Auxilio Doença / Aposentadoria por invalidez

Letícia Martins de Souza perguntou Terça, 13 de novembro de 2007, 6h01min

Bom dia!

Meu pai estava afastado por auxilio doença, pois tem Mal de Parkinson! Ele tinha a pericia agendada ontem e o perito o liberou, alegou que ele nao apresentou exames que provem que ele tem a doenca! O medico do meu pai disse que para essa doença nao tem exame que comprove! Iremos entrar com o pedido de reconsideração! Será que se meu pai entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez ele ganharia? Pois eu estava pesquisando na internet, e li que essa doenca tem direito a aposentadoria por invalidez! essa informação procede?

Respostas

57

  • JORGE

    JORGE

    Tenho uma dúvida também.

    O meu irmão está recebendo o Auxilio Doença da Previdência, até chegar a Aposentadoria por Invalidez (pois o problema dele de crises evoluiram durantes estes últimos anos, devido a um atropelamento em serviço quando era do quartel (gerando uma alienação mental (esquizofrenia). Mas já está em andamento uma ação na Federal para Reforma-lo.

    A pergunte é: Se sair a Aposentadoria por Invalidez e depois o Exército reforma-lo, ele perde a da Previdência ?

    Pois no exercito foi 09 anos na ativa e depois 10 anos de carteira assinada.

    Um abraço !

    Jorge

  • cristina bagatella

    cristina bagatella

    Letícia, na perícia é necessário levar exames, receitas médicas, atestado médico, tudo oque tiver, agora como seu pai teve alta, peça então outra perícia. Quantos anos tem seu pai? No inss não existe voce pedir aposentadoria por invalidez, quem decide isso é o perito. Oque voce pode fazer é arrumar um bom advogado e entrar com uma ação na justiça pedindo a aposentadoria por invalidez para seu pai. Mas demora até dois anos pra decidir.

  • Letícia Martins de Souza

    Letícia Martins de Souza

    Bom dia Cristina,
    Obrigada pela atenção!
    Meu pai tem 56 anos.
    Quanto aos documentos que é necessario levar para a pericia, o meu pai nao tem exames, o medico disse que para a doenca dela não ha exame que prove. O atestado, receira media, remedios, tudo isso meu pai levou!
    Muito obrigada pelo esclarecimento.

    Leticia

  • Clóvis_1

    Clóvis_1

    Bom dia!

    Trabalhei num hospital particular durante quatoze anos.
    Tive que ser operado para a remoção de um câncer no peito, entre o coração e o pulmão do lado esquerdo do tórax e mais três no pulmaõ esquerdo. A data da cirurgia foi em 10/novembro 2003 fiquei afastado do serviço até 28/novembro de 2004. Trabalhei até 12/setembro de 2006 quando fui despedido do serviço por ter ficado um ano de licença médica.
    Tenho direito a aposentadoria especial?
    Tenho direito estabilidade no emprego por doença grave?

  • JORGE

    JORGE

    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um irmão que trabalhou de carteira assinada de 1994 até 2005. (Mas sempre tendo crises, e controlado por rémedios). Pois em 1993 ela sofreu um acidente em serviço, quando era do Exército, desligaram ele em 1994 não estando curado. Agora em 2006 e que piorou a doença dele, CID-10 F07 (Já constatado nos Laudos do médico ( (esquizofenia / TRANSTORNO MENTAL). Aí obteve 06 meses de auxílio doença e depois renovado para 02 anos em andamento.

    Quando saíra a Aposentadoria por Invalidez dele ? Já que no Laudo menciona não ter condições totais de manter-se e ter acompanhamento de uma pessoa.

    Haverá outras perícias ? Qual o tramiti para se chegar a esta Aposentadoria ?
    Qual o prazo ?
    Um abraço !

    Jorge

  • cristina bagatella

    cristina bagatella

    Jorge, haverão sim outras perícias, quando vencer os dois anos o médico perito pode dar mais dois anos, depois se o caso é grave ele pode aposentar seu irmão, mas não é muito fácil não, no momento o Inss não está aposentando ninguém, mas aguarde o final do prazo do afastamento dos 2 anos.

  • Nilce_1

    Nilce_1

    Leticia mas vem cá...., se teu pai tem esta doença! como o médico em que seu pai passa soube identificar! foi só nos sintomas e no olhometro? então não entendo porque estes peritos não fizeram o mesmo! porque eles só olham! é tudo na base do olhometro! esta foi demais! Ajuda aí Roque! srsrs

  • ROQUE DONIZETE RODRIGUES

    ROQUE DONIZETE RODRIGUES

    bom dia pessoal , eu juro a voces que não estou aguentando , mais, hoje(06/02), fui fazer minha fisio, quer dizer uma delas, e encontrei todas as ag. do inss, fechadas. legal, cheguei em casa, cheio de esperança, para ver se saiu pelo , menos 6 meisinhos, na lista que o jarnal traz, dai o numero do meu beneficio, não estava la, peguei o tel. liguei p / 135 e a meninha falou:
    - o sr tem que ir até a ag , e pedir o resultado ou então espera a carta. falei
    - moça se o jornal tem acesso, porque voces que são funcionarios não tem?
    - é eles pegam no sit; mais porque eu não consigo pegar o resultado no sit ?
    a menina não soube responder, ai eu despenquei tudo em cima da coitada ....que se dane fez parte do batalhão também é soldado !!!! amanhã eu vou la no inss, porque ja tentei marcar reconsideração , e esta bloqueado, vou bem na hr que fui atendido, se eu encontrar esse moleque la a noite voces vão ver eu no jornal nacional . Quanto, ao seu pai Leticia voce ja ouviu, opiniões de grandes , personalidades pois eu vou lhe dar a minha, que é bem simplizinha , eu to a trez anos , com as mãos e as pernas tremendo, por dois motivos um que faz parte da minha doença e outro de RAIVA desses peritos, não adiantou
    nada até agora ,eu sei que parkison da direito a benefiio, mais esses caras não veem ninguem na frente deles, sinto muito pelo seu pai mais agora ele vai tremer de raiva , o leva todos os exames possivéis, talvez o da guilhotina, tenha piedade de seu pai, e resolva olhar, mais como um dos meus medico´s , me disse isso tudo é carta marcada. espero que seu pai tenha mais sorte que nois que estamos aqui , agora Nilce ta mais facil receber o auxilio reclusão DO JEITO QUE ESTOU ESTRESSADO , vou partir para ele, é entrar na sala do da guilhotina e encher ele de p.... que ele merece. ahahahah !!!!
    tchau

  • glaucio dias curvello

    glaucio dias curvello

    Olá pessoal.........Vou dizer algo para vcs........Eu acho que esse país.......Não existe nem no mapa ....Pois sinto vergonha as vezes de ser brasileiro.....Tudo aki nesse país não existe, tudo isso é uma farsa......Quando precisamos nada funciona...Eu estou falando desse nome que o inss............ Previdencia social..........Os peritos medicos tratam a gente igual um lixo......Jogado na estrada......Não são seres humanos.........Deviam ser tratados igual ao policia e ladrão.......Parece que a gente é a po.....L.. Cia....E eles......La.......D...ão. Sempre nos fazendo o mal.......Fiquem com deus.....E descupa alguma. Coisa..................Tinham tudo que ir para o infer.......O

  • LUIZ CARLOS ALVES MACHADO

    LUIZ CARLOS ALVES MACHADO

    Caros participantes deste forum de discussão.
    Realmente a questão envolvendo perícia médica no inss, é um caos, é unanime os relatos de queixas de médicos que não realizam nenhum tipo de exame físico no hora da perícia, ou mesmo leem os laudos médicos trazidos pelos segurados.
    Isto acontece, pasmem, porque, o médico perito do inss é apenas um cargo, então os médicos peeritos não são especialistas, e em 90% ou mais, dos médicos são clínicos gerais, dentistas, ginecologistas, pediatras, mas a maioria dos casos de pericia médica, é para os casos de lombalgia crônica, problemas na coluna lombar, vertebral, problemas relacionados com a LER/DORT, doenças por lesão do esforço repetitivo.
    É mais interessante ainda que a lei que criou o cargo de médico perito, mais fala sobre remuneração do que sobre o cargo e os deveres dos médicos, dispondo apenas no artigo 2º "caput" e § único, sobre os deveres dos mesmos e o restante da lei fala só sobre remuneração e coisas desse tipo.
    Infelizmente, també no Poder Judiciário, os médicos nomeados como peritos em ações judiciárias, também estão tomando a mesma postura dos médicos peritos do inss, então a coisa está ficando preocupante.
    Até breve.