Boa Noite

Recentemente recebi na minha residência uma multa, por não estar utilizando cinto de segurança. A ironia da situação é que tal situação jamais podería ter ocorrido comigo, visto que sempre fui uma grande defensora da utilização desse equipamento de segurança. Entretanto, tem certos dias que me envergonho de viver em um país como o nosso, pois pelo que tenho observado da CET, quase nenhum recurso é aceito por esse órgão. Pesquisei algumas alternativas para tentar um recurso, tais como: a)estava utilizando roupa preta. b) O guarda não me parou para me dar a infração por escrito c) o meu carro não é velho, portanto não podería ter outro modelo de cinto de segurança

Lamentavelmente, o que mais desejava apresentar como defesa era a minha verdade, alegando que o guarda teve uma visualização equivocada da "infração", mas infelizemnte pelo que já pesquisei sempre prevalece a posição do agente de transito. Necessito que alguém possa me ajudar com algum modelo de defesa, pois é muito dificil para mim pagar essa multa injusta. Ficarei muito grata se alguém puder fazer uma pequena defesa para mim. a multa foi em São Paulo, Capital, no tatuapé. R Ivaí.

Respostas

    A

    AGNALDO CAZARI Segunda, 12 de novembro de 2007, 17h01min

    Cara Christiane,

    Faço recursos de multas sempre dentro da legalidade e sei o quanto é difícil ganhar nos órgãos autuadores municipais, uma vez que, geralmente, membros deste mesmo órgão é que compõem o órgão julgador. Assim, jamais irão julgar procedente um primeiro recurso. Desta forma, o que é de bom tom é recorrer em primeira instância e, negado o recurso, em segunda instância, ao CETRAN. Em segunda instância é provável que seu recurso seja procedente.
    Há também as alegações que compõem o recurso. Deve sempre estar voltada para a legalidade. Nada de inventar coisas mirabolantes. Que não é o seu caso.
    Há alguns entendimentos, nclusive com julgados em superior instância que a presença única do agente de trânsito pode ser causa de cerceamento de defesa, uma vez que não há foto ou outro recurso que corroborem para o ato do agente. Desta forma, procure alegar o uso de roupa de cor preta, insulfilme no veículo (se tiver), a falta de parada e correção da infração no ato pelo agente autuador, junte a pesquisa de sua CNH comprovando sua idoneidade como condutora e, se for o caso, uma declaração de uma possível testemunha que, na ocasião estivesse com você (com firma reconhecida).
    Se depois de tudo não for julgado procedente seu recurso. Junte tudo novamente e recorra em segunda instância.

    Boa Sorte.

    Abraços.

    Em Tempo: se for o caso procure algum despachante ou advogado seu amigo para prepar sua defesa.

    Ã

    Érico Ferreira Sales Quinta, 16 de julho de 2009, 11h47min

    Faço minha as palavras da "christiane", acima mencionadas.

    Achei interessante os argumentos ditos por ela, quais sejam:

    "Pesquisei algumas alternativas para tentar um recurso, tais como":
    "a)estava utilizando roupa preta".
    "b) O guarda não me parou para me dar a infração por escrito".

    Da mesma forma, a resposta do ilustre amigo AGNALDO CAZARI, me pareceu muito prudente e acertada, como seja:

    "Desta forma, procure alegar o uso de roupa de cor preta, insulfilme no veículo (se tiver), a falta de parada e correção da infração no ato pelo agente autuador, junte a pesquisa de sua CNH comprovando sua idoneidade como condutora e, se for o caso, uma declaração de uma possível testemunha que, na ocasião estivesse com você (com firma reconhecida)".

    Enfim, alguém teria um modelo de defesa pronto e que pudesse fazer a gentileza de me enviar?

    Desde já, fico grato.

    E-MAIL: [email protected]

    Ã

    Érico Ferreira Sales Quinta, 16 de julho de 2009, 11h48min

    Só para retificar o nome postado anteriormente.

    T

    Thiago Rodriguez Sexta, 17 de julho de 2009, 11h02min

    Christiane,

    Acho pouco provável que qualquer desses argumentos tenha sucesso num futuro recurso. Aconselho que solicite uma cópia do auto de infração, e procure por erros ou omissões no seu preenchimento. Atente também para os prazos, verifique se a notificação foi entregue no tempo correto. Dessa forma a chance de vitória é maior.

    Quanto a necessidade de parada, não se iluda, a parada do condutor não é necessária, existe inclusive parecer do DENATRAN a esse respeito, falando exatamente sobre o uso do cinto de segurança.

    No entanto para que se possa realizar uma autuação sem a abordagem ao veículo, é necessário que o agente justifique tal ato. Por isso a importância da cópia do auto de infração.

    Boa Sorte.

    Att.

    [email protected]

    C

    carlos volpe Sexta, 17 de julho de 2009, 21h38min

    Cristiane
    Como vc está interessada em uma cópia/ modelo, de uma infração que te defenda dessa ilegalidade, estou disposto a ajudar, posso te enviar uma com uma fundamentação muito boa, para esse tipo de infração, me mande seu email que te enviarei, e, garanto que resolverá seu problema.

    M

    MARCOS GONÇALVES Sábado, 18 de julho de 2009, 15h21min

    Carlos Volpe,
    Gostaria de receber o seu modelo, por gentileza.
    Meu e-mail é [email protected]
    Obrigado.

    C

    carlos volpe Quinta, 23 de julho de 2009, 14h06min

    Ja te enviei, se precisar de mais alguma coisa estou as ordens.

    M

    Multarecurso ([email protected]) Quinta, 23 de julho de 2009, 20h36min

    Os argumentos citados por Chistiane não devem ser apresentador em recurso, quando em defesa previa (primeira notificação aonde não consta o valor da multa), pois neste momento aprecia-se apenas a consistência da autuação. Veja: local do fato está definido inclusive com numeração (caso não esteja alegue cerceamento de defesa, pois não sabendo especificamente o local não há como se defender); dados do veículo (havendo algum erro, argumento que o erro trás a dúvida e portanto trás insubsistência a autuação) olhe o enquadramento legal (não estando correto, havendo falta de um inciso ou alínea, ou apresenta-se tipo 128aI, alegue cerceamento de defesa por não estar claro o enquadramento). O mesmo pode ser alegado se não haver registro de hora do fato. Por fim seja sucinto, nada de folhas e folhas, no máximo duas folhas (quem for ler seu recurso não tem tempo e nem quer ler muito). O recurso será endereçado ao Diretor da Ciretran o Detran

    Argumentos citados por Chistiane devem ser apresentados em recurso, quando da notificação para pagamento (segunda notificação). Caso não tenha ocorrido a primeira notificação solicite a Jari pesquisa no sistema para constatação de n. de AR e
    consulta ao correio quanto a entrega da notificação. Recurso endereçado ao Presidente da JARI.
    [...]

    M

    MARCOS GONÇALVES Quinta, 23 de julho de 2009, 21h14min

    Obrigado Carlos!

    M

    Maicon Schneider Terça, 22 de dezembro de 2009, 0h18min

    Boa noite Carlos Volpe e demais. Também recebí uma multa referente a falta do uso do cinto de segurança, sendo que sou uma pessoa que defende plenamente o uso do mesmo, por medida de segurança, e de forma alguma andaria naquela via sem o uso dele. Se você conseguir, envie para mim também um modelo de defesa, pois acho injusto este tipo de autuação, sem mesmo o PRF verificar a falta dele. [email protected]

    2 G Terça, 22 de dezembro de 2009, 17h24min

    Caro Amigo Carlos Volpe

    Acompanho o Forum dirairmente , e me interessei neste modelo que vc disse ter, pois estou fazendo um recurso de multa por falta do uso de cinto de segurança, e terei que recorrer pois na 1ª istancia foi negado.

    Meu e-mail é [email protected]

    Fico no aguardo

    Desde ja agradeço sua atenção e colaboração

    Abraço!

    C

    Carmen Guedes Terça, 29 de dezembro de 2009, 23h10min

    Boa noite! Gostaria de receber em meu e-mail o modelo de recurso por falta de uso do cinto de segurança. Fui autuada arbitrariamente e vou recorrer!

    Meu e-mail: [email protected]

    Obrigada.

    Carmen Guedes.

    T

    Tharsy Terça, 12 de janeiro de 2010, 0h14min

    Boa noite..
    Estava acompanhando a discussão do fórum, se possível queria que
    alguém me encaminhasse o modelo para o recurso de multa sem cinto de segurança ([email protected]).
    Desde já agradeço...

    C

    Claudio Alberto Terça, 12 de janeiro de 2010, 13h14min

    Bom Dia !!

    Também acompanho a discussão no Fórum e como os demais gostaria de receber o modelo de recurso de multa de sem cinto de segurança.
    ([email protected])

    Agradeço a atenção dispensada.

    J

    Joelma Mendonça Segunda, 01 de fevereiro de 2010, 17h39min

    Boa tarde, também gostaria de receber em meu e-mail o modelo de recurso por falta de uso do cinto de segurança, se alguem puder me enviar agradeço!

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Terça, 02 de fevereiro de 2010, 15h57min

    Caros usuários do fórum,

    Não existe modelo genérico de defesa para autuação por falta de uso do cinto de segurança.
    Se existe, afirmo-lhes que não funciona, pois cada caso é um caso, que necessita ser analisado em todos os seus detalhes, para, assim, concluirmos se cabe ou não uma defesa ou recurso.

    Abraços.
    Pádua

    P

    Pablo Juan Sexta, 12 de fevereiro de 2010, 18h11min

    Recebi a multa de forma indevida e abitraria, pois estava sim de cinto assim como o passageiro acompanhante, gostaria de um modelo para recurso.

    [email protected]

    Grato,

    Pablo Juan

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Sexta, 12 de fevereiro de 2010, 23h22min

    Olá Pablo Juan!

    O colega Pádua está correto: não existe um modelo padrão que possa ser utilizado para todos os casos.

    Isso se deve ao fato de que os recursos devem ser personalizados, caso a caso, erro a erro.

    Em matéria de recursos de multa, o ideal é procurar por prováveis erro/lacunas de preenchimento do auto de infração e basear sua defesa nisso, uma vez que desta forma a defesa ficará muito mais sustentável e passível de êxito.

    Lembre-se: não existe recurso "infalível". Cuidado com "modelos" e recursos gerados por "programinhas" de computador. Tenha em mente que os recursos devem ser personalizados e que é preciso saber o que está fazendo para elaborá-lo.

    Vc vai ter que pesquisar na legislação correlata sobre sua infração. Funciona assim: se exigem que vc cumpra a legislação de trânsito, eles também tem que cumprir a legislação que cuida do processo administrativo atinente ao assunto.

    Se vc não basear sua defesa em prováveis erros do procedimento, as chances de êxito são muito pequenas, quase inexistentes. Na verdade os erros não se resumem apenas a informações do infrator, do veículo, local ou enquadramento da autuação, mas outros de contexto nem sempre visíveis, que só o estudo atento à legislação lhe mostrará.

    Atenciosamente,

    Fernando.

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    A

    Ana Carvalho_1 Segunda, 22 de fevereiro de 2010, 0h07min

    Olá participantes , também recebi multa pelo não uso de cinto de segurança, porém eu não trafego pelo local indicado, além de ser a unica a conduzir meu veiculo. Acrescido do fato de sempre usar o cinto.Estava em casa , juntamente com o carro ,na garagem no dia e hora mencionado na notificação de autuação. Como proceder, uma vez que não ha provas reais que estava no local indicado, o agente de transito pode ter digitado equivocadamente o número da minha placa? Como conseguiria provar tal fato?
    O fato de não ter foto do veiculo, ficamos sujeitos a equívocos.
    Aguardo quem possa colaborar, desde ja grata pela atenção,

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Segunda, 22 de fevereiro de 2010, 8h37min

    Olá Ana!

    Primeiramente, é necessário que entre em contato com o ente autuador a fim de solicitar uma cópia do Auto de Infração. Isso é necessário para verificar os dados do veículo anotado conferindo com o seu.

    Podem ter ocorrido duas situações: erro de anotação da placa ou erro no momento de inserir a placa no sistema, o que só poderá ser verificado obtendo a cópia.

    Atenciosamente,

    Fernando.

    MSN e e-mail: [email protected]

    .