Cálculo do Adicional de Periculosidade

Wekisilley Pereira Gonçalves perguntou Quinta, 21 de fevereiro de 2008, 22h14min

De acordo com a CLT (Decreto-Lei n° 5452/43), artigo Art . 193, paragrafo primeiro: § 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

Dúvida: O cálculo do adicional de periculosidade (30%) é sobre o salário básico, ou sobre a remuneração=salário total (menos as gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa). Pergunto isso por que eu acho que juridicamente os adicionais de trabalho noturno e de turno de revezamento (LEI Nº 5.811/72) não são considerados nem gratificações, nem prêmios, nem participações nos lucros da empresa.

Outra informação que encontrei na internet foi que: na primeira parte da Súmula nº 191 do TST: “o adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais”. A súmula observa a exceção prevista na Lei nº 7369 de 1985, que estabelece base de cálculo mais abrangente (sobre a remuneração) para a definição do adicional de insalubridade devido aos eletricitários.

Visto isto, quero que vcs tirem minha dúvida se um empregado (que não é eletricista) que tem constituido no salario total=remuneração (=salario básico+adicional de trabalho noturno+adicional de turno ininterrupto de revezamento+outros adicionais dados pela empresa+adicional de periculosidade). Terá este adicional de periculosidade (30%) incidido apenas sobre o salario básico como diz a sumula do TST, ou pela remuneração menos as gratificações, prêmios e participações no lucro da empresa como diz a CLT (OBS: ninguém, teoricamento, pode prejudicar os trabalhadores retirando benefícios que estejam na CLT?)?????

Respostas

0