A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 25 de setembro de 2007, 14h53min

    Deve constituir um advogado para se defender, depois se verá a alegada indenização.

    F

    Franciley Ribeiro Terça, 25 de setembro de 2007, 20h24min

    Neste caso estaremos falando sobre crimes contra honra.
    Para qualificar calunia e difamação seria necessrio saber ao certo o que lhe foi imputado. Ex: Calunia é a falsa imputação a alguem de fato tipificado como crime. e Difamação é difamar alguem imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, lembrando que o fato deve ser determinado.
    Cumpre ainda consignar embora sendo um crime de iniciativa privada mesmo que haja renuncia ou perdão não irá prejudicar numa futura ação civel.

    J

    Joana Quinta, 27 de setembro de 2007, 13h32min

    Senhor Franciley, a pessoa me ofendeu com várias palavras muito baixas, tipo: vagabunda, cachorra, égua etc, e sou uma senhora casada, além de falar várias coisas que não ando fazendo. Pergunto como proceder nesta cituação, como fazer que ela pague pelo o menos umas dez cestas básicas?

    L

    leandro de almeida mainardes Sexta, 12 de outubro de 2007, 11h42min

    Olha senhora, é preciso lembrar que a sua alegação para ser procedente precisa de provas; é necessário que, por exemplo, outras pessoas tenham acompanhado a discussão.

    L

    Luis Matos Sexta, 12 de outubro de 2007, 13h31min

    1. Elda, pelo que entendi a Sra recebeu a intimação. Se a Sra não ajuizou nenhuma ação contra a pesssoa que lhe ofendeu, provavelmente ela deverá ter entrado primeiro com ação contra a sra. Realmente há necessidade de saber exatamente em que situação está este caso. Compareça ao forum e obtenha as informações mais objetivas acerca dessa situação. Poderá haver uma ação cível (danos morais) ou penal (calunia, difamação ou injuria).
    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 12 de outubro de 2007, 13h40min

    O nobre e dedicado colega Luiz Matos bem se posicionou, confirmando o que logo de inicio numa simples linha já se alertava a consulente.

    Fui.

    J

    Joana Quarta, 17 de outubro de 2007, 6h46min

    Obrigado senhores advogados pelas respostas.

    G

    Guma Domingo, 21 de outubro de 2007, 7h56min

    Dona Elda,

    para a senhora pedir algum tipo de indenização a senhora deve entrar na vara civel, mas para isso, ja que corre processo em nivel criminal, a senhora poderá pedir indenização somente se o autor dos fatos for condenado pela calunia e pela difamação.

    J

    Joana Quarta, 21 de novembro de 2007, 11h37min

    obrigado. tudo ja foi resolvido. Parabens a todos advogados do forum jus.

    J

    JUCIENE GOUVEIA DOS SANTOS Sexta, 21 de novembro de 2008, 17h31min

    Fui ofendida por várias calúnias e defamações, sendo inocente de todas, o que devo fazer pra entrar com um processo contra a Honra, por danos morais?

    F

    FLIVIAN Quarta, 28 de janeiro de 2009, 8h16min

    Oi participei de uma cooperativa de reciclagem como dir.Comercial e sai por causa de falta de respeito pois uma das diratoras nao aceitava que eu fizesse algo sem que ela aprovasse... Ela se considera dona de tudo...Veio ate minha casa e me faltou com respeito....Por eu ter feito uma venda sem ela junto falou que eu tava fazendo bagunça no caixa da cooperativa dela...Fora outras coisa que acontaceu.... Entao sai...Agora minha vida ta uma bagunça pois depois que sai fiquei sabendo que meu nome continuava constando na juceg-junta comercial e pedi que fosse retirado e isso ta me causando transtorno pois estou sabendo que vou ser processada por estar delegrindo a imagem dessa diretora. Nao sei nem do que se trata pois nao gosto de fofoca nem falo o nome dela. Estou precisando de ajuda pois nao entendo de leis e ela pelo que me falaram gosta de aparecer, nao ta nem ai pro que vai acontecer...Quem ela vai prejudicar com isso...Gostaria de saber como faço pra me defender dessa acusaçao, onde devo ir como faço pra conseguir um bom advogado pra me defender so que nao tenho condiçoes financeiras pra pagar e ja nao sei o que fazer....Obrigado!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 28 de janeiro de 2009, 13h03min

    Defensoria Pública.

    E

    eliane dos santos ferro Terça, 24 de março de 2009, 19h35min

    Trabalho em um hospital um médico me chingou de vários palavrões de baixo calão gostaria de saber se tem como eu denuncia-lo por difamação e danos morais?

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 24 de março de 2009, 19h48min

    Depende de provas robustas.

    A

    alessandro barbosa Sexta, 10 de abril de 2009, 17h50min

    alguem levantou uma mentira contra minha pessoa me prejudicando como pastor evangelico posso processar esta pessoa

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 10 de abril de 2009, 17h54min

    Depende de provas robustas para obter sucesso na demanda.

    C

    Christiane Maia Domingo, 12 de abril de 2009, 20h42min

    Gostaria de tirar uma dúvida.Meu vizinho foi a delegacia e prestou queixa contra mim alegando o art 151 do CP.Porém dividimos a mesma caixa de correios e algumas correspondências minhas também não chegam...( quero deixar claro que a caixa de correio não é trancada e fica no portão de casa).nem por isso o acusei de algo.Sou uma pessoa idonêa, e não tenho o menor interesse em suas correspondências e/ou qualquer outra coisa.Agora a delegacia do bairro me ligou pedindo que compareça lá.O que devo fazer se este vizinho está me acusando injustamente?Qual procedimento deve ser tomado? Grata

    J

    JCPAIVA Domingo, 12 de abril de 2009, 21h30min

    primeiramente Christiane, é preciso saber qual o teor do Boletim de Ocorrências que seu vizinho lavrou contra vc.
    Só a partir de estar ciente da acusação é que se poderá orientá-la corretamente.
    A princípio, se foi intimada é porque existe uma queixa ou se noticiou tenha vc cometido algum crime ok?
    Contudo, devo adiantar que, pelo que foi colocado por vc, já se sabe vagamente do que se cuida a acusação (furto) de algo... é preciso cuidado, procure um advogado ou mesmo a defensoria pública para melhor ser orientada sobre como cuidar do caso e o que falar no inquérito, pois falou, escreveu tá complicado.
    Quanto a dizer que está sendo acusada injustamente é outro caso, que poderá ser resolvido depois, por meio de uma ação de falsa comunicação de crime contra o acusador, inclusive uma ação cível de indenização por danos morais...

    abrçs.. Paiva.

    E

    Elisa_1 Segunda, 13 de abril de 2009, 23h46min

    Sou produtora rural e vim desenvolver um trabalho ecológico, mas um dos funcionários dessa propriedade, nutriu sobre minha pessoa um afeto platônico e diante da minha atitude de ignorar suas tentativas de aproximação, acabou fazendo várias coisas erradas no trabalho, saindo do emprego, abandonando suas funções, processando a patroa injustamente e me difamando com calúnias horrorosas, baixas.. dizendo que eu o procurava sexualmente, inclusive usando palavras muito baixas. Sou mãe, divorciada, sou uma pessoa honesta e equilibrada. Me sinto muito ofendida pois tenho um filho pequeno, sempre fui exemplo para ele. Estou inconformada com a atitude maldosa e de baixo caráter dessa pessoa e gostaria de saber se tenho direitos e quais consequencias devo esperar desse caso.
    Grata pela orientação.

    V

    Vinicius Mendonça de Britto Suspenso Terça, 14 de abril de 2009, 0h06min

    Eu faço varias acões deste tipo se quiser entre em contato comigo [email protected]