No dia 07/02/2008, inicia meu trabalho como instrutora em uma escola de Inglês. Conforme a coordenadora, eu trabalharia no período de 3 meses como experiência. Não foi assinado nenhum contrato, mas a empresa ficou com a minha carteira de trabalho. No dia 06/03/2008, por motivos pessoais, avisei a empresa que não poderia mais continuar no cargo a partir daquele momento. Ainda não recebi o primeiro pagamento, fui avisada que será descontada uma multa neste. Gostaria de saber como proceder e quais são meus direitos.

Respostas

3

• 0
    J

José Roberto Apparecido Segunda, 10 de março de 2008, 7h49min

Maria, sua admissão ocorreu em 07/02/08, na qualidade de instrutora em uma escola de inglês, segundo sua narrativa, sem a devida anotação contratual em sua CTPS.

No dia 06/03/08, solicitou o rompimento do pacto laboral, sem contudo, cumprir com o aviso prévio a que estava adstrita.

A legislação consolidada em especial o art.480, ou seja, o empregador pode exigir que o empregado trabalhe no periodo correspondente ao aviso prévio, ou a aplicação da devolução dos valores relativos.

Contudo, a empresa, primeiramente, não cumpria com a mais elementar obrigação, qual seja, o registro contratual em sua CTPS, porém, quer exigir do empregado o fiel cumprimento de disposição consolidado.

Com a devida venia, a empregadora está pautando por uma tomada de medida no minimo esdrúxula, para o empregado os rigores da lei, para si, nada.

Razão pela qual, deve a Maria entrar em contato com a empresa na tentativa de uma conciliação e o recebimento dos valores salariais, caso contrário, ingressar em juizo pleiteando seus direitos.

• 0
    M

Maria_1 Quarta, 12 de março de 2008, 13h42min

Primeiramente, obrigado!
    Hoje, 12/03/08, entrei em contato com a empresa para saber quando eu deveria retornar lá para receber meus direitos e minha carteira, sendo que, na segunda-feira 10/03/08 eu entreguei minha carta de demissão e atestado médico. Porém, fui informada que levará 10 dias para que tudo seja processado.
    Isso é correto?
    Um outro problema , não há nada assinado, mesmo que a empresa tenha assinado minha carteira como período de experiência, esta não me informou nada.
    oBS: A CTPS foi entregue no dia 08/02/08, há mais de um mês atrás, e até hoje não retornou.

• 0
    E

EZYLENNA Quarta, 05 de janeiro de 2011, 11h05min

Pedi demissao de uma empresa o contrato começava em 01/12/2010 e finalizava em 30/12/2010... No dia 21/12/2010 fiz um documento a mao pedindo demissao por doença tenho problemas nos rins e nao podia mais carregar fardos de refri e cerveja (q nao estava especificado no contrato, nem limpéza de loja e mto menos operador de caixa), a minha recisao veio zerada... Tenho 425,60 (salario de 21 dias), 65,87 (ferias prop.), 21,96 (1/3 salario s/ferias), 13,20 (salario familia), 109,61 (hrs extras), 127,68 (adicional periculoidade), 60,11 (insuf. Saldo ), 21,08 (desc semanal remunerado), totalizando 845,11 e de descontos 54,71 (previdencia) e 790,40 (aviso previo des.Res.) resumindo minha recisao veio zerada...Agradeceria se alguem pudesse me dar uma orientação...Obrigado

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Receba os artigos do Jus no seu e-mail

Encontre um advogado na sua região