CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO A DISTÂNCIA

Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, encontramos em todo o Brasil, cursos de graduação a distância, em diversas áreas de Graduação e Bacharelado, com reconhecimento do MEC, mas nunca encontrei o Curso de Graduação em direito a distância, dizem que mesmo em cursos presenciais, já fica difícil passar no exame da OAB, quem diria a distância, porém é só procurar pela internet que encontraremos diversos Cursos de Pós Graduação em Direito nas diversa áreas e também Cursos de Renomados Professores ministrando preparatórios aos Exames da Ordem, e não vejo cursos de Graduação em Direito? Será que não está na hora de quebrar esse Tabu? e acompanhar as novas tecnologias de ensino, com a criação do referido Curso a Distância? Este é meu pensamento, o qual deixo para discussão e análise. Obrigado!

Respostas

441

  • Christian B. Costa

    Com todo respeito aos que levam o estudo à sério, é perfeitamente possível, CONTUDO, se do jeito que tá, a maioria dos estudantes não estão nem aí, imagina se for semi-presencial ou à distância. Quiça, por reembolso postal!.
    A taxa do EOAB vai cair para 1 por cento nesses casos.

  • Dr. Evandro

    Não consigo ver por onde uma matéria tão complexa como o Direito, aliás parte das Ciências "Humanas" se ver ministrada via postal, e-mail, msn, seja lá qual for o meio.

    Acho sim que deveria ser é mais intensificada a parte prática, o que denota a necessidade simd e um maior contato com o ser humano em si.

    Abraço.

  • Glauce

    Sou plenamente a favor da realizacao do Curso de Direito a distancia. Discordo da ideia de que se o curso nao for presencial iria se tornar mais dificil de passar no exame da OAB, pois ai estariamos dizendo em outras palavras que "a escola que faz o aluno e nao o aluno que faz a escola".
    Acredito que o sucesso so depende de voce e de sua forca de vontade de realizar seus sonhos.
    De acordo com a Faculdade Interativa, o MEC ja esta analisando essa possibilidade, e se assim for eu serei a primeira a me matricular, pois estaria realizando um sonho de concluir meu curso de Direito (por motivos maiores nao pude conclui-lo).

  • GENEROSO MANOEL P DA ROSA

    Concordo com a criação deste curso nessa modalidade. Desde que seja ofertado por uma instituição séria que possa garantir o direito de diplomação do aluno, é uma questão de escolha e capacidade de dedicação para estudar a distância ou presencialmente.

  • Juarez C.da Silva Jr.

    Olá a tod@s, sou Analista de Sistemas, Professor Universitário com Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília e também Técnico Judiciário do quadro efetivo.

    Primeiramente gostaria de informar que o Ensino a Distância é regulamentado pelo DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005 e que permite a utilização de EAD em todo nível superior (incluido Mestrado e Doutorado) , com relação aos cursos de Direito vide o Art. 23 :

    "Art. 23. A criação e autorização de cursos de graduação a distância deverão ser submetidas, previamente, à manifestação do:
    I - Conselho Nacional de Saúde, no caso dos cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia;
    ou
    II - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso dos cursos de Direito.

    Parágrafo único. A manifestação dos conselhos citados nos incisos I e II, consideradas as especificidades da modalidade de educação a distância, terá procedimento análogo ao utilizado para os cursos ou programas presenciais nessas áreas, nos termos da legislação vigente. "


    Portanto perfeitamente possível e legal, basta as escolas se habilitarem ...


    Agora falando do ponto de vista Técnico..., as Tecnologias de Informação e Comunicação, hoje permitem cursos extremamente eficientes em todos os níveis, mas principalmente no ensino superior e notadamente na pós-graduação.

    O perfil geral do estudante EAD é o de pessoas amadurecidas (geralmente profissionais buscando educação continuada), motivadas, tecnologicamente desembaraçadas e acima de tudo disciplinadas... , nos países desenvolvidos (onde EAD no Ensino Superior é realidade há décadas) ser possuidor de um diploma obtido a distância é inclusive um diferencial cobiçado, pois indica que o portador possui todas as qualidades já citadas no perfil.

    Portanto, Direito (assim como a imensa maioria das formações Universitárias) é perfeitamente passivel de ser cursado na modalidade (e com grande aproveitamento), mas é importante lembrar, que um curso a distância para ser eficiente precisa ter um desenho instrucional adequado e ser ministrado por uma instituição com excelência na modalidade.

    Eu particularmente não acho as aulas via satélite em telões o tipo de EAD que funcione muito bem..., mas os cursos online assíncronos , são perfeitos..., evitam deslocamentos, o aluno faz seu horário e estuda de onde quiser, a interatividade aluno/aluno/professor é alta e sem "conversas paralelas", a Aprendizagem Colaborativa em Rede faz com que as experiências pessoais e conhecimentos sejam bem socializados , o material didático é eficiente, atualizado e multimídia; a avaliação é constante e pragmática, a tutoria é atenciosa e acessível .

    De qualquer forma, ainda é possível mesclar os "estilos" online , semi-presencial e "presencial conectado" (telão) .

    Entre as argumentações falaciosas de quem se coloca contra a EAD (geralmente por falta de conhecimento do que é a moderna EAD) , é recorrente a tal "falta de olho no olho ou contato humano", associação automática de EAD com baixa qualidade de ensino, que a avaliação é fraudável, ou que nem todos tem acesso à tecnologia..., mas basta fazer uma pesquisa com quem fez cursos (geralmente de pós) a distância e uma rápida olhada na quantidade de instituições de renome que estão aderindo à EAD, para perceber que não é mais possível associar Ensino a Distância sério com má qualidade... é o Século XXI que chegou . No Brasil já passa de meio milhão o número de pessoas que se matricularam em cursos superiores a distância... .

    Mas o desconhecimento (pai de todos os preconceitos) ainda faz com que algumas pessoas assumam publicamente uma posição reacionária e completamente intempestiva com relação a EAD .

    "Tristes tempos, onde é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito" (Albert Einsten) .

  • Simone Bordallo

    Participo de um curso a distância , de pós-graduação, e acho excelente. O aluno tem que ser disciplinado, organizado e acaba estudando muito mais do que no ensino tradicional presencial.
    O curso de direito a distância é perfeitamente possível.
    Agora a pergunta: já existe alguma instituição que esteja promovendo esse curso a distância???
    Grata.

  • cidadão brasileiro

    Cara Simone,

    Sim, a PHOENIX BUSINESS SCHOOL, no entanto deve-se observar os seguintes questionamentos: alguém já ouviu falar do curso de graduação em direito via ead ministrado pela PHOENIX BUSINESS SCHOOL e se essa Instituição é idônea? E quanto a legalidade do curso no território brasileiro há alguma informação? Há algum aluno aqui no Brasil? Alguém sabe informar como é feita a convalidação do curso no Brasil?
    Muitas são as dúvidas, entretanto devemos nos despir de todo e qualquer preconceito, tendo em vista que a educação via ead tem crescido vertiginosamente nos últimos tempos. E não seria de se admirar se o Curso de Graduação em Direito viesse também nessa modalidade, creio, inclusive, que num curto espaço de tempo seremos agraciados com esse curso.

    Até mais...

  • MARCIO MARTINS

    Caros Amigos

    Nunca é dito de quem faz a segunda carreira e é obrigado a ficar em sala de aula, ouvindo estórias de professores, discutindo assuntos que nãolhe interessam visto já ter ter uma carreira profissional e possuir foco.

    O EAD de direito deveria ser disponibilizado o mais rápido possível, pois os servidores públicos com atividade jurídica, estão dispensados da prática e só necessitam das matérias, possibiltando-os acesso as carreiras da magistratura, promotoria, defensoria e procuradoria.

    O problema de "colocar todos no mesmo saco" é o que atrapalha qualquer iniciativa no Brasil.

    Deveriamos ter soluções mais adequadas a cada um....

    É claro q uma primeira faculdade, ou onde o aluno não tenha prática, não deveria ser a distância.

    Atenciosamente.