Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Adriana Maria Machado
    06/02/2008 08:59

    Minha avó invadiu um terreno a cinquenta anos atráz,então com a morte dela,todos os seus herdeiros de direito venderam suas partes para terceiros,então eu e meu marido compramos todas as partes vendidas.Como faço para legalizar esse terreno.
  2. Larissa_1
    04/12/2008 20:16

    oi! eu comprei um terreno de posse, mas fiz um contrato particular de promessa de cessão de direitos e transferência de direitos possessórios, posso perder o terreno ou posso considerar meu e conseguir legalizalo?
  3. EDUARDO DAVID
    16/02/2009 18:54

    Comecei a construir em 1999. E me casei 2003..Tenho telefone e luz no meu nome...Como faço para legalizar o terreno?Posso pagar o carne do iptu mesmo estando em nome de outra pessoa?
  4. Joana Darc Vitória da Silvac Vitória da Silva
    20/02/2009 11:10

    Quais são as conseqüências de adquirir imóvel cuja posse ainda não foi efetivada pela prefeitura?
  5. Carlos Leite
    20/02/2009 11:16

    Dna. Adriana Maria Machado | Rio de Janeiro/RJ. Desde quando a Sra. reside no Imóvel?
  6. Carlos Leite
    20/02/2009 11:21

    Dna. Larissa_1 | SUZANO/SP, de quem a Sra. comprou, esse vendedor ainda está vivo?
    Sr. EDUARDO DAVID | DUQUE DE CAXIAS/RJ: O sr. DEVE pagar o IPTU, e, como tem tudo no seu nome, paça USUCAPIÃO na Justiça, procure um Advogado.
  7. Kellen Marques
    29/03/2009 22:54

    oi! eu sou possário de um terreno, mas fiz um contrato particular de promessa de cessão de direitos e transferência de direitos possessórios, posso perder o terreno ou posso considerar meu e conseguir legalizalo? Quando construi nele para mimmorar ele estava todo atrasado,iptu,tinha tres adverencia por falta de limpeza e onze anos sem pagar iptu.gostaria de saber como faço para resolver essa situação.Obrigado!
  8. Carlos Leite
    30/03/2009 08:37

    Sra. Kellen, caso a Sra. ainda tenha contato com o antigo vendedor é só comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade jnto com ele a fazer uma Escritura Pública de Venda e Compra. Caso não saiba mais aonde le se encontra, peça Usucapião do Imóvel, procure um Advogado e boa sorte!
  9. Kellen Marques
    30/03/2009 11:54

    Olá gostaria de saber como faço para pedir usocapião de um terreno,cujo eu entrei nele paguei todos impostos e a onze anos o propietário nunca apareceu estava abandonado,minha dúvia é o seguinte como faço para escriturar ele em meu nome,porque eu já tenho uma escritura pública de venda e compra da pessoa que me indicou o terreno par mim morar e paguei os onze ano de iptu atrazado regularizei ele,mas estou com dúvidas quanto a isso.Oque faço diante dessa situação?Obrigado pelas opiniões!
  10. elizabeth dos santos alves
    25/05/2009 21:32 | editado

    oi , minha bisavó ganhou um terreno, nele ela teve três filhos dentre eles ,leda minha avó paterna ,todos moravam no terreno , após óbito da minha bisa, também da minha avó ; meu pai morou com sua tia , meus tios e primos no terreno tambem`construiram, meu pai se casou e separou de minha mãe ,já separados em 1993 minha foi convidada pela tia dele a construir no terreno pois moravamos de aluguel;sendo um imovel de 2 andares , no primeiro andar seria a casa da minha mãe ; no segundo o genro de lizete ; a mão de obra era deste genro e o material de construção da minha mãe, em 2000 a obra parou por ambas as partes por questões financeiras , e assim até 15 dias atras que lizete deu a construçõa para um primo meu sem fazer acordo com minha mãe ,alegando que nós não temos direito, sendo meu pai neto de quem recebeu o terreno isso é correto? não existe documentação do terreno o que faço? aqui temos uma associação de moradores onde foi feita uma posse mediante apresentação de notos fiscais,a casa esta em ponto de lage meu primo não chegou a construir nada,mediante ao documento da associação essa tia relatou ter entrado com pedido de certidão do terreno só para ela e seus herdeiros tirando o direito do restante da família isso é possi´vel?, disse que o processo está a 10anos e ninguém da família sabia ,mas falou que ainda não consegui e que um oficial de justiça iria vir ao terreno dar posse a quem mora mas estou desesperada porque a obra está inacabada , tenho medo deles colocarem no nome deles e meus pais fiquem sem direitos ,já que os mesmo estão atualmente casados e morando de aluguel, o meu primo não quer retirar o material do imovel, issso é invasão? gente estou precisando muito de uma orientação desde agradeço elizabeth santos
  11. Sergio
    15/06/2009 14:02

    A Minha mãe já mora em um terreno a mais de 30 anos mas outras pessoas que moran no outra parte do terreno queren tomar o terreno dela pelo simples fato que eles pagaran o IPTU do terreno , e o contrato de compara em venda esta no nome de outra pessoa que e parente das pessoas que queren tomar o terreno da minha mãe , o único documento que minha mãe tem para comprovar que ela mora lá e só a conta de água ( Sabesp) .
    Será que a minha mão tem alguma chance de ficar com a parte do terreno que ela esta morando ?
  12. Venus Cardoso Campos
    23/06/2009 03:58

    Gostaria de obter resposta para minha dúvida. Estou de posse da chave de um apto. frente ao meu há 15 anos e ninguém aparece, já que é um espólio e a viúva ninguém sabe. A chave me foi dada pelo advogado da imobiliária através da qual o imóvel era alugado. O apto não consta mais dos computadores da mesma. Nem o advogado é mais encontrado. Cabe aí a usucapião? Como proceder?
    Meu marido pagou as taxas de incêndio 2006, 2007, 2008, 2009. O iptu é isento. Que taxas mais terei de pagar e qual o caminho que devo seguir para ter a posse legal deste imóvel (qto, s,c, b). O apto. está se deteriorando e pode-se dizer que só tem as paredes. Uso para estender roupa e coloquei alguns pertences meus lá. Procuro cuidar como posso, lavando, varrendo, abrindo as janelas para o sol entrar. Existem contas de água e luz atrazadas que pretendo pagar. E depois o que faço? Quero esclarecer que sou uma usuária e não uma profissional da justiça. Obrigada pela atenção.
    Por favor, srs. advogados, me ajudem.
  13. igor da silva
    08/12/2009 18:18 | editado

    oi amigos gostaria de saber como faço , no caso do meu terreno que é no morro

    ele esta com o IPTU isento , e foi desmembrado a parte que me pertence , não tem ninguém que confronte comigo o mesmo , sabem que eu comprei do senhor que ja morava nele a mais de 40 anos e estava usucapindo o terreno , quando ele me vendeu me passou um documento registrado na associação de moradores , como testemunha assinou o presidente da associação , sendo que não deu tempo de registrar em cartório o documento do antigo dono passando o terreno pra min, por que ele faleceu , possuo a planta desmembrada do terreno original da prefeitura , o tal documento , e registro na associação de moradores como dono .

    pergunta-se , qual medida devo tomar diante do estado pra que este venha ser meu legalmente ?
  14. Carlos Leite
    10/12/2009 12:21

    Desde quando o senhor detém a posse do imóvel e qual o documento que o tem?
  15. Anna-
    10/12/2009 12:35

    Carlos Leite,

    tenho dúvida no seguinte caso:

    A era inquilina de B, que pretendia desocupar o imóvel locado, procurou C e informou que estaria desocupando o imóvel, efetuara algumas benfeitorias no local e pretendia vender essas, já que é imóvel comercial. C se interessou pelo negócio, e disse ter interesse, A informou telefone de B para concluir a transação, fizeram contrato de compra e venda de benfeitorias (com anuência de B), bem como o de locação entre C e B. Passados alguns meses B descobre q o imóvel não pertencia a B, que lhe foi apenas concedido autorização para ocupação, pois é terra da União.
    O que fazer?
    Se puder opinar
    Grato

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS