O que deve fazer um estagiário no escritório de advocacia.

Boa tarde,

estou no 4º semestre de direito e começei a estagiar num escritório de advocacia, bem, este é o meu primeiro contato com o direito realmente, só que estou perdida não sei o que fazer, uma vez que ainda estou estudando apenas a teoria geral do processo. O que devo fazer para me atualizar no escritório qual a rotina devo seguir, pois não estou entendendo nada.

Respostas

29

• Rodrigues de Sá Advocacia

Rodrigues de Sá Advocacia

Olá!
    Não se preocupe que os advogados responsáveis pelo estágio dar-te-ão diligências no seu nível de conhecimento. Claro que você começará a ver algumas coisas que seus colegas sem estágio não verão tão cedo, como a redação de uma petição, o andamento de um processo etc. Demonstre interesse, estude, só não vire "escraviário" e saia servindo cafezinho, como alguns colegas teimam em fazer com os estudantes, certo? Abraços.
    Flávia Rodrigues

• Luis Júnior

Luis Júnior

[...] Vai estudar para concurso em seu tempo livre que voce ganhará mais assim que se formar.
    Um abraço e não vai se arrepender.

• Daniel Regis Rahal

Daniel Regis Rahal

Aproveite para fuçar no escritório, pegue processos antigos e novos, neles vc vai ver o que é a realidade do direito, a qual é bem diferente da qual estão passando para voçe na faculdade. Assim vc tera a verdadeira noçao se vc quer realmente advogar quando terminar ou prestar um concurso. Boa sorte Juliana.

• MERÇON

MERÇON

Já que vc quer um conselho, lá vai o meu!! colei grau há 02 anos, e nunca estagiei em nenhum escritório de advocacia. Fiz diversos estágios, e começei a partir do 3 período. Todavia, todos eles foram realizados na defensoria pública. Primeiramente como voluntária e posteriormente como estagiária oficial, já que a partir do 7 período vc pode prestar o concurso. Achei muito válido. E Depois que conclui o curso e após a aprovação no exame da Ordem é que fui pensar em escritório. Gaste seu tempo estudando, será mais lucrativo e se quer aprender procure a Defensoria pública de sua localidade, os estagiários são sempre bem vindo.Boa sorte!!

• Vick Vitória

Vick Vitória

Ser estagiário na realidade é ser office(boy/girl) de carteirinha. Mas apesar disso é importante para um aprendizado no Forum, pois a primeira coisa que irá ver é que a teoria na prática é outra. Por outro lado se houver remuneração tanto melhor, você aprende ganhando, ao invés de pagar, não é bom.

Jorge Candido
    www.coutoviana.hpg.com.br
    coutoviana@ig.com.br

• Nayara

Nayara

Sou estagiária desde o segundo período e nunca fui office girl de carteirinha.
    Já fui estagiária voluntária no Fórum e no Juizado Especial da Faculdade, dois estágios que me ajudaram demais no que eu sei hoje. A gente aprende algumas "manhas" que não ensinam na faculdade, mas também não podemos ser tecnicistas, tem que ter cuidado pra não querer saber só as "manhas" e não aprender o Direito propriamente dito.

• Vick Vitória

Vick Vitória

Nayara, com o devido respeito que lhe tenho, não só a si mas a todo ser humano e não humano, continuo afirmando que é uma office-girl, provavelmente ainda sem a carteirinha, e portanto não pode apanhar processos para o escritório. So que depois que estiver devidamente regularizada na OAB como estagiária receberá uma carteirinha que servirá para evitar que o patrono da causa, vá a toda hora no fora, toda vez que sai uma publicação e tem que falar no processo... Ou mesmo protocolar uma petição.

Assim se às perguntas que insiro abaixo e você responder negativamente, retiro tudo que disse:

1. - Vais ao forum protocolar petições?

2. - Se já tens a carteira de estagiário, vais pegar processo no Forum?

3. - Fazes petições simples tais como aquelas que só se muda o nome e qualificação do cliente?

4. - Vais ao correio despachar correspondências com AR?

Tem mais um sem número de situações que só o estagiário faz e que não vou inserir aqui para não fivcar muito cansativo.

De qualquer forma, o estágio num bom escritório, sempre se aprenderá muito mais que nos bancos escolares.

Jorge Candido
    www.coutoviana.hpg.com.br
    coutoviana@ig.com.br

• Nayara

Nayara

Dr. Jorge
    nunca fui estagiária de escritório não :)
    esqueci de mencionar ali em cima.
    Fui estagiária da Assessoria Jurídica da Coordenadoria Administrativa de Penitenciárias e do PROCON/RN
    Agora estou numa empresa, no setor de licitações.

• Vick Vitória

Vick Vitória

Amigos debatedores

Separei algumas discusões das quais tenho participado, porém tenho percebido, que, ou o assunto está esgotado, ou não está despertando interesse entre os experts. Entretanto, não foi isso que me motivou a entrar, sem comentário novo e sim para desejar a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO, repleto de realizações.

Jorge Candido S. C. Viana
    www.coutoviana.hpg.ig.com.br
    coutoviana@ig.com.br