Divórcio Litigioso

Olá! Gostaria de saber quanto tempo, em média, leva um processo de divórcio que é levado ao litígio. Meu namorado saiu da antiga casa há dez meses e entrou com pedido de divórcio, mas a ex, que é uma maluca, não aceita de jeito nenhum a separação e disse que vai recorrer ao litígio. Eles têm um filho em comum. Gostaria de saber quais as etapas que vão se passar, qual o tempo médio, e o que meu namorado pode fazer para que se agilize o processo. Agradeço muito!

Respostas

77

• Janaína S.R.

Se eles já estão separados judicialmente a coisa fica mais rápida, pois é só entrar com o divórcio litigioso através de um advogado (a outra parte contrata outro advogado), haverá uma primeira audiência de tentativa de conciliação, se inexitosa haverá outra audiência de instrução (produção de provas, testemunhas, etc), após haverá a sentença, sem recursos, finda o processo... tudo depende da pauta da vara onde tramitará o processo, na minha cidade um divórcio litigioso sem complexidade não leva mais de 07 meses.
    Mas, se eles ainda não são separados judicialmente, seu namorado deverá entrar com uma ação de separação litigiosa (que terá os mesmo tramites da outra que citei), ao final dela eles estarão separados judicialmente, após 01 ano decorrido desta separação ele então poderá entrar com uma ação de divórcio.

• Janaína S.R.

PS: para agilizar o processo é torcer para que a ré seja encontrada para a citação, pois se for para ediatal demora mais, e cuidar para ver se o advogado vai entrar com a ação no tempo hábil.

• Flavio Matos

A minha ex esposa entrou com um pedido de litigioso em Maceio- Alagoas. E eu moro em Goiânia-Goias.
    Não compareci a 1ª audiência pois não recebi a intimação do oficial de justiça.
    Caso eu não receba a proxima intimação, e não compareça para a 2ª audiência, posso ser julgado a revelia?
    Parece que a intimação vem por carta precatoria, não sei bem como funciona.
    Tenho receio de passar o dia da audiência e eu não comparecer por não ter recebido a intimação.

Obrigado pela sua atenção.

• R V B

De que forma é feita a intimação para comparecimento??? Através de oficial de justiça?? E se ela não comparecer, o que acontece??? O que ela pode usar contra ele?
    Obrigada!

• DFMMS

Conheço um caso assim. Se eles tiverem separados ha mais de 2 anos o juiz determina que ela assine o divorcio, caso ela recuse ele mesmo assina no lugar dela. Aqui no rj não demora nada, no meu caso demorou 3 meses para sair o divorcio. A intimação é feia por carta atraves de um oficial de justiça que pega a assinatura, caso ela assine a intimação e não compareçe o juiz assina o divorcio na 1º audiencia.

• R V B

Então, era a primeira intimação e ela não quis receber (não quis porque estava em casa e não apareceu pra assinar). Ele ainda está tentando fazer a Separação Judicial. Ele demorou um pouco pra entrar com pedido pq ela estava ameaçando e tal... Entrou com pedido perto do final do ano passado e a primeira audiência seria agora.... Mas ela não vai com certeza.. O que acontece agora?? Quanto tempo mais isso pode levar??
    Obrigada!

• R V B

E quando for pra assinar o divórcio de fato, se ela não assinar a intimação (ficar se escondendo, pq ela com certeza fará isso), o que acontece???

• Janaína S.R.

RVB - as partes são intimadas por oficial de justiça ou via correio, pessoalmente, para o processo, se a parte ré foi intimada e não compareceu, o processo correrá normalmente, sendo esta parte ré ausente revel (ou seja, tudo ocorrerá sem sua presença mesmo). Agora se a parte ré não comparecer porque não foi intimada, não foi encontrada, então a parte autora deverá fornecer endereço atualizado... ou, dependendo do caso caberá citação por edital, que deverá ser requerida pela parte autora (a citação por edital gera uma presunção de que a pessoa foi citada, pois os editais saem em jornais e ficam fixados nos Fóruns)... se a parte ré for citada por edital e não comparecer, o processo correrá normalmente.

• ANDREA BARRETO RICARTE DE OLIVEIRA FARIAS

RVB,

Se eles ainda não são separados judicialmente, como dito anteriormente, ele deverá ajuizar ação de separação litigiosa e, após 01 ano decorrido desta, ele, então, poderá entrar com uma ação de divórcio, ou, esperar 02 anos de separação de fato, e ajuizar, diretamente, a ação de divórcio, sabendo que só este põe fim ao casamento.
    Quanto ao procedimento de intimação, não ser mais objetiva do que a Janaína S. R.

• Márcia Marina

Olá Janaína vi suas respostas e gostaria que vc me respondesse....

Me namorado esta separado a 3 anos (separação de corpos), a 2 anos esta separado judiciamente, foi decidida no consensual. Só que quando foi dar entrada no divórcio, a ex., não quis assinar e ele deu entrada no litigioso, faz mais ou menos 20 dias...Ouvi falar que devido o tempo de 2 anos da separação judicil, automaticamente a separação é convertida em divórcio, sem necessidade de audiência. A minha dúvida é em quanto tempo demora essa burocracia? se ela será intimada? ou se realmente a separação será convertida sem necessidade dela se apresentar em audiência?

Aguardando resposta...
    Obrigada