Tenho 20 anos de serviço publico, regime estatutário. Assinei o meu pedido de exoneração em 1 de fevereiro de 2008 para iniciar o estágio probatório em uma estatal! Não me adaptei e quero voltar ao antigo serviço. O meu pedido de exoneração ainda não foi publicado e sei que posso pedir o cancelamento mas estou preocupada com as faltas, pois já somam 50 dias. O que devo fazer? Não tenho férias mas tenho direito a licença prêmio (3 meses). Preciso URGENTEMENTE de uma orientação!

Obrigada! Maria de Lourdes

Respostas

    C

    cobrakan Terça, 25 de março de 2008, 21h36min

    Primeiramente, será que o correto não seria ter pedido vacância do cargo para assumir outro cargo público não passível de cumulação? Não entendo que seja cancelamento de exoneração, mas uma simples recondução. Voce é servidora federal?

    R

    Rubens Oliveira da Silva Terça, 25 de março de 2008, 22h30min

    Maria de Lourdes,

    Em que pese consideração, entendo que você já foi exonerada de seu anterior cargo. A sua manifestação de vontade pela exoneração tem efeitos ex tunc, ou seja, tem validade desde o conhecimento pela Administração de seu pedido de desligamento do cargo anteriormente ocupado. A publicação do ato de exoneração é mera conseqüência do pedido. Não há como voltar atrás, alegando que o ato de exoneração não foi publicado. Entendo que o ato administrativo de exoneração foi válido e eficaz. Estranho já ter passado cinqüenta dias e não ter havido a publicação do ato. Acredito que mesmo ante a não-publicação do ato, sua exoneração já foi concretizada. Inclusive, porque você assumiu um novo cargo numa estatal, exercendo efetivo cargo público. A Administração Pública não pode permitir que alguém peça exoneração de um cargo e retorne a ele, a seu bel-prazer, meramente por questão de formalismo, ou seja, porque o ato de exoneração ainda não foi publicado. Caso contrário, como ficam os atos praticados por você no novo cargo na estatal. Enfim, eles são válidos ou não? Para praticá-los, sugere-se que você estava vinculada ao novo cargo.

    M

    Maria de Lourdes Quarta, 26 de março de 2008, 0h10min

    Olá!
    Primeiro, quero agradecer.
    Entendo que a exoneração só tem efeito depois da publicação; se nao foi publicada não existe como ato, portanto, ainda sou funcionária pública!
    Em relação ao novo emprego, estou em estágio probatório; é uma empresa publica e o regime é CLT. Juridicamente, seria inviável continuar no serviço público? Se eu pedisse demissão na Estatal e justificasse as faltas no antigo emprego, não ficaria tudo bem? A melhor opção, seria continuar na estatal e me desligar definitivamente do serviço publico?

    M

    Maria de Lourdes Quarta, 26 de março de 2008, 0h18min

    Como seria esse processo de recondução? O que devo fazer?

    A

    Acreana Sábado, 18 de outubro de 2008, 3h27min

    por favor maria de lourdes, gostaria de sbaer se vc conseguiu voltar,pois estou na mesma situação.

    V

    Viviane Wagenheimer Sábado, 16 de novembro de 2013, 18h22min

    Oi Maria, gostaria de saber se você conseguiu retornar, estou vivendo a mesma situação, se puder entrar em contato eu agradeço: [email protected]

    J

    Joseana Lima-Jhós Segunda, 24 de março de 2014, 5h14min

    Gostaria de saber se vcs conseguiram, pois estou na mesma situação. Obrigada! Meu email é [email protected]

    .

    ..ISS.... Segunda, 24 de março de 2014, 17h11min

    não conseguiram, uma vez publicada a exoneração acabou-se o vinculo com a adm pub, somente atravez de novo concurso.

    S

    skuza Segunda, 24 de março de 2014, 23h12min

    tu pediu a exoneração mesmo ou a vacância do cargo?

    Por que olha a 8112/90:

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    E ai mais a frente fala da recondução:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Sandra Helbich

    Sandra Helbich Sábado, 27 de dezembro de 2014, 11h41min

    quero retomar ao serviço
    publico pedir exoneração vaga ta abeta ate hoje não over nova contratação e vaga permanece abeta

    D

    Desconhecido Segunda, 29 de dezembro de 2014, 12h58min

    mas publicaram a exoneração? se foi publicada a vaga pode ficar lá eternamente aberta que vc não será reconduzida ao cargo