J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 30 de julho de 2007, 14h00min

    Cada 52 min e 30 s equivalem a 1 h.
    Isso significa um acréscimo de 20% na hora trabalhada e a jornada de 8 h fica reduzida a 7 h.
    O que passar de 7 h vira hora extra.

    G

    Gilberto Segunda, 30 de julho de 2007, 17h17min

    1) Salário : 220 x 20% = 1 hora noturna

    2) Usar esse cálculo para as horas laboradas entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia subseqüente

    3) Respeitar o critério informado pelo amigo João Celso acima.

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Terça, 31 de julho de 2007, 13h17min

    Apenas para complementar....

    Não esquecer de verifica a Convenção Coletiva da Categoria, pois existem vários Sindicatos, que conquistaram outros percentuais para o Adicional Noturno.

    Abraços

    J. Tomaz

    B

    Bianca Brito da Silva Quinta, 23 de abril de 2009, 17h55min

    O Adicional noturno é calculado da seguinte forma:

    Sálario base /22020% multiplicado pela hora trabalhada que é de 22:00 as 5:00 da manhã

    por exemplo uma pessoa que ganha 600,00 é so dividir por 220= 2,72
    20%=0,54*a cada hora de adicioonal o valor é 0,54 suponhamos que vc faça 100h no mês receberá de adicional 54,00

    S

    Sergio A. Fernandes Quarta, 20 de maio de 2009, 14h13min

    Srs.,
    Segundo o Cadterc o valôr do adicional noturno para um posto de vigilante 12 horas diárias noturno de segunda a domingo, escala 12x36 é de R$ 300,44 (213,08hs)
    No meu cálculo o valôr é de R$ 162,06 para as 213,08hs.
    Qual é o calculo correto?
    No aguardo, Cordialmente,

    Sergio

    P

    pedro malta Sexta, 22 de janeiro de 2010, 11h46min

    trabalho na escala 12 x 24, como é calculado o adicional noturno e repouso remunerado?
    obs: horário, das 19hs. as 7.00hs.

    D

    DENILSON FONSECA Domingo, 06 de março de 2011, 20h08min

    Boa noite,
    Estou elaborando planilha de custos para contratação de serviços de limpeza e portaria.

    Estamos prevendo o adicional noturno para 10 horas mensais por funcionário a serem trabalhadas em horário de 22h às 24h.

    Nossa dúvida é como devemos cotar o adicional noturno na planilha, relativo às 10 horas (planilha é feita para cada funcionário).

    Exemplo: valor hora do salário de Servente: R$ 537,20/220 horas: R$ 2,44

    R$ 2,44 x 1,1428 x 20% = R$ 3,35 (x 10 horas mensais) = R$ 33,50

    fator de conversão da hora normal para a hora noturna

    Devemos cotar na planilha:

    Salário: R$ 537,20

    Adicional Noturno: R$ 33,50

    total: R$ 570,70

    ou

    Salário: R$ 537,20

    Adicional Noturno: R$ 9,10 (R$ 33,50 - R$ 24,40)

    total: R$ 546,30

    Obrigado pela atenção.

    Denilson Fonseca

    M

    mendes1177 Sábado, 12 de março de 2011, 11h14min

    Trabalhei entre 2004 e 2009 sem receber o adicional noturno e em 2010 quando começaram a pagar fui transferido para função de porteiro da escola, será que tenho direito de receber se entrar na justiça esses 5 anos?

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Sábado, 12 de março de 2011, 11h17min

    Mendes

    Poderá ingressar com reclamação trabalhista até dois anos do desligamento e terá direito ao adicional relativo aos últimos cinco anos do ajuizamento da ação.

    W

    walexsa Domingo, 13 de março de 2011, 12h42min

    bom eu trabalho 4x da semana por 1 hora
    que terça, quarta e quinta feira trabalho das 21:30 ate 22:30
    e no sabado das 18:00 as 19:00

    eu recebo por hora no valor de 12 reais gostaria de saber como calcular meu adicional nortuno pois tem meses que vem valor bem baixo e outro um pouco alto. alguem poderia calcular pra mim agradeço desde ja.

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Domingo, 13 de março de 2011, 18h05min

    Walexsa

    A hora noturna, nas atividades urbanas, é contada para o trabalho realizado entre as 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte, e é calculada à base de 52 min e 30s.

    "que terça, quarta e quinta feira trabalho das 21:30 ate 22:30."
    Nesses dias somente meia hora seria contada como noturna. Como sete horas, no horário noturno, correspondem a oito, a meia hora equivaleria a trinta e quatro minutos e vinte e oito segundos, ou seja, continuaria valendo meia hora por dia.

    "(...) e no sabado das 18:00 as 19:00"
    Como aos sábados trabalha apenas até as 19:00 horas, não tem direito ao adicional.

    A hora noturna, nas atividades urbanas, deve ser paga com o acréscimo de no mínimo 20% sobre o valor da hora diurna, salvo estipulação mais favorável ao empregado, pelo sindicato da classe.

    M

    mendes1177 Segunda, 14 de março de 2011, 21h17min

    obrigado maria da gloria, agora será que corro algum risco de ser demitido se entrar com esta ação na justiça?

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Terça, 15 de março de 2011, 8h53min

    Mendes

    Eles não poderão demiti-lo por justa causa por esse motivo.
    Sem justa causa poderão dispensá-lo a qualquer tempo, não importando se você entrará com a ação ou não.
    De todo modo, poderá ajuizar eventual reclamação, pleiteando os direitos relativos aos últimos cinco anos, até dois anos do desligamento da empresa (se propuser a ação no limite temporal, poderá reclamar apenas os últimos três anos).

    M

    mendes1177 Quinta, 17 de março de 2011, 10h54min

    Não entendí bem, estou trabalhando ainda, posso entrar com ação sem correr risco de demissão, posso entra com a ação agora?

    M

    mendes1177 Segunda, 21 de março de 2011, 19h53min

    Já entrei com a ação, seja o que Deus quiser.

    M

    mendes1177 Segunda, 21 de março de 2011, 19h55min

    Já entrei com a ação, seja o que Deus quiser.

    P

    phillip Terça, 22 de março de 2011, 13h13min

    Olá, minha esposa trabalho no seguinte horario, das 17:00 às 01:30 e pelo que entendi nesse caso só devo calcular o que for trabalho entre 22:00 e 01:30. Daí aí tudo bem o que eu não sei agora é qual será o fator de divisão, nos exemplos acima foi o valor 220. Devo usar esse mesmo valor ? Outra dúvida é o seguinte o que for trabalhado no horario que é considerado noturno tem a redução de 20% do tempo trabalho, então para cada 52m30s deve ser considerado equivalente a 1h, pelo meus cálculos então minha esposa só deveria trabalha até as 01:05, aproximadamente, e o que for depois dessa hora até às 01:30 deve ser considerado como hora extra. Se isso for realmente assim então além dela receber o valor do adicional noturno ela deve receber também o valor da hora extra ? Muito obrigado pela atenção e aguardo pela ajuda.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Terça, 22 de março de 2011, 13h27min

    Phillip:
    não é bem isso de reduzir a carga horária. Apenas cada 52min30s equivale a uma hora trabalhada, sendo pago o restante como hora extra.
    Trabalha 7 e ganha 8. Trabalha 8 e ganha como se tivesse trabalhado 9. Etc.

    A

    adler aquino Domingo, 10 de abril de 2011, 11h12min

    O adiconal noturno e calculado sobre horas quando a pessoa trabalha de revezamento semanal ow quinzenal ai e 20% sobre horas trabalhada,quando a pessoa trabalha o mes todo a noite e sobre 20% do salario qe esta na carteira e ainda tem direito todo dia de sair 1 hora mais cedo foi isso qe eu entendi la no misteiro..Estou certo ow errado?

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Segunda, 11 de abril de 2011, 8h20min

    O adicional noturno é pago no percentual de 20% sobre as horas compreendidas no horário noturno, que para o trabalhador urbano comum são as além das 22:00 horas e até as 5:00 do dia seguinte, estendendo-se para além se iniciada a jornada durante o horário noturno.

    A supressão de uma hora no cumprimento do horário dá-se em razão de, a cada 7 horas trabalhadas no horário noturno, contar-se mais uma.

    Ou seja: se trabalhar apenas três horas e meia no horário noturno, não terá o direito a mais uma hora, mas apenas a meia; no entanto, se trabalhar das 2:00 às 8:00, as horas que extrapolarem o horário noturno (5:00 às 8:00) serão contadas como noturnas.

    Deixo apenas um reparo: se houver o intervalo para refeição e descanso, assim como no horário normal, deverá ele ser desconsiderado do cômputo das horas trabalhadas.