Olá pessoal,

Estou precisando de uma orientação. Comprei um caro financiado pelo um banco no total de 60 prestações, após dois meses com o veículo já paguei uma prestação e a segunda já está vencida. Devido a problemas particulares financeiros não estou mais podendo pagar estas prestações, a solução que vejo é devolver o carro , já vi que tem o Direito ao Arrependimento, só que o prazo para manifestação é de 7 dias da assinatura,então solicito orientação a vocês de como devo proceder para que resolva este problema.

Desde já Agradeço

Respostas

  • -1
    F

    Filipe Vieira Terça, 18 de dezembro de 2007, 7h05min

    Colega.

    Te aconselho a tentar propor ao Banco a Devolução Amigável do Bem.
    Muito provavelmente lhe serácobrado um valor chamado pelos bancos de "Saldo Remanescente" . Este, seria a diferença entre o valor do carro (que será vendido em leilão) e o valor total da dívida.

    Obviamente que não é uma simples entrega com isenção total do débito, visto que o bem (carro) somente seria (em caso de alienação fiduciária) uma garantia da dívida (que é muito maior do que o valor do bem, pois é acrescida de juros).

    Outra opção seria tentar vender esse bem (embora muito dificil) e TRANSFERINDO A DÍVIDA JUNTO AO BANCO.

    Atenção para não repassar esse bem à terceiro sem tranferir a dívida, É MUITO PERIGOSO!

    Att.
    Filipe Vieira
    "Hoje simples estagiário, mas ainda se lembrarão de mim."

    G

    givaldo Terça, 18 de dezembro de 2007, 9h11min

    Obrigado Filipe, pelo jeito acho que não vai ser fácil.

    Sucesso em sua vida

    S

    Simone Noronha Bezerra Quarta, 23 de janeiro de 2008, 13h12min

    Prezado Dr. Filipi,

    Meu marido tb está com um problema parecido com o do Sr. Givaldo. Comprou um carro em 09/2006, sempre pagando em dia, mas em 10/2007 resolveu devolver o carro à financeira. Foi informado que não precisaria mais pagar as mensalidades até o carro ser leiloado. Ocorre que foi negativado e está com o nome no Serasa até hj. Já ligamos pro banco e pro escritório de advocacia que fez o contrato de entrega amigável mas ninguém resolve. Vc acha que podemos ajuizar ação para ressarcimentos de todos os danos sofridos?
    Até hj não recebemos nenhuma notícia do carro nem de quando será feito o leilão.

    F

    Filipe Vieira Quinta, 24 de janeiro de 2008, 7h49min

    Cara colega Simone

    Primeiramente gostaria de esclarecer que AINDA não sou Dr., por isso dispenso qualquer tratamento diferenciado. Sou um reles estudante, que pretende um dia ser Dr.

    Com relação à sua pergunta, MUITO PROVAVELMENTE (a melhor forma de ter certeza seria a análise do "termo de devolução") a negativação do nome de seu esposo se dá pela cobrança do chamado SALDO REMANESCENTE.

    Trata-se de um valor apurado de uma simples forma. É abatido o valor arrecadado com a venda do bem (pelo leilão) do valor total da dívida (soma das parcelas).

    Sinceramente não entendo ser o caso de uma ação de reparação de danos. Isso pois existe um contrato (termo de devolução), neste certamente é tratado o assunto.

    PODE SER que se consiga a revisão deste contrato, visando a inexigibilidade da cobrança deste saldo remanescente.

    Importante salientar que é indispensável que se procure um profissional da área (advogado). Este certamente tomará as medidas cabíveis.

    Att.
    Filipe Vieira- 22 anos
    "Hoje um reles estagiário, mas ainda se lembrarão de mim!"

    J

    josé carnaúba de paiva Quinta, 24 de janeiro de 2008, 14h39min

    Com razão o filipe.. Futuro advogado de peso... Com certeza...

    No caso, a revisão contratual é a melhor saída, alegando cobrança excessiva, juros na forma de anatocismo, taxas indevidas.. Dentre outras nulidades berrantes que tais contratos carregam escondidas em seu bojo...... Aplicar o código do consumidor é medida imperativa no caso.....

    Veja que com a entrega do bem, deve ter recebido um termo ou recibo de entrega, que equivale à rescisão contratual com o banco...

    As parcelas a vencer terao de sofrer decréscimo devido a rescisão antes do vencimento......

    Procure um bom advogado e providencie a elaboração de um laudo contábil do contráto.. Ingresse com a açao.. E boa sorte... Paiva.

    D

    Divino Luiz Alves Feitosa Quarta, 21 de janeiro de 2009, 22h27min

    Perdi minha documentação em 2006, pouco tempo depois comecei a receber cobranças de diversas empresas, inclusive de um banco. Compraram um carro em meu nome, em janeiro de 2007 recebi a visita de um agente da policia dizendo q o carro foi apreendido, fui até o banco me informaram que o carro fora recolhido, porém continuo recebendo multas em meu nome, a divida foi a protesto, o detran diz q preciso de ordem judicial para bloquear o carro. Não sei onde está esse carro, consultando o detran via internet verifiquei q o IPVA 2008 foi pago parceladamente. Estão circulando com esse carro.O q devo fazer? por onde começar a resolver este problema??

    D

    DIEGO RAMALHO FREITAS_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 13h53min

    Olá Divino,

    Isso tem acontecido muito aqui em Brasília.
    Nesse caso o Sr. precisa contratar um advogado o primeiro passo seria entra com uma ação contra o banco que financiou o veículo sem sua assinatura.
    Na mesma ação o adv. poderá solicitar o bloqueio do carro e a retirada de toda as dívidas. O procedimento é simples.

    Boa Sorte !!!
    [email protected]

    S

    shirlley de sousa silva Sexta, 30 de janeiro de 2009, 20h38min

    estamos com o mesmo problema, queremos devolver o carro pois e uma bela lazanha...
    mas a concessionaria so tem carros muito acima dos valor do nosso (11.000 reais)
    demos uma entrada de 4.000.
    podemos simplesmente devolver o acrro desistindo do finaciamento e pegar a nossa entrada de volta?
    ja quitamos o ipva , 1 parcela e a tranferencia...
    mas o que nos importa é apenas a entrada?
    faltam menos de um mes pra acabar a garantia do carro!!!
    nos de um auxilio,nem estamos conseguindo dormir!!!

    V

    Vivian Patricia Sábado, 31 de janeiro de 2009, 13h37min

    Olá, A primeira atitude a se tomar com a perda de documentação é registrar um boletim de ocorrencia, para que nao configure má fé de sua parte, após esse ato, por terem efetuado compras em seu nome, vc deve entrar com uma ação de danos morais em face de todas as empresas que venderam e negativaram seu nome, mais especificamente nesse caso o (banco). Essa ação pode ser proposta por vc mesmo no juizado especial civel de sua cidade, o procedimeto e comparecer ao cartorio do juizado especial civel e narrar os fatos ao escrevente responsavel.
    Ou você tambem pode contratar um advogado, que pedira para retirar seu nome do rol de inadiplentes , bem como pleitara uma indenização por danos morais.

    espero ter ajudado,

    caso queira maiores informaçoes coloco-me a disposição

    [email protected]

    abraços boa sorte

    G

    gleice_1 Sábado, 31 de janeiro de 2009, 15h48min

    Olá.... Já tive alguns casos assim no meu escritorio.... e resolvidos assim:
    Envio uma notificação extrajudicial, informando o motivo em que o cliente não possui mais condições de arcar com o restante do financiamento, sempre com AR, e pedindo que entrem em contato comigo em ate 05 dias apos o recebimento do AR.
    Assim, para a financeira é mais facil a devolução logo, pois para logo venderem novamente, e entram em contato e fazem a rescisão, sem onus, porem ficam com a ou as parcelas pagas, q faz jus.... e se por acaso tiver pago o ipva e transferencia....
    Pelo menos, tenho resolvido assim...
    Espero que tenha ajudado....
    Até..

    N

    Neide Almeida Quinta, 26 de fevereiro de 2009, 20h54min

    Olá... O meu caso é que comprei um veículo, dei 50% do valor no ato da compra, e o restante financiei. Tenho 12 parcelas pagas e agora, estou desempregada e já estou com 2 parcelas em atraso. Gostaria de devolvê-lo ao Banco mas tenho dúvidas de como devo proceder.
    Será que eu perco tudo que paguei se o banco me tomar o carro de volta? Em que condições eles(o banco) podem fazer isso, já que tenho + de 50% desse bem pago?
    O que devo pedir nessa negociação? Será que terei o valor de volta de tudo que já paguei? e esse valor virá atualizado?
    Aguardo alguma orientação.
    Obrigada!

    G

    Guilherme Fernando Araujo Scarabelo Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 19h30min

    Oba está é minha area finalmente =]

    Bom gente eu trabalho com cobrança juridica de veículos, pois bem vamos la.

    Dependendo do banco em que você financiou o bem é interessante a famosa E.A. (entrega amigavel) mas com apenas dois meses de atraso sem duvidas restara o chamado "saldo remanescente" coisa que nosso diguinissimo colega Felipe ja esplicou, no entanto esperem (ué mais por que deveriamos esperar?) o banco trabalha com faixas de atraso que vão des da faixa A a faixa P a faixa P é considerada PERDAS onde o banco ja desistiu da possobilidade de conseguir algum valor pelo bem portanto ele acaba disponibilizando até 90% de desconto no valor original do veículo (é isso ae se você deve 10mil reais pagando mil você quita a divida).
    A E.A. pela maioria dos bancos so é liberada apartir da faixa C de atraso, antes disso eles apenas aceitam atualizar e muitas vezes refinanciar a faixa C seria mais ou menos uns 90 a 150 dias de atraso, portanto se você quer devolver o bem aconselho a ficar uns 5 mêses devendo (sei que não é muito ético) e depois fazer a entrega amigavel ou caso ache mais interessante continuar com o bem e ja atrasou algumas parcelas atrase mais isso mesmo atrase mais, aguarde a chegada na faixa P que seriam mais ou menos 350 dias de atraso e efetuem o pagamento do veiculo com discontos abisurdos.

    Mas existem ressalvas, quer aguardar a faixa P então se prepare para protestos, ameaças de apreenções do veículo, cobranças frequentes e alguns outros inconvenientes, mas muitas vezes está acaba sendo a saida de muitos.

    Se tiver alguma duvida deixe um post com o valor do montante financiado e para que banco fora financiado que posso deixar mais ou menos o valor que você iria pagar na faixa P.

    E pelo amor de Deus, nunca devolvam o veículo ao garagista poís o veículo deve ser devolvido ao BANCO ao a assesoria que o banco tiver contratado e também não deixem atrasar a documentação obrigatoria pois caso ela esteja atrasado se torna impossivel a E.A.

    G

    Guilherme Fernando Araujo Scarabelo Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 19h34min

    Neide infelizmente todo o valor ja pago do veiculo é perdido pois o veiculo sempre é vendido encima do valor que você ainda deve, não sobre o valor montante entao vamos supor seu carro era de R$ 40.000,00 a sra. pagou R$ 20.000,00 e resolveu devolver o veículo então o valor que o veículo sera leiloado sera provavelmente próximo a estes R$20.000,00 ainda devedores, portanto a sra. perde todo o dinheiro já aplicado.

    G

    Guilherme Fernando Araujo Scarabelo Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 19h36min

    E so mais uma dica, revisional do contrato é uma baita de uma furada, ja que o contrato ja está assinado e você teve o tempo para ler o contrato, na minha sincera opinião de quem trabalha na area, revisional é so para pagar honorários aos advogados pois em 80% dos casos a revisional é negada e o cliente acaba que opitando por um acordo com o banco.

    Ps: To me sentindo advogado do Diabo.

    E

    erica ferreira dos santos Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 20h56min

    filipe tudo bem vejo que voce tem ajudado bastante e peço a voce uma ajuda tambem...
    eu comprei uma moto financiada pela cifra finenceira,paguei duas parcelas depois deixei atrasar tres,pedi devoluçao amigavel mais ai resolovi ficar de novo com a moto e fiz um acordo financeiro de pagar 4 prestaçoes de 362,00 sendo essas quitativas de uma parcela atrasada e uma do mes assim nada ficaria para tras.paguei tres dessas parcelas na quarta por motivos pessoais eu nao ia poder quitar entao por volta do dia 18 de dezembro eu solicitei devoluçao amigavel outra vez.a pessoa que me atendeu disse que em 15 dias virian fazer vistoria e levariam a moto.eu esperei e nada.ai começaram a ligar na minha casa cobrando a divida sendo que a pessoa que me atendei disse que nao iria mais haver cobranças.todas as vezes eu dizia que tinha solicitado a devoluçao e continuaram ligando.alem de o meu nome esta no spc me causando assim transtornos.hoje dia 27 liguei outra vez e uma pessoa do setor juridico me disse que iria encaminhar meu pedido mais que la nao havia registro da central que eu tinha solicitado nada.so havia no escritorio pois esta em um grupo chamado nelson paschoalotto.eu te peço que me oriente pois estou com serios problemas financeiros e nao tenho condiçoes de pagar mais nada e como solicitei antes de janeiro nao vou pagar documentaçao...te peço ajuda juridica..
    muito obrigado desde ja!!!!!

    M

    margarida maria Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 21h05min

    por favor alguém me ajude1
    Comprei um0 carro financiado a uma semana. Quando fui fazer o seguro descobri que a porta foi arrombada e está danificada. Posso desfazer o negócio? Tenho direito de receber de volta o que dei de entrada , mais o dinheiro do seguro?

    M

    margarida maria Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 21h17min

    Em dois mil e seis dei de entrada meu carro na concessionaria por um mais novo.
    Porem, isso não foi documentado. Apenas tenho uma nota fiscal de compra num valor bem menor. O que ocorre é que a concessionária passou o carro para terceiro que não efetuou a transferencia. Recebo multas, ipva atrasado tudo no meu nome.
    Já mandei bloquear o carro e entrei com uma ação para obrigar a concessonária a transferir o veículo, porém já gastei 500,00 e o carro continua no meu nome. Acertei com o advogado o valor de 1000,00 pela notificação ao dono da concessionária, mas o tempo paasa e nada de transferencia. O que devo fazer? por favor me deem uma dica.
    Posso pedir indenização a concessionaria por danos morais?

    D

    Dra. Fox Sábado, 28 de fevereiro de 2009, 16h16min

    Dr. Guilherme... Meu problema é justamente esse! A empresa de cobransa disse que poderia fazer a entrega amigável mesmo o carro estando com o IPVA e multas em aberto. Porem me mandou uma documentação muito estranha para assinar.

    Mandou eu assinar e reconhecer firma de umas fichas, sendo que uma delas eu estou afirmando que "perdi" o CRV do veículo.
    O outro absurdo é que eu deveria deixar o carro num estacionamento no Centro do RJ pagar o estacionamento e entregar os documentos (Aqueles mentirosos) no escritório da tal financeira do outro lado da cidade.

    Achei tudo muito estranho, estou com 4 parcelas em atraso e realmente estão me dando descontos de de praticamente 100% sobre multas e juros. O Problema é que estou desempregada e não tenho como arrumar o dinheiro.

    M

    marcia_1 Segunda, 02 de março de 2009, 22h59min

    olá! comprei um carro financiado e gostaria de devolve-lo a concessionaria onde comprei, será que posso fazer isso e será que recebo de volta pelo menos o que já paguei?financiei em 60 x de R$500,00 e já paguei 12 prestações!obrigada

    G

    Guilherme Fernando Araujo Scarabelo Segunda, 09 de março de 2009, 13h21min

    Olha geralmente quando é assim, o cliente não tem um valor para pagar as custas a empresa pede as custas para o BANCO e o cliente fica insento das taxas de patio e multa, mais só quando são valores baixos até uns R$ 1000,00 tenta conversar sobre isso com eles, ja que pra acessoria é otimo uma E.A. ja que eles conseguem dar baixa de 100% do contrato, independente do valor que o carro for vendido, então tenta negociar isso com eles, tu devolve mas eles pagam as custas.