V

    Vanderley Muniz - [email protected] Segunda, 10 de março de 2008, 9h17min

    Incompatibilidade absoluta, em ambas as ordenações.

    M

    Michell Segunda, 10 de março de 2008, 10h50min

    Muito obrigado, VanderLey Muniz.

    F

    Francisco Florisval Freire Segunda, 10 de março de 2008, 11h16min

    O Policial, caso pudesse, se corromperia à vontade, sob o pretexto de que estava exercendo a advocacia naquele momento, ou seja, prenderia como policial e soltaria como advogado, mas cobraria por esse serviço. Como saber se se corrompeu ou se estava simplesmente exercendo a profissão de advogado?! Talvez seja essa a razão da incompatibilidade!

    F

    Frederico Maia Sexta, 14 de março de 2008, 12h13min

    tenho uma dúvida dsobre essa discussão. Um policial militar da reserva é impedido de registrar-se na OAB? a minha dúvida é porque estando na reserva continuaria sendo militar.

    F

    Funcho Sexta, 14 de março de 2008, 17h38min

    Frederico e Michell,

    o Vandeley deu a resposta.
    Todos nós trabalhamos para o mesmo fim: a Justiça. Isto basta!

    R

    Ramiro L.S.Saraiva Sábado, 15 de março de 2008, 10h43min

    Michell,é vedado ao policial Militar advogar pois sua função é dedicação exclusiva ao serviço,isto posto entendo que na área de direito trabaslhista,civil,administrativo,ambiental,empresarial e constitucional,o militar poderia advogar pois não envolve com prisões efetivamente pois as prisões civis,envolve depositario infiel que ja caiu por terra para alguns jurista e direito de familia com a autorização ou melhor com mandado de prisão do juiz,falta uma legislação especifica para o caso pois antes da CFB 1988,o defensor público podia advogar e o procurador da república também,os entraves existe pois a nossa cultura é luzitana e não evoluimos nesse asspecto pois entendo que fere principios constitucionais e até tratado internacional pois a OIT garante o exercicio de qualquer profissão assim como a nossa CFB,falta um parlamentar ter boa vontade e libera o exercicio dessa profissão que é primordial a justiça o Brasil é atrasado nesse aspecto visto que,o policial reformado pode advogar e o que muda nesse contesto é apenas o não exercicio de sua profissão ativa mais continua sedo policial e continua podendo prender,não enxergo a diferença pois é policial do mesmo jeito apenas não usa a farda.ocorre a incoerência nesse aspecto,muitos policiais comentão que ao exercer a função de advogado ganharia um rendimento superior a um coronel,causando também um dos intravés para advogar, a questão na verdade é a falta de um representante militar no congresso para legislar a favor da inclusão do militar na advocacia.Entendo que o militar pode sim advogar sem problemas nas áreas mencionadas, e sem dúvida alguma e um direito constitucional e um direito também do tratado internacional da OIT,pois o estatuto da OAB e do Militares estão ferindo norma costitucional e do tratado pois o Brasil é signatário da OIT.

    O

    otaciano coimbra da rocha Sábado, 15 de março de 2008, 11h35min

    Existem profissões que são de caráter exclusivo, ou seja, o elemento não podem ter outra atividade. É o caso do militar que está à disposição 24 horas por dia. Isso se chama exclusividade. Por isso não pooooode,

    F

    Frederico Maia Segunda, 17 de março de 2008, 12h07min

    A minha dúvida é porque aqui em Brasília quando aposenta o termo usado não é reformar e sim reserva remunerada onde para o comando geral ainda é considerado militar.

    R

    Rafael Pereira de Albuquerque. Terça, 18 de março de 2008, 15h54min

    Mas pode impetrar habeas corpus.

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Terça, 18 de março de 2008, 15h57min

    "habeas corpus" só, e tão somente, quando há impecilho para a liberdade de locomoção.

    Não me parece que o consulente esteja ameaçado de prisão por não poder exercer a advocacia.

    R

    Rafael Pereira de Albuquerque. Terça, 18 de março de 2008, 16h00min

    Quero dizer que policial também pode impetrar habeas corpus. Sem impedimentos.

    Boa noite.

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Terça, 18 de março de 2008, 16h01min

    Sim e tão somente quando há abusivo prejuízo para a liberdade individual., não é o caso em consulta.

    R

    Ramiro L.S.Saraiva Terça, 18 de março de 2008, 16h48min

    Frederico Maia, são duas as situações em que o Militar pode ficar até se aposentar definitivo;na primeira situação ele aposentando aos trinta anos de efetivo de serviço ou averbando tempo para completar os trinta anos ,este vai para a reserva remunerada podendo voltar ao serviço ativo a qualquer momento dependendo do interesse da PM,ficando nessa situação até os sessenta anos de idade, quando o militar passa para a reforma sendo que não podera volta mais ao serviço ativo.um abraço.

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Terça, 18 de março de 2008, 16h53min

    aceita críticas Ramiro? em termos de língua potuguesa? se sim estou disponível...se não respeito sua posição.

    abraços em Cristo!!!

    F

    Frederico Maia Terça, 18 de março de 2008, 17h26min

    Ramiro, é exatamente isso.
    na reserva remunerada o militar pode advogar ou permanece impedido apesar de não estar na ativa. É necessário aguardar a reforma?

    R

    Ramiro L.S.Saraiva Terça, 18 de março de 2008, 18h18min

    Vanderley Muniz,em primeiro lugar a língua é a portuguesa com r e não potuguesa como você escreveu, e a minha missão no site juridico e de ajudar tanto os leigos em direito como os operadores do direito,isto posto entendo que você tem vários recursos no computador para corrigir,sendo de livre arbitrio a sua correção de texto , podendo escrever como vc é você no sms tc é teclar,pois o objetivo do site é de ajudar e esclarecer aos interessados em direito,detesto criticas pois são sempre destrutivas e utilizadas para desdenha e humilhar as pessoas;faço Mestrado e o tempo que me sobra entro no site para ajudar,espero que retire o que digitou pois seu objetivo é a língua portuguesa mais com o r depois do po,vai procurar seus amigos ,pois apenas o professor Pasquale Cipro neto e o Doutor Aurélio Buarque de hollanda ,pode corrigir alguém em matéria de língua portuguesa nesse país,vai orar ou rezar,me deixa em paz e não quero respostas pois vc me ofendeu,não pretendo voltar a ter o dissabor de ver meu nome citado por você no jus navigandi,Vanderley Muniz ,pois o respeito cabe em qualquer lugar,posto que sou apenas um Mestrando em direito tentando ajudar as pessoas ;entendo que apenas os dois professores acima citado sabem a língua portuguesa correta,e aprenda em momento algum tente ofender as pessoas seja mais humilde na sua vida com a familia ou em tudo que for fazer ou falar, e ponto final.

    M

    Miguel Sobrinho Terça, 18 de março de 2008, 18h20min

    Processo
    HC 44085 / RJ
    HABEAS CORPUS
    Relator(a)
    Ministro NILSON NAVES (361)
    Órgão Julgador
    T6 - SEXTA TURMA
    Data do Julgamento
    Data da Publicação/Fonte
    DJ 15.05.2006 p. 293
    Ementa
    Militar (da reserva). Advocacia (atividade). Disciplina (militar).
    Inviolabilidade (advogado). Habeas corpus (cabimento).
    1. Os membros das Forças Armadas estão sujeitos, é claro, à
    hierarquia e à disciplina militares.
    2. Todavia o militar da reserva remunerada no exercício da profissão
    de advogado há de estar protegido pela inviolabilidade a que se
    referem os arts. 133 da Constituição e 2º, §§ 2º e 3º, do Estatuto
    da Advocacia (Lei nº 8.906, de 1994).
    3. A imunidade, é bem verdade, não é ampla nem é absoluta. Protege,
    isto sim, os razoáveis atos e as razoáveis manifestações no salutar
    exercício da profissão.
    4. Há ilegalidade ou abuso de poder ao se pretender punir
    administrativamente o militar que, no exercício da profissão de
    advogado, praticou atos e fez manifestações, num e noutro caso, sem
    excesso de linguagem nas petições por ele assinadas.
    5. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão,
    bem como o advogado é inviolável por seus atos e manifestações no
    exercício da profissão.
    6. Habeas corpus deferido a fim de se determinar o trancamento da
    sindicância.

    R

    Ramiro L.S.Saraiva Terça, 18 de março de 2008, 18h36min

    Frederico Maia,tanto o militar da reserva quanto o reformado podem advogar,o militar da reserva pode ficar impedido de advogar pela OAB,no caso de seu retorno ao serviço ativo.um abraço.

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quarta, 19 de março de 2008, 5h59min

    Parabens Ramiro por sua humildade e respeito.

    Sua resposta jurídica, no entanto, está dentro daquilo que penso.

    e, de novo,

    abraços em Cristo!!!

    rocio macedo pinto

    rocio macedo pinto Quarta, 19 de março de 2008, 8h26min

    Na Paz de Deus.
    Meu caro, leia o estatuto dos advogados e vossa senhoria saberá o motivo!
    Abraços.
    2S Rocio Reserva FAB