O que acontece quando um dos herdeiros não concorda com a venda do bem inventariado?

Edineia Dias Guimarães perguntou Segunda, 29 de outubro de 2007, 8h47min

Temos um imóvel que foi inventariado e agora queremos vender, porém, um dos herdeiros não concorda com o valor da venda. Foram feitas três avaliações e o herdeiro não concorda com nenhuma delas alegando que a avaliação que ele fez é melhor. Até agora ele não conseguiu nenhum comprador pelo valor que ele avaliou. São quatro herdeiros e três deles concordam com a proposta que temos do comprador que está interessado no imóvel. Podemos vender o imóvel mesmo que um dos herdeiros não concorde?

Respostas

22

• Luis Matos

A maioria sempre prevalece. Cabe ao inventariante, após a setença da partilha decidir pela venda. Caso ele se recuse a receber, faça um pagamento em consignação ou Depósito em banco oficial.

• Celso Gonçalves Pires

Edneia, entendo que neste caso, vcs devem fazer o oferecimento do bem ao herdeiro em iguais condições da proposta do comprador, para que se manifeste se tem interesse de comparar o bem (para que futuramente não alegue ter sido preterito do direito a preferência de compra), entendo ainda que o bem está em condominio e a venda deverá ser judicial pois haverá a necessidade de suprimento da autorga do herdeiro. (extinção de condominio pela venda). Consulte o advogado que patrocinou o inventário.

• Cecília Mendes

Dona do imóvel ainda viva, pretende vender um imóvel, onde um dos herdeiros não concorda com a venda, pois trata-se do único bem que a mesma possui. O herdeiro não interessado na venda é obrigado a assinar o contrato de venda?

• Maricelia Magalhães dos Santos

Dona do Imóvel Ainda viva:

Não tem como oriênta-la , pois , não se indentificou e suas colocações estão demasiadamente confusas, por exemplo : se ela é a única proprietária do imóvel e , ainda viva não há que se falar em concordância dos herdeiros porque esses somente têm expectativa de direito e isso é nada mais que um nada jurídico!!!!!!!.

Forneça maiores detalhes e poderemos opinar sem incorrer em erros .

Até Breve!!!!!

• William_1

por favor, tenho caso parecido: uma irma minha nao quer assinar o contrato de venda de uma casa pois ela disse que fez uma pequena reforma a quase 10 anos atras (de livre e espontanea vontade e sem falar com ninguem) e quer esse valor corrigido na mao dela, senao ela nao assina o contrato. Ocorre que eu, minha mae (meeira) e minhas outras 2 irmas queremos vender essa casa, e o formal de partilha estipula 50% p/ minha mae e 12,5% p/ cada filho. Mas essa minha irma quer 1/3 do valor da venda senao ela nao assina. O Juiz pode determinar a venda da casa para esse comprador sem a assinatura dela pra nada ? Esse processo seria rapido ? Muito obrigado.

• Maricelia Magalhães dos Santos

terá que ser feito uma venda judicial devido a falta de acordo entre vcs , no entanto o que sua irmã empregou no imóvel realmente a ela pertence desde que ela comprove através de recibo de pgs que fez benfeiturias naquilo que pertence a tds vcs.
    Mas isso será descontado com a venda do próprio imóvel no devido processo de venda judicial.

até logo!!!!