Respostas

13

  • Bia J.

    Bia J.

    Caro colega,

    A audiência INICIAL, no processo do trabalho, tem por fim apenas a tentativa conciliatória, sendo necessária, sob pena de revelia, a presença do preposto da Reclamada.

    Restando infrutífera a composição das partes, será designada pelo juízo data para audiência de INSTRUÇÃO, na qual, agora sim, serão produzidas as provas orais, entre elas, a oitiva das testemunhas.

  • Luis Guerreiro Junior

    Luis Guerreiro Junior

    Ola amigo,

    na carta de citação terá o rito do processo,

    dependendo deste rito, poderá tbm ser audiencia una, quer dizer,

    conciliação, instrução e julgamento, e neste caso as testemunhas

    devem comparecer.

  • DEONISIO ROCHA

    DEONISIO ROCHA

    É isso mesmo. No processo ordinário (valor da causa acima de 40 salários mínimos) não precisa levar as testemunhas na primeira audiência.
    Entretanto, se o rito for o sumaríssimo, como disse o Dr. Luiz, tudo ocorre em uma audiência única.

    Abraços

    Deonisio Rocha
    www.faustrocha.com.br
    deonisio@faustrocha.com.br

  • Suzy Candial

    Suzy Candial

    Em minha Comarca tem juizes que costumam instruir o processo na primeira audiência,então aconselho levar testemunhas.
    Um abraço!

  • Suzy Candial

    Suzy Candial

    Você poderia conversar com seus colegas já experientes,e perguntar a eles se na Vara que seu processo caiu o juiz costuma instruir na primeira audiência.
    É melhor!

  • Bia J.

    Bia J.

    Fabiano,

    Como bem dito pela Drª Suzy, cautela é a palavra de ordem. Nada obstante, como esclarecido pelo Dr. Luis Guerreiro, a natureza da audiência constar no mandado de notificação, bem como não ser dado ao juízo disciplinar, a seu critério, sobre procedimento diversamente do que prevê a legislação, sob pena de afronta ao devido processo legal, se a intenção é agir com prudência e evitar contratempos, o mais razoável é contar com a experiência dos colegas locais.

    É comum que as audiências realizadas em varas itinerantes, mesmo nos procedimentos de rito ordinário, serem UNAS, o que deverá ser regulado pelo Tribunal Regional do Trabalho.

    Saudações.

  • José Henrique da Silva

    José Henrique da Silva

    Senhores,

    Ajuizei exceção de incompetencia na Vara de Foz, contudo o Juiz entendeu que ao caso cabe a aplicação de lei estrangeira (Paraguaia). Marcou audiencia para o mes que vem. Como devo contestar na audiencia inaugural? Direito material pátrio, ou com Direito material Paraguaio? Como vai ser a instrução dessa audiencia?

    Agradeço as respostas

    José Henrique