E

    eldo luis andrade Quarta, 14 de novembro de 2007, 8h44min

    O valor da aposentadoria concedida após ter recebido auxilio doença por algum tempo é o mesmo do auxilio ?
    Dificilmente. A probabilidade é mínima. Pode ser maior ou menor.
    Ou o valor da aposentadoria será maior ou menor ? Clormes, as regras do Regime Geral de Previdencia Social, admnistrado pelo INSS são muito variadas. Então a resposta só pode ser que pode ser maior ou menor, dependendo de uma série de fatores.
    Entre os fatores cito:
    1) Tipo de aposentadoria que se pleiteia: por idade, especial, por tempo de contribuição (ainda chamada por tempo de serviço) e por invalidez.
    2) Evolução dos salários de contribuição desde 7/1994, visto a lei 9876 de 1999 ter para todas as aposentadorias determinado fazer uma média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição desde 7/1994 até a data do requerimento (para quem começou a contribuir após 7/1994 o termo inicial da série para determinação da média é o primeiro mes em que começou a contribuir). O período de auxílio-doença tem como salário de contribuição a integrar a média o salário de benefício do auxílio-doença.
    3) O fator previdenciário a multiplicar a média, permitindo o cálculo inicial do valor da aposentadoria. Termos do fator previdenciário: idade do segurado, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida, função da idade segundo tabelas do IBGE. No caso de aposentadoria por idade e invalidez o fator previdenciário não é usado. Melhor na aposentadoria por idade somente se maior que 1. Na aposentadoria por tempo de contribuição é usado seja menor ou maior que 1 (estatisticamente é quase impossível que seja igual a 1). Na especial não é usado.
    Então, se maior ou menor que o auxílio-doença dependerá de uma série de fatores. Não sendo possível responder de forma taxativa sua pergunta.

    ?

    Clormes Zanin Quarta, 14 de novembro de 2007, 9h23min

    Grato Dr Eldo.
    Vamos esperar o que o INSS determina e se houver alguma discrepância relevante vamos recalcular e tomar as medidas cabíveis
    Att
    Clormes.