causa ganha contra inss

Boa tarde , desde já agradeço a todos que tem nós ajudado no forum. Consegui ganhar contra o inss na justiça federal de campinas, a Juiza deu 30 dias p/ eles restabelecer meu beneficio , foi cumprido tudo direitinho o prazo, só que tenho uma dúvida a Juiza disse no processo que depois de trâncito em julgado, expeça-se officio requisitório para pagamento dos atrasados, como não tenho advogado entrei sozinha, vi pelo site da justiça ferderal meu processo E no dia 18.12.2007 ESTÁ ESCRITO ISTO, REQUISIÇÃO DE PAGAMENTO DO VALOR DA CONDENAÇÃO RPV TOTAL- REQUISITADO P/ REq. Dalva proposta 1/2008 vçs sabem o que significa ? quanto tempo p/ eu receber estes atrasados? se puderem me ajudar agradeço grande abç p/ todos do forum.

Respostas

67

• DEONISIO ROCHA

DEONISIO ROCHA

Cara Dalva,

Esta requisição (RPV - Requisição de Pequeno Valor) é a ordem que o juiz transmite para o Tribunal requisitando o pagamento do valor a que a senhora tem direito, concedido pelo Juiz. Normalmente leva uns 30 dias ou até menos, para que a sra. receba o valor.
    É só o tempo do Tribunal preparar o depósito do valor em uma conta corrente que será aberta. Depois a senhora será comunicada de que o dinheiro está a disposição, comparecer a uma agência da CEF e receber o valor.

Abraços

Deonisio Rocha
    deonisio42@pop.com.br
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com/

• Maria das Dores

Maria das Dores

Aproveitando, Dr. Deonísio, uma pergunta. EU RECEBI ALTA, solicitei pedido de reconsideração, se for negado o PR, eu posso entrar com novo benefício, nesse caso, devo esquecer os atrasados? Ou se acionar uma ação, mesmo como novo pedido de benefício, tenho chances de receber esses salários pendentes? Obrigada pela orientação

• DEONISIO ROCHA

DEONISIO ROCHA

Cara Cici,

As altas do INSS hoje são programadas, ou seja, venceu o prazo do ultimo benefício eles darão alta independente da pessoas estas bem ou não. É uma determinação da cúpula do INSS e os próprios médicos mesmo não concordando, são obrigados a fazer o que Brasília determinou.
    Se a Sra. Fez um PR e foi negado, nem tente fazer outro que eles negarão novamente. O negócio é procurar um advogado especializado nesta área e entrar logo com a ação na justiça federal.
    Pelo que sei, o único estado em que a situação é mais delicada, porque demora muito o resultado do laudo médico, é o Estado de São Paulo pq a perícia é feita pelos ISMESC. Em outros Estados não ouça as mesmas queixas.
    Se a sra. Entrar com a ação na justiça vai receber os atrasados desde a data da interrupção (alta) que a sra recebeu do INSS. Aqui em SC conseguimos os atrasados e restabelecer o benefício em cerca de 8 meses.

Boa Sorte.

Abraços.

Deonisio Rocha
    deonisio42@pop.com.br

• simone_1

simone_1

Dr. Deonisio gostaria de obter sua orientaçao. Tenho 20 anos recebo pensao por morte de meu pai, ex funcionario da RFFSA. Gostaria de saber se tenho direito a pensao permanente por ser filha solteira ,ao me tornar maior de 21. Em qual Lei posso me apoiar e q/ procedimento devo tomar. Obrigada pela ajuda. Um abraço.

• paulino g.

paulino g.

Dalva, a título de curiosidade, por quanto tempo ficou tramitando na justiça até o ganho da causa?
    É que Ajuizei em 25/10/2007, uma ação contra o INSS no TRF3a região em 1a instância para manutenção de auxílio doença.
    Não sei o tempo que leva, mas estou aguardando a primeira fase do processo.
    Grato.

• Funcho

Funcho

Dalva maria,

A senhora já pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e vá diretamente no caixa, munida de seus documentos, indague sobre RPV em seu nome.

• DEONISIO ROCHA

DEONISIO ROCHA

Cara Simone,

Dr. Deonisio gostaria de obter sua orientaçao. Tenho 20 anos recebo pensao por morte de meu pai, ex funcionario da RFFSA. Gostaria de saber se tenho direito a pensao permanente por ser filha solteira, ao me tornar maior de 21. Em qual Lei posso me apoiar e q/ procedimento devo tomar. Obrigada pela ajuda. Um abraço.

O benefício deixa de ser pago quando o pensionista morre, quando se emancipa ou completa 21 anos (no caso de filhos ou irmãos do segurado) ou quando acaba a invalidez (no caso de pensionista inválido).

De acordo com a Instrução Normativa/INSS/DC nº 96 de 23/10/2003, o irmão ou o filho maior inválido fará jus à pensão, desde que a invalidez concluída mediante exame médico pericial seja anterior à data do óbito do segurado, e o requerente não tenha se emancipado até a data da invalidez.

Por ser solteira, não existe a pensão vitalícia, paga para algumas categorias como militares, p.ex.

Existe a possibilidade de vc continuar recebendo a pensão até 24 anos, se comprovar perante o INSS que está frequentando a Universidade ou Curso Superior.

Abraços

Deonisio Rocha
    deonisio42@pop.com.br

• Cleo_1

Cleo_1

Dr. Deonisio,

Estou enfretando um problemão, veja se pode me ajudar. Meu beneficio de acidente de trabalho cessou em 01/10/2007, como fui reprovado nas pericias, entrei com processo contra o INSS, tendo liminar despachada pela Juiza em 19/11/2007, solicitando a reabilitação do beneficio. O beneficio foi reativado em 11/05/2008, ficou uma lacuna, ou seja, o periodo de 02/10/2007 a 10/04/2008, em que não recebí. Como faço para receber tais atrasados? tenho que entrar com um novo processo?

Atenciosamente,
    Cleosmaque Leite

• DEONISIO ROCHA

DEONISIO ROCHA

Vc teria que ter feito o pedido nesta ação. Se foi reabilitada, deveriam ter pago os atrasados desde a época em que foi cortado o benefício.
    Creio que não tenha havido pedido, senão o juiz teria concedido. Ou talvez tenha concedido mas ainda não tenha sido pago através de RPV. Precisaria ver a liminar para ver se houve a concessão.

Abraços

Deonisio Rocha
    deonisio42@pop.com.br

• MARIA AURIZELIA DA CUNHA

MARIA AURIZELIA DA CUNHA

Meu beneficio foi cortado e apos requerer novo beneficio e negado, constitui um advogado, mas a pericia federal deu laudo desfavorável, e agora será que o juiz também vai proceder da mesma forma?