Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Juliano Morais
    16/01/2008 12:32

Bom, minha prima vivia em concubinato, ocorre que o companheiro dela faleceu e deixou uma filha. Ele não possuia nenhum bem, mas ocorre que ele deixou algumas jóias empenhadas na caixa econômica federeal. Agora ela ja deu entrada no seguro para quitar a divida. Porém informaram que ela deve pedir um ALvará Judicial para resgatar as jóis que ele havia penhorado. Gostaria de saber (sou advogado iniciante nesse ramo) se posso colocar apenas o nome dela na petição inicial (eles nao eram casados) ou devo colocar o nome da filha deles, representada pela mãe (minha prima, no caso) e se devo colocar a CEF o sujeito passivo a quem o juiz deve direcionar o alvará? Bom agradeço a quem puder me tirar estas dúvidas e se possível me enviar algum modelo para: vnmorais@hotmail.com, caso preferirem.
  2. Juliano Morais
    16/01/2008 15:34

ALGUÉM PODE AJUDAR?
  3. Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br
    16/01/2008 16:18

Usuário suspenso

Sem o pedido de modelo talves
  4. Juliano Morais
    17/01/2008 06:58

Sem problema, basta me tirar as dúvidas que fiz!!
  5. Juliano Morais
    17/01/2008 07:02

Me informaram lá na CEF que devo pedir este alvará para a Justiça Comum, mas tenho dúvidas porque o certo não seria para a Justiça Federal?
  6. Vanderley Muniz - advocaciamuniz@yahoo.com.br
    17/01/2008 07:24

Usuário suspenso

Pois bem:

Como ela vivia em concubinato, caso a união estável não tenha sido reconhecida oficialmente, o pleito deve ser feito pelas filhas representadas ou assistidas pela mãe.

Em pedido de alvará judicial não há polo passivo, portanto deve-se pleitear a devolução dos bens com o simples relato dos fatos e comprovante de quitação de dívida.

Como não se trata de ação contra a CEF pode-se fazê-lo no juizado comum.

O direito das herdeiras (filhas) deve ser providenciada prestação de contas, o MP acompanha o processo e exige a prestação.

Ou deposita-se o bem em juízo em nome das menores ou se o vende depositando o valor correspondente.

Boa sorte.
  7. Juliano Morais
    21/01/2008 14:38

Dr. Vanderley,

Os documentos que devem ir junto com o pedido de alvará é a certidão de nascimento da filha e o contrato de penho, apenas?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS