ANSIEDADE E DEPRESSÃO - Auxílio doença

Olá a todos.

Gostaria que vcs me tirassem uma dúvida...

Estou afastado do trabalho e com auxílio-doença há 6 anos. Na última perícia, recebi 2 anos de auxílio, e agora em Março farei uma nova perícia. Meu problema é psiquiátrico, possuo o CID F41.2 - Transtorno misto ansioso-depressivo. Meu psiquiatra me fornece sempre seu laudo informando a impossibilidade laborativa, mas estou muito receoso que o INSS venha a me dar alta na próxima perícia, pois fui informado de um documento para condutas em casos mentais, o qual li e praticamente todas as doenças, inclusive o meu caso, são tratadas com descaso e consideradas totalmente laborativas, ou seja, em todas o INSS estipula uma espécie de "prazo", depois do qual o indivíduo TEM que estar apto a trabalhar. Isso não é uma falta de consideração? Existem prazos agora para pessoas com transtornos mentais se curarem?

Por favor, me esclareçam os meus direitos. Grato.

Respostas

200

  • paulino g.

    Marcelo, tenho um conhecido com patologia idêntica ao seu caso que está aposentado por invalidez há um ano e meio.
    No seu caso, afastado há seis anos sem melhora do quadro, já deveria estar aposentado por invalidez!
    Gostaria da opinião do Sr. Eldo.

  • MC

    Obrigado pela resposta, Paulino.

    Qto mais pessoas participarem e opinarem, melhor... Seu de meus direitos, mas o problema é que o INSS não parece saber, pelo menos pelos relatos que acompanho frequentemente.

  • MC

    Olá,

    Mudei o título do tópico para conter a descrição da doença ao invés do CID, para facilitar a tds. Por favor, dêem suas opiniões, principalmente quem tiver situações semelhantes.

    Grato a tds, fiquem com Jesus.

  • MC

    Pessoal,

    É verdade que o INSS vai parar no fim de março? Tenho perícia marcada para o dia 17/03, e, pelo que estou sabendo, eles só divulgam o resultado agora por carta, para torturar ainda mais... Como ficará a minha situação se eles entrarem em greve mesmo? Como saberei do resultado?

    Grato a tds, fiquem com Jesus.

  • Patricia Costa

    Marcelo me ajude tbm !!

    Meu psiquiatra me afastou por 90 dias com f41.2, f43 e mais um que não consegui decifrar a letra.

    Porém ainda não marquei perícia, pois vou passar no meu antigo psiquiatra e pedir laudo, além do meu gastro, pois tenho S.I.I.e pangastrite, além de R.G.E.

    Me disseram para levar todos os laudos e rezar muito, pois os peritos tratam com o maior descaso pessoas que alegam propblemas dessa ordem.

    Por gentileza me conte como é ser periciado, eles perguntam, conversam ou só olham pra tua cara ee dão alta ??

    Estou muito preocupada, pois meu ultimo trabalho era em call center e só fiquei um mês e fiquei mto ruim, mas isso como vc deve saber não vem de agora, será que vão me compreender ??

    Que laudos vc levou ??

  • paulino g.

    Patrícia, pelo fato de você passar pela primeira vez na perícia médica, como segurado da previdência, aconselho-a consultar um advogado previdenciário, ou munir-se exames recentes, receituários e laudo médico recente do psiquiatra com todos os Cids, antes do agendamento da perícia.
    Boa sorte.

  • MC

    Patricia,

    Estou afastado já há 6 anos, como vc deve ter lido. Na agência onde realizo as perícias, já fui tratado de todas as formas: alguns com descaso, alguns conversam sobre como era o trabalho que eu realizava (sou engenheiro de sistemas), outros sobre como eu me sinto com a doença, e outros praticamente só olham o laudo do psiquiatra e nem conversam. Outros são grosseiros, já me perguntaram até se eu babava ou se já fui internado como louco!! Como se ansiedade e depressão precisassem deixar vc louco para receber do INSS... É benefício por incapacidade ou por ser um vegetal?? Bom, até hoje, sempre consegui renovar o benefício, graças a Deus. Mas cada perito é um perito, cada agência é uma agência, e por aí vai...

    Qto ao laudo, só levo o que o meu psiquiatra me dá, atestando o CID F41.2, que deve ser bem parecido com o seu... Não levo receitas azuis, pois elas não têm 2a via, como as brancas controladas. Essas eu levo, além de levar os medicamentos, pois estão sempre comigo mesmo, já que nunca sei qdo precisarei de tomá-los...

    Espero que vc encontre um perito honesto e ético, e que consiga o seu benefício.

    Boa sorte e vá com Deus.

  • joão francisco dos santos

    Estou tão indignado e descrente, que só deus para nos livrar desses imbecis e dos politicos corruptos dessa merda de pais

  • paulino g.

    Marcelo, tenho um conhecido recebendo o auxílio doença com laudo do psiquiatra com cid 41,2 também e o perito, na ultima vez, concedeu benefício por seis meses.
    Você costuma passar por perícia da mesma agência? As concessões em número de meses são iguais ou são diferentes? Dependem do perito?
    Grato.