Respostas

112

  • Franciley Ribeiro

    Neste caso estaremos falando sobre crimes contra honra.
    Para qualificar calunia e difamação seria necessrio saber ao certo o que lhe foi imputado. Ex: Calunia é a falsa imputação a alguem de fato tipificado como crime. e Difamação é difamar alguem imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, lembrando que o fato deve ser determinado.
    Cumpre ainda consignar embora sendo um crime de iniciativa privada mesmo que haja renuncia ou perdão não irá prejudicar numa futura ação civel.

  • Joana

    Senhor Franciley, a pessoa me ofendeu com várias palavras muito baixas, tipo: vagabunda, cachorra, égua etc, e sou uma senhora casada, além de falar várias coisas que não ando fazendo. Pergunto como proceder nesta cituação, como fazer que ela pague pelo o menos umas dez cestas básicas?

  • leandro de almeida mainardes

    Olha senhora, é preciso lembrar que a sua alegação para ser procedente precisa de provas; é necessário que, por exemplo, outras pessoas tenham acompanhado a discussão.

  • Luis Matos

    1. Elda, pelo que entendi a Sra recebeu a intimação. Se a Sra não ajuizou nenhuma ação contra a pesssoa que lhe ofendeu, provavelmente ela deverá ter entrado primeiro com ação contra a sra. Realmente há necessidade de saber exatamente em que situação está este caso. Compareça ao forum e obtenha as informações mais objetivas acerca dessa situação. Poderá haver uma ação cível (danos morais) ou penal (calunia, difamação ou injuria).
  • Adv. Antonio Gomes

    O nobre e dedicado colega Luiz Matos bem se posicionou, confirmando o que logo de inicio numa simples linha já se alertava a consulente.

    Fui.

  • Guma

    Dona Elda,


    para a senhora pedir algum tipo de indenização a senhora deve entrar na vara civel, mas para isso, ja que corre processo em nivel criminal, a senhora poderá pedir indenização somente se o autor dos fatos for condenado pela calunia e pela difamação.

  • JUCIENE GOUVEIA DOS SANTOS

    Fui ofendida por várias calúnias e defamações, sendo inocente de todas, o que devo fazer pra entrar com um processo contra a Honra, por danos morais?