivas da CEF, para tanto é necessário que se promova duas ações em especial, uma revisional e outra de consignação.
    Pelas minhas experiências os juízes têm-se dignado dando provimento em pedidos basilares, como: retirada da capitalização de juros de 9% para 6%, retirada da tabela francesa "price", antecipação de tutela para que se retire o nome do estudante e de seus fiadores, até mesmo repetição do indébito, entre outros provimentos. Veja o Acórdão do TRF, 4º Turma. Qualquer dúvida vc pode me encontrar no meu e-mail, [email protected]

    D

    Dr. Anderson Magalhães Lopes Sexta, 30 de novembro de 2007, 12h02min

    Ola para todos da lista de discussões!! Sou advogado e tenho algumas causas do FIES, os juízes tem dado provimento a maioria dos pedidos!!!

    Estou demandando contra a CEF em todo o país, tenho um perito judicial que tem achado vários abusos nos contratos do FIES que podem abaixar de 10% a 70%, mas a incidência de 9% para 6% foi modificado pela lei, isto é certo, pois a capitalização por si só já é indevida, ainda, mas, se a lei obriga a aplicação de uma taxa a menor.

    Os interessados podem ligar no (61) 8414-0426

    M

    Marcelo Valois Quarta, 09 de janeiro de 2008, 17h06min

    Olá pessoal. Sou fiador em um contrato de Fies e hoje estou sendo cobrado judicialmente pela CEF. Fiz proposta formal de parcelamento do débito, sem mesmo questionar os cálculos apresentados pela CEF, tudo no intuito de resolver o problema que já alcança uma cifra de aproximados 30 mil reais, mas a referida instituição finaceira simplesmente me disse que por falta de previsão legal não poderioa renegociar o débito e que eu teria que pagá-lo integralmente, tendo em vista o processo de execução em curso.
    Eeeeta "país-zinho" esse Brasil. O governo parcela a perder de vista débitos de tudo que é gente e para os estudantes... FERRO!!!!!!
    Pesquisei feito louco e encontrei um único julgado do TRF 1.ª Região (vanguarda, novidade mesmo) que obriga a CEF a aplicar aos contratos do Fies as mesmas regras de renegociação do CREDUC, ou seja, 80% de abatimento do débito dos inadimplentes e 90% para os adimplentes. Fui a Brasília somente para tirar cópia deste processo raro.
    Estou preparando a ação para o mais ráoido possível ajuizar. Caso alguém queira maiores informações meu e-mail é [email protected].
    Esta tese pode ser, ainda, trabalhada conjuntamente com a revisional do contrato buscando uma redução do saldo devedor.

    S

    Sabrina Barreto Segunda, 14 de janeiro de 2008, 11h24min

    Conversei com um promotor publico e ele me disse q não há mto q se fazer!!!
    Assim q mover um acao contra a CEF é preciso fazer um deposito judicial de um valor q vc acha justo (o q está pedindo na acao) e continuar a depositar um tanto mensal, até a resposta da ação, q pode demorar muuuuuuuuiiito.
    Além disso, solicitar uma liminar para exclusao dos nomes (estudante e fiadores) dos cadastros de SPC e serasa...
    Mas td isso com um advogado particular, pelos valores envolvidos serem mto altos!!!
    Não sei como agir! Estou de maos atadas, pois nao tenho o valor para depósito inicial!!!
    Por favor, me digam como agiram....

    M

    marcio rosa_1 Quinta, 17 de janeiro de 2008, 4h32min

    bom dia a todos, está correta a afirmação do promotor citada acima, sendo necessária a consignação do valor que entende correto, porém, isso significa pagar a parcela justa, que é muito inferior ao cobrado, já quanto aos honorários advocatícios, vai depender de seu advogado, que é imprescindível.
    se alguem se interessar por maiiores esclarecimentos, sendo da região de Barueri, entrem em contato por e-mail- [email protected].

    M

    Marjorie Quinta, 31 de janeiro de 2008, 6h18min

    Todos estamos na mesma situação assim quem puder disponibilizar algum pleito e acódão que obteve existo , desde já agradeço
    Abs Marjorie
    e mail [email protected]

    A

    André_1 Sexta, 01 de fevereiro de 2008, 7h00min

    Olá

    Estou no mesmo barco, dever fies é uma preocupação constante na minha vida desde que me formei. Se alguém puder nos orientar direito talves possamos mover uma ação conjunta.

    [email protected]

    R

    RAYLON SOUSA E SILVA Sábado, 02 de fevereiro de 2008, 11h26min

    NESTE MOMENTO QUERO LHES PEDIR UM MOMENTO DE SUA ATENÇÃO!!!

    SÃO VÁRIAS EXPRESSÕES QUE PODEMOS ENCONTRAR PARA QUEM ADERIU O FIES: ENDIVIDADO, FERRADO, ENFORCADO, INADIMPLENTE, E ETC.

    PONHAM A PARTIR DE HOJE EM SUAS MENTES QUE O FIES UMA HORA VAI CAIR, NÃO SEI SE AMANHÃ, SE DAQUI UM ANO OU MAIS, MAS TENHAM A CERTEZA QUE ELE VAI CAIR!!!
    POIS NÃO IMPORTA SE A CAIXA OU QUALQUER OUTRO ÓRGÃO OU PESSOA JURÍDICA NÃO NOS DÁ ESPERANÇA OU UM DIRECIONAMENTO POSITIVO A ESTA CAUSA, NÓS SEREMOS VITORIOSOS E TEREMOS ÊXITO, TENDO EU A CERTEZA QUE UMA LINHA FACILMENTE É ARREBENTADA, MAS NÃO UMA CORDA OU CORRENTE GROSSA E FORTE COMO É ESTA QUE ESTA SE FORMANDO, ESTUDANTE VS FIES, PORTANTO VOS DIGO QUE GANHAREMOS ESTA GUERRA CRUEL E INJUSTA.
    SE CONTINUARMOS NOS UNINDO PARA PROCURAR UMA SAÍDA E UM RESULTADO SATISFATÓRIO, A CORDA NÃO VAI ARREBENTAR DO NOSSO LADO. E UMA HORA A JUSTIÇA VAI OUVIR O NOSSO CLAMOR.

    POR FAVOR LHES PEÇO UMA ÚNICA COISA:

    NÃO DESISTAM DE TENTAR!!!

    E

    ERIK RICARDO TEIXEIRA NUNES Sexta, 08 de fevereiro de 2008, 5h01min

    Bom dia.

    Vejo que estamos todos no mesmo barco. Cada um com um problema especifico dentro do grande problema que é o FIES.

    O meu caso é o seguinte. Iniciei a faculdade em 2000, e também o FIES. Porem, devido ao auto custo de meu curso, nunca foi possível freqüentar o maximo de disciplinas por semestre.
    Em 2005 encerrou o prazo do FIES, e com isso, não usei todo o valor do financiamento, e não conclui minha faculdade. Que esta trancada até hoje, por motivos financeiros.

    O fato é que tentei renegociar a divida aumentar o prazo do financiamento, prorrogar a divida... Tudo o que podia ser feito. Mas, como a maioria, não obtive êxito.
    No meu caso existe uma passagem no contrato que informa que a cobrança só terá inicio no momento em que o aluno concluir o curso em questão. Isto pode abrir uma “janela” para alguns.

    Caso alguém tenha mais informações, ou queira ajudar a os amigos deste fórum, vamos nos unir.

    Abraços, e boa sorte a todos.

    Erik Nunes
    Porto Alegre/RS
    [email protected]

    M

    Márcia Ferreira Pereira Sábado, 09 de fevereiro de 2008, 9h16min

    Oi Boa Tarde!
    Estou desesperada, estou no mesmo barco que todos vcs.
    Toda as vezes que me lembro que no momento de desespero sem conseguir pagar a faculdade, parece que o fies é a melhor saida, depois percebemos que estamos numa forca e sem saida.
    Não sei o que fazer.

    Abraços
    Márcia
    Salvador/BA
    [email protected]

    G

    Gustavo_1 Quarta, 13 de fevereiro de 2008, 13h09min

    Estou nesse mesmo problema de pagar os 9% de juros do FIES e, ainda, não consegui alguma informação sobre a existência ou não de uma ação pública civil revisional para o caso. Alguém poderia me informar em que “status” se encontra isso? Alguma notícia de processos com deferimento?

    Por favor, qquer novidade me escrevam [email protected]

    abc

    Gustavo

    J

    JULIANE ALVES Sexta, 15 de fevereiro de 2008, 3h45min

    Olá pessoas!!
    Até agora tb não obtive êxito qto a quitação de dívida do FIES.
    Acredito que não há outra saída senão o ajuizamento da ação revisional.
    Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de alguma decisão favorável.
    Tenho pesquisado em diversos sites, encontrei uma ACP qto aos fiadores, inclusão dos nomes em órgãos de proteção ao crédito, dentre outros, mas não consigo saber se houve julgamento ou não.
    Peço que se alguém tiver conhecimento do fato ou já tiver ajuizado ação contra a CEF, entrasse em contato.
    Sabemos que qto + pessoas trouxermos para essa briga, nossa chance de resolução do caso aumenta!!!
    O que não podemos é cruzar os braços e nos acomodar!
    Aguardo resposta !!!
    Abraços a todos