Olá! Alguém teria algum artigo, acórdão, etc, sobre a retificação de nome para retirada de sobrenome do ex-cônjuge após homologada a separação. Explicando melhor: a virago optou por continuar assinado o nome do varão após a separação consensual do casal. Hoje, quase 1 ano da separação ela tem interesse em voltar a assinar o nome de solteira. Para uma melhor fundamentação de futura Ação de Retificação de Registro Civil, gostaria de encontrar material jurídico que corroborasse o pedido.
Atenciosamente. Daniela

Respostas

3

  • 0
    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 30 de janeiro de 2008, 13h22min

    Desnecessario maiores fundamentos, para tanto basta desarquivar o feito e peticionar neste sentido, sendo o direito pleiteado hoje expresso em lei, digo, Código civil.

    Segundo o provérbio chinês:

    Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente

    Fui.

  • 0
    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quarta, 30 de janeiro de 2008, 13h25min

    Rssssss...fazia tempo que não via um comentário seu Antonio.

    Realmente basta desarquivar o processo e requerer modificação de cláusula em separação consensual, colhendo-se concordância da parte adversa já que a ação não é litigiosa.

    Fomos rsrsrsrs

  • 0
    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 30 de janeiro de 2008, 14h09min

    Brilhante criminalista, sempre que posso me posiciono, embora em área diversa. Como afima o provérbio chinês:

    "O burro nunca aprende,o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros."

    Embora não seja sabio, mas aprendo com sua experiência.

    Um cordial abraço do amigo, Antonio Gomes.

    Fui.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.