Batida na traseira - engavetamento - de quem é a culpa?

Estava dirigindo em via expressa, em local proibido de parar, quando o carro da frente parou repentinamente, quando fui desviar do mesmo dando seta para esquerda o veículo que vinha atrás bateu na traseira de meu veículo.

Pergunto, devo entrar com a ação contra o veículo da frente que parou repentinamente ou contra o veículo que bateu na minha traseira? ou é melhor entrar contra os dois veículos, em caso positivo, que fundamentação legal uso nesse caso contra os dois em uma ação?

Obrigada.

Respostas

24

• Luis Matos

Luis Matos

Thais, seu caso é um pouco complexo. Vc deve portar o Documento de registro de acidente fornecido pela autoridade competente. Aqui no RJ chama-se BRAT (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito). Nele o agente registra todas circuntâncias inerentes ao acidente, inclusive graficamente a posição dos veiculos. De posse deste documento e ou testemunhas vc pode entrar com ação cívil de indenização por danos materiais. Geralmente quando há colisão na traseira o condutor veículo que colidiu por trás é responsabilizado. No seu caso não há como respopnsabilizar o veículo que parou na sua frente, pois o Art 29 inciso II do CTB diz que: "o condutor deverá guardar distância lateral e FRONTAL entre o seu e os demais veículos (...) considerando-se no momento a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas"; com relação à sua mudança brusca de faixa, mesmo havendo sinalizado devidamente, o mesmo artigo 29, inciso X, alínea a) diz: "Todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que: a) nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo". Em princípio me parece que não lhe cabe muito êxito nessa ação, face aos dados apresentados. Como eu lhe expus, vai depender muito do documento emitido pelo Agente de Trânsito. De qualquer forma entre com a ação, mas fique atenta pois a outra parte certamente deverá contestar usando provavelmente estes argumentos. Boa sorte.

• maria izabel santos cerqueira

maria izabel santos cerqueira

semana passada parei em uma esquina para esperar a vez de entrar. Uma senhora bateu na traseira do meu carro. na hora parei, conversamos e verificamos que nada houve. Dias depois ela me ligou dizendo que tinha que trocar o parachoque e que dois rapazes que estavam num estabelecimento ao lado disseram que eu dei a ré. Mas isto não aconteceu, tanto que ela, se tivesse acontecido, teria visto. O que devo fazer?

• agnaldo amaral

agnaldo amaral

Olá boa noite!

Estava dirigindo dentro do limite de velocidade, quando dei seta para a direita e a 50 metros na frente brequei meu veiculo bruscamente e mesmo assim atingir um outro veiculo, esse também veio a bater na traseira de outro e causando assim uma colisão de quatro veiculo, nesta batida meu veiculo ficou parado a tres metros dos outros...

Perguto devo fazer um boletim de ocorrencia contado o acontecimento, neste caso me responsabiliso só com a traseira do carro colidido no transito?

• Cassen Lorensi

Cassen Lorensi

Maria Izabel, sua situacao é bem complicada, pois ela forjou testemunhas.

o ideal é SEMPRE realizar o BO. (varia o nome conforme a UF), mas enfim, e pegar uma testemunha que estiver transitando na rua para confirmar ao agente.

bom é certo que ela vai entrar contra ti, te prepare e pegue um bom ADV que manje de transito, se voce fosse da minha cidade eu faria isso pra voce.

• agnaldo amaral

agnaldo amaral

Olá boa noite!

Estava dirigindo dentro do limite de velocidade, quando dei seta para a direita e a 50 metros na frente brequei meu veiculo bruscamente e mesmo assim atingir um outro veiculo, esse também veio a bater na traseira de outro e causando assim uma colisão de quatro veiculo, nesta batida meu veiculo ficou parado a tres metros dos outros...

Perguto devo fazer um boletim de ocorrencia contado o acontecimento, neste caso me responsabiliso só com a traseira do carro colidido no transito?

• Cassen Lorensi

Cassen Lorensi

olha tecnicamente para o direito em sendo comprovada a culpa pela batida dos demais é toda tua!

na realidade nao influi muito fazer o BO depois do acidente, tem que ser na hora.

tente entrar em contato com alguem para ver se tem ou nao seguro e faca-o acionar....

ou entao tente eximir-se imprimindo a culpa para o que freiou bruscamente na tua frente

• Roberto Mendes

Roberto Mendes

Agnaldo,
    Da forma como relatou a ocorrência, a causa das múltiplas colisões seria atribuída ao seu veículo (independentemente da velocidade com que você trafegava) - Art. 29 do CTB. Em relação ao BO, o mesmo deve ser registrado no momento/dia em que ocorrera o acidente (sem vítimas pela PM, com vítimas pela PJC).

• evandro almeida do nascimento

evandro almeida do nascimento

acho um caso um tanto quanto complexo pois tive meu veiculo envolvido em um engavetamento a quase 02 meses meu carro sofreu perca total ,fora o meu houve mais 11 veiculos envolvidos e o proprietario do caminhão que nos causou todo este transtorno simplesmente alegou não possuir seguro e nos disse, pra cada um assumir o seu prejuizo, e que é um direito nosso acionar a justiça e um direito dele não pagar ninguém pois perante a lei ele esta coberto por recursos coisas de BRASIL!!!

• Thiago Rodriguez

Thiago Rodriguez

Evandro ,

Não é bem assim que funciona, esse caminhão é particular ou pertence à alguma empresa. No caso de pertencer à pessoa juridica, essa responde solidariamente aos danos, ou seja, ela pode ser acionada judicialmente, e fatalmente será condenada à ressarcir os danos causados.

Att.

• Guilherme Medeiros

Guilherme Medeiros

Boa tarde, gostaria de uma ajuda, estava parado no sinal de trânsito, quando o sinal abriu a mulher da frente saiu com o seu carro e parou, foi quando eu bati na traseira dela, conversamos direitinho, ela anoto meu celular, combinado foi que eu iria pagar os danos no carro dela, só que meu celular estrago e ela só ligo 1 vez, e não tive como atender nem retornar a ligação, hoje chegou uma intimação para eu comparecer no forum "tal data", gostaria de uma ajuda o que eu devo fazer? Ela no processo falou que eu fugi, e isso é mentira, eu posso entrar com uma ação contra ela? grato.