Respostas

111

• lazaro albino da silva

tenho surdez profunda em um ouvido e severa em outro . e também sou aposentado e transplantado renal a 17 anos mesmo com tudo isso . andei vendo e parece que nao tenho direito de comprar um carro com descontos que outras enfermidades tem

• André M. Reis

Boa noite,

Sou portador de Colangite Esclerosante Primária (doença no fígado), faço acompanhamento no HC de Belo Horizonte desde 2006 e recentemente tive de ser inscrito na fila para um transplante hepático pois é o único tratamento para minha doença.

Gostaria de saber se teria direito a isenção de algum imposto (principalmente sobre veículos, seja novo ou usado). Ressalto q sempre trabalhei e estudei, porém recentemente fiquei desempregado.

Outra dúvida, em 2006 comprei uma motocicleta 0km e não solicitei isenção de nenhum imposto (se tiver direito a alguma isenção) poderia solicitá-la ainda?

Obrigado desde já.

• marcelo s.a.

bom dia Dr. Deonisio,

Dr. tenho um filho com 7 anos, ele nasceu com pés tortos congênito, fez já 2 cirurgias e esta sempre em tratamento, para a sua melhoria na qualidade de vida e vai sempre precisar de acompanhamento, além disso o tendão de um dos pés e curto, gostaria de saber se tenho direito a estas isenções de ipva ipi e o iof para compra de um veículo, mesmo ele sendo menor de idade (7 anos).

muito obrigado, aguardo ancioso a sua resposta.

• Mauro Eduardo Baptista de Souza

Boa Tarde Dr. Dionisio, eu sofri um enfarto agudo grave por dua vezes coloquei Stend no coração e tenho hirpertenção, eu tenho direito as isenções?

• Francisco José do Nascimento

Boa tarde Dr. Dionísio, eu sou doente renal crônico - cerca de 3 anos e meio - gostaria de saber quais as isenções tenho direito?

• Rosane Cordova

Dr. Dionisio

Meu filho tem hoje 15 anos, ele tem hidrocefalia congenita com duas derivações e estenose pulmonar leve,mas leva uma vida normal.
    Gostaria de saber se no caso dele posso pedir a isenção de impostos?

Obrigada pela atenção

• Marcelo_1

Boa Noite.

Minha mãe trata a 5 anos de Mal de Parkinson e neste período adquirimos um carro, no nome dela, através de financiamento, usado para servir na locomoção dela aos médicos e tudo o mais. Gostaria de saber quais impostos ela tem isenção, pela lei, de pleitear e se isso é retroativo, tanto os federais quantos os estaduais e como proceder para conseguir tais benefícios, se isto existir? Lembro que ela nunca tirou carteira de motorista e que sou eu quem leva ela a todos os locais, além disso sou procurador dela, com diretos plenos. Ah, além do Parkinson, agora diagnosticaram Mal de Alzheimer.

Agradeço antecipadamente a atenção!

Marcelo

• Cleanderson Pereira Prado

Caro Drº Dionisio

Minha esposa foi diagnostica com Lúpus eritematoso sistémico (LES) é uma doença crónica auto-imune que pode afectar vários órgãos do corpo, em especial a pele, as articulações, o sangue e os rins. O LES é uma doença crónica, o que significa que pode prolongar-se durante muito tempo. Auto-imune significa que é uma doença do sistema imunitário que, em vez de proteger o corpo das bactérias e dos vírus, ataca os tecidos do doente.
    Sistémico significa que afecta muitos órgãos do corpo. A palavra lúpus deriva da palavra latina para lobo e refere-se à característica erupção cutânea semelhante a uma borboleta que surge no rosto, recordando aos médicos as marcas brancas que existem no focinho de um lobo. Em grego, eritematoso significa vermelho, pelo que se refere à vermelhidão da erupção cutânea.
    O que se sabe é que o LES é uma doença auto-imune, em que o sistema imunitário perde a sua capacidade de distinguir entre um corpo estranho e os tecidos e células da própria pessoa. O sistema imunitário erra e produz auto-anticorpos que identificam as células normais da pessoa como corpos estranhos, eliminando-as de seguida.
    Então Dº o que acontece é que quando muda o tempo, ou a doença esta em atividade, ela tem muita dificuldade em caminhar, ou até escrever, pois acontece que acaba inchando todas as articulaçôes inpossibilitando-a de diridir, ou fazer movimentos pesados.Então.
    Gostaria de saber se ela se enquadra em alguma lei, quais impostos ela teria direito de desconto, pois no momento temos uma moto, e gostariamos de comprar um carro, pois quando a doença esta ativa, tenho que leva-lá ao trabalho que fica longe do meu serviço..
    Espero que o Drº possa nos ajudar, pois gastamos dinheiros com remédios e médicos!!!!!!

Desde já agradeço sua atenção

Ass: Cleanderson Pereira Prado

• Adriana Silva_1

Sr. Dionisio meu filho nasceu com espinha bifida sacral mas esta ótimo só sofreu perda de movimento nos pés fazemos fisio e hidroterapia com ele, esta em crescimento ótimo pois ele só tem um ano e oito meses, entao eu gostaria de saber se temos direito a isençao de algum imposto, ipva, iof, ipi, quais seria eles e se tenho como devo proceder...grata por sua atenção.

• paulo_1

Prezado Sr. Deonisio

Estive lendo sobre a isenção de impostos para pessoas que têm doenças amparadas pela Constituição de 1988 (jus.com.br/forum/). Meu pai tem 68 anos e já fez 3 cirurgias cardíacas de troca de válvula aorta que acabou ocasionando no implante de válvula aorta metálica, consequentemente meu pai é obrigado a ir ao cardiologista diversas vezes ao mês para fazer testes de coagulação sanguinea (TAP) e consultas para exames de rotina e avaliação do TAP. A minha pergunta é: meu pai tem direito a adquirir um veículo 0 Km com as isenções previstas na Contituição Federal de 1988 face às necessidades de locomoção que são necessárias para tratamento de doença descrita anteriormente ?

Atenciosamente,

Paulo Henrique

Rio de Janeiro