Certidão de casamento com averbação de separação e divorcio quanto tempo entre as duas??

eu e minha esposa agora ex. decidimos nos separar e colocamos os papeis no advogado em maio de 2007 para dar inicio na separação agora o juiz deu a sentença mas agora so pegamos a Certidão de casamento com averbação de separação o que eu gostaria de saber é que se ja posso me casar novamente ou preciso ter a Certidão de divorcio?e se preciso quanto tempo preciso esperar para pegar a Certidão de divorcio???? por favor alguem pode me explicar?muito obrigado manuel...mazrimac@yahoo.co.uk

Respostas

57

  • Raquel Amboni da Cunha

    Raquel Amboni da Cunha

    Funciona mais ou menos assim:

    Se o casal está separado de fato há mais de dois anos, pode dar entrada no "divórcio direto".
    Se porém, a separação de fato ainda não completou dois anos, então deverá dar entrada na separação judicial, como foi o caso presente.

    Com a decretação da separação judicial, após um ano já se pode dar entrada na "ação de divórcio".

    Lembre-se que, se não houver mais bens para partilhar, e se nao houver filhos menores, pode-se fazer o divórcio diretamente em cartório de títulos, através de advogado, por meio de uma escritura pública. É muito mais rápido o divórcio em Cartório. Basta juntar a documentação, entregar ao advogado que fará a petição, levar ao cartório, pagar a taxa cartorária, agendar um horário no cartório para a lavração da escritura, levar duas testemunhas e pronto. Aí, com a escritura pública de divórcio, basta levá-la ao Cartório de Registro Civil e fazer a averbação da Certidão de Casamento.
    Isso tudo pode levar apenas uns 15 dias, dependendo da disponibilidade da agenda do cartório.

  • francisca f  sousa

    francisca f sousa

    Eu estou me divorciando, gostaria de saber o seguinte, só quem pode pegar á averbaçao sou eu, ou outra pessoa pode tirar pra mim e mandar, porque para eu fazer isso tenho que viajar para outo Estado, e no momento estou com dificuldade

  • monica magalhaes

    monica magalhaes

    Eu também quero saber se outra pessoa pode buscar a certidao averbada de divorcio. O porcesso ja encerrou ha tres anos, e foi em outra cidade.

  • GLC

    GLC

    Qualquer pessoa poderá pegar a Certidão em Cartório. Mas para que seja feito isso é necessário que o Madando de Averbação já esteja nas mãos do escrivão ou a pessoa indicada leve até o Cartório.

  • Mayala

    Mayala

    Entrei com o processo de divórcio que já foi julgado, porém ainda não averbei na cidade onde casamos, ainda dá pra cancelar? Na verdade estamos juntos novamente e gostariamos de voltar ao casamento.

  • Paulabart

    Paulabart

    Quando me separei o que me deram foi a escritura do divórcio, e agora preciso da certidão averbada, como faço? É só ir ao cartório onde casei? e quanto tempo leva?

  • GLC

    GLC

    Terá que comparecer em Cartório para fazer averbação do divórcio. Dependendo do cartório pode sair até no mesmo dia ou dois.