Bom dia pessoal, venho através deste questionar e esclarecer minhas dúvidas quanto a entrega do meu dipoma do meu curso superior Tecnologia em Gerenciamento de Redes de Computadores, queria saber qual é o prazo para a entrega do diploma, se é que tem algum, e se tiver mesmo, gostaria que me indicassem o que fazer, onde procurar para que eu possa receber o mesmo. Conclui o curso no mê de Julho de 2007 e até o momento o que em entregaram é um cetificado de conclusão e o que dizem é que ainda nao foi confeccionado e demora um tempo de 8 meses a 1 anos para a entrega, isso foi o que me disseram. Gostaria de saber se posso ou devo ir ao procon e quais documentos levar, etc, etc... Muito obrigado pela compreesnão de todos. Rafael Pontel Olivo - Cuiabá MT

Respostas

    J

    josevaldo_1 Quarta, 01 de outubro de 2008, 23h08min

    Estou com mesmo problema, inclusive preciso do diploma para apresentar no trabalho e estou perdendo promoções devido o tempo dado pela faculdade, que é de 120 dias. Infelizmente acredito não haver lei para tal desconsideração com os formandos. Li uma reportagem na internet, no site do reclame aqui e observei que o MPF, Ministerio Público, informou que o prazo maximo para as universidades é de 90 dias e para as faculdades de 120. Isto é um absurdo para quem estudou e precisa do diploma.

    R

    Rogério Alves dos Santos Domingo, 01 de fevereiro de 2009, 16h46min

    Também estou com o mesmo problema, cursei Tecnologia em Processos Gerenciais estudando através de telesala e os contatos com a faculdade são através da internet ou por telefone, colei grau em 10 de maio de 2008 e fiz o pedido do diploma que já é a mais de 8 meses , toda vez que entro em contato com a Central de Relacionamento da faculdade, a resposta é sempre dada aumentando o tempo de envio do diploma. Eu gostaria de saber se existe alguma Lei, Decreto ou Portaria normatizando o tempo de entrega do diploma, pois estou deixando de receber a gratificação de função técnica que é concedida aos funcionários que possuiem o curso superior.

    A

    Ana_1 Terça, 10 de março de 2009, 8h32min

    Eu também ainda não recebi meu diploma. Faz pouco tempo que terminei o curso, mas a faculdade ainda não marcou data de formatura e cada vez que questiono sobre o prazo de entrega da documentação não tenho resopsta. Preciso do diploma e histórico até o mês de setembro deste ano, para fins de promoção onde trabalho, e já estou preocupada pois acho que não vou receber até lá, pois uma funcionária afirmou que pode levar UM ANO para chegar estes documentos.
    Liguei no MEC e me informaram que não existe um prazo legal para entrega.
    Será que alguém conhece alguma lei que possa ajudar?

    J

    Joao Pereira Passos Rangel Suspenso Terça, 10 de março de 2009, 21h10min

    Mas não sou advogado
    Dê uma olhada em
    www.vaiprocurarseusdireitos.com.br
    jurisprudências

    S

    SSD Sexta, 13 de março de 2009, 15h23min

    Meu problema já tem outro nome, Está na Federal.
    è isto que a faculdade me diz desde 04/2008, que foi para registro e ainda não voltou. Sem falar que tive de pagar R$100,00 no ato da assinatura do mesmo.
    Que pouca vergunha, vocês não acham....

    A

    Aldo_1 Segunda, 16 de março de 2009, 17h08min

    O meu questionamento é exatamente o mesmo, ou seja, qual é o prazo para que as faculdades ou universidades entreguem o diploma?

    A

    Ana_1 Terça, 17 de março de 2009, 9h00min

    Aldo,

    Pelo que me informei, se for universidade o prazo é curto, pois a própria instituição emite e registra os documentos. Agora, se for faculdade, pode chegar a um ano, pois o diploma precisa ser registrado em uma universidade.

    Já entrei até em contato com o MEC, e não existe uma lei tratando sobre este prazo.

    G

    GISAJANA Sábado, 29 de janeiro de 2011, 22h02min

    Rafael, estou com o mesmo problema. Procurei o Juizado Especial de minha cidade dia 25/01, o Juiz deu uma Liminar no dia 27/01 - para a Instituição no prazo de 48 horas entregar meu diploma de conclusão de curso sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 mais indenização por dano moral de R$ 10.200,00. Não precisei de advogado, fui bem recebida. Apresentei os documentos que tinha: Docs pessoais; xerox da declaração de conclusão de curso que a instituição me deu em jan/2009 e xerox do requerimento de diploma que fiz em 09/2010. E ainda já marcou audiência para o dia 22 de fev/2010. Acredito que você deva fazer o mesmo. Espero ter ajudado-- GISA SINOP-MT

    D

    David Barros Sexta, 04 de março de 2011, 9h17min

    No caso de nível superior:

    Demora mesmo, em muitos casos não demora 2 anos mas sim até mais
    e isso em todos estados do Brasil pois toda emissão de diplomas tem que passar pela análise do órgão federal responsável,

    a declaração de conclusão de curso é válida por lei, se algum órgão tenta burlar por falta de conhecimento, por má fé ou por impito de querer criar normas ilegais,
    você deve procurar um advogado ou a defensoria publia que o seu exito judicial é certo e rápido.

    P

    pyter Domingo, 11 de setembro de 2011, 9h08min

    GiSA - Gostei de sua atitude, temos que procurar nossos direitos. ...
    Como ficou o desenrolar de sua ação ?

    Grato.

    G

    GRACCE KELLY Terça, 27 de dezembro de 2011, 12h47min

    Diploma de curso superior
    Estou com o mesmo problema e , acho essa situação absurda; pois o tempo de espera é muito grande. Muitas pessoas tem e terão esse mesmo problema, por isso acho que devemos tomar uma atitude; em outra ocasião fui orientada a mandar um e-mail aos senadores do senado federal; acho que deveríamos divulgar esse canal, para que através de nossa solicitações fosse criada uma lei pra determinar o tempo máximo para entrega do diploma. Quando universitários temos dia especifico para efetuar o pagamento da mensalidade e, depois de terminar o curso acontece tal desrespeito, sem data prevista para entrega do diploma; em certos casos até pagamos para recebe-los, mas creio eu que são enviados todos para o mesmo local, por quê então uns pagam e outros não. Acredito que vocês, assim como eu e outros universitários fazem o curso para pegar o diploma, parece tão obvio, então porque precisamos pedi-lo junto a faculdade, não deveria ser automático ao terminar o curso. Vou divulgar para vocês o link do site do senado federal (http://www.senado.gov.br/senadores/), vamos solicitar uma lei junto aos senadores, pois ações individuais não bastam, pois só vai resolver o problema de uma única pessoa.

    D

    Dediana Quinta, 29 de dezembro de 2011, 0h24min

    Eu estou tambem com um problema parecido,fiz o meu supletivo pela microlins,e a escola que ela prestava assistencia faliu,só que já faz 3 anos e neste ano quando fui refazer a minha rematricula a faculdade disse que faltava uma numeração doe ,que a escola tinha que me dar até o presente momento só vejo enrolação,a faculdade disse que não pegarei o diploma sem essa numeração,e a microlins disse que tenho que esperar pois está na mãos da secretaria,só que naõ tenho nenhum papel que prove isso.E no meu contrato não diz que a microlins era prestadora de serviço,Fui no procom ganhei a causa,só que nas pequenas causas disse que não tenho documento nesessario para recorrer,mais e o contrato,não conta,e o diploma praticamente "falso" que me deram.O que devo fazer nesse caso.

    R

    Raybecca Quinta, 05 de janeiro de 2012, 15h53min

    Estou com um sério problema,meu diploma está em processo há quase 4 anos,estou perdendo várias oportunidades de trabalho,concursos porque não possuo o mesmo.Gostaria de uma orientação doq ue posso fazer para levar a juízo,quias são os trâmites legais?
    Grata,desde já!

    D

    Dediana Quinta, 05 de janeiro de 2012, 17h57min

    olha raybecca eu entrei no reclame aqui e peguei um emai de um advogado,ele me mandou algumas cópias dos processos q ele ganhou,tente entrar em contato e fale com ele derrepente,já q ele só mexe com isso o imal é [email protected],vai q ele te auxilie melhor