Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. paulo_1
    23/03/2008 10:52

qual é o conceito de direito substantivo
  2. Junior
    23/03/2008 11:02

Prezado Amigo Paulo:

Segundo Maria Helena Diniz, direito substantivo ou material é o complexo de normas que regem as relações jurídicas, definindo a sua matéria. Por exemplo, direito civil, direito penal, direito comercial etc.

Grandes abraços.
  3. Junior
    23/03/2008 11:18

Prezado Amigo Paulo:

Complementando a resposta, direito substantivo é o que define as relações concretas das pessoas em sociedade e as submete à sua ação. Compreende os principais ramos da ciência do Direito.
    O direito substantivo opõe-se ao direito adjetivo ou formal, que é o direito processual. As regras de direito processual regulam a existência de processos, bem como o modo destes se iniciarem, se desenvolverem e terminarem.

O seguinte texto foi obtido de http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_material:

Direito material é usado em contraposição ao Direito formal. Enquanto o direito material descreve o que se tem direito, o direito formal descreve como obter este direito.

Foi o italiano Carnelutti quem propôs a divisão do ordenamento jurídico em duas partes: O direito material (por exemplo direito civil, penal, constitucional), e o direito processual (processual civil, penal e trabalhista).

Grandes abraços.
  4. ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA
    23/03/2008 14:03

Júnior,

Muito proveitosa suas definições, em resumo, então, o Direito Substantivo/Material=fonte de onde advém o direito propriamente dito...enquanto que o Direito Adjetivo/Formal=constitui o meio para se adquirir o direito (material) propriamente dito...
  5. graciet gomes de ssouza
    16/02/2009 10:41

gostara de mais informações sobre o ARt 4° integração normativa

Analogia (legis, Ruris)

contra legem

costumes (secundum legem
    (prader legem)
  6. FRANCISCO RODRIGUES
    28/04/2009 15:29

Pelo o amor de deus, me ajudem a tirar minhas dúvidas sobre: norma jurídica, validade.
    Sou aluno da fad(faculdade diadema), 1° semestre de direito, e estou quase pra desistir do curso, pois pouco é o meu entendimento sobre as matérias dadas.

Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS