Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Thiago Arrais
    19/03/2008 07:53

    Caros, colegas
    gostaria de saber a opniao de vocês a respeito desse teama abaixo:

    Direferenciar Povo de população, emitindo opiniao, pensamentos e corrente sociologica para a formação do Esrado. Com favorecimento nas teorias contratualistas, com base no artigo 40 do codigo civil.
    desde ja agradeço a compreensao de todos.
  2. Rodrigo estudante
    18/04/2008 20:47

    caro amigo thiago,quando falamos de povo,tratamos do conjunto de individuosque atravésde um momento juridico,se unem para constituiro estadoestabelecendo com este um vinculo juridico de carater permanente .........população- nada mais é que expressão numerica que abrange o numero de pessoas que vivem dentro de um estado ou que nele estejam temporariamente,nesse caso podemos contar até os estrangeiros.
  3. Jéssica
    26/04/2008 08:05

    Vamos lá:

    Povo = nacionais residentes em solo pátrio mais os nacionais residentes em solo estrangeiro.

    População = nacionais e estrangeiros residentes em solo pátrio mais os nacionais residentes em solo estrangeiro. Consiste numa acepção puramente quantitativa.

    Espero ter ajudado. ;)
  4. João Pedro A.
    16/01/2009 01:27

    Bem o conceito de população é mais abrangente que o de povo, que é portanto mais específico.
    População consiste em todo o substrato humano que habita um determinado Estado, englobando tanto nacionais quanto estrangeiros. Por sua vez, povo, tem um conceito mais restrito, pois caracteriza o conjunto de pessoas que mantém laços em comum, como uma cultura e um mesmo idioma, ou seja, abrange apenas os nacionais, independente de serem residentes no respectivo Estado ou não.
    Então quando falo em povo brasileiro, me refiro apenas aos nacionais brasileiro, todavia quando falo em população considero todos os habitantes do Estado, sendo ele composto por brasileiros, estrangeiros, apátridas.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS