Daniel Santana - (José Daniel de Jesus Santana - [email protected]) Sexta, 30 de maio de 2008, 19h49min

    Conforme meu entendimento,
    É que a sociedade precisa do direito para regular suas relações. O direito, por sua vez, não teria razão de existir se não houvesse a sociedade. Além disso, é a sociedade, com sua dinâminca, que impulsiona a evolução do direito.
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

    J

    Jair Santos Terça, 03 de junho de 2008, 20h13min

    Obrigado meu amigo, estou muito grato a você.

    R

    renata araujo da cruz Sexta, 01 de agosto de 2008, 15h05min

    olá Genilson!

    Creio que a sociedade e o direito surgiram simultanêos a sociedade pela necessidade de convivio humano e o direito para preservação da integridade fisíca e moral.

    A

    alex diogo Quinta, 04 de setembro de 2008, 9h30min

    caro amigo,
    O direito não existe sem a sociedade e a sociedade não existe sem direito.
    A partir do momento, bem lá atrás, em que o homem deixou de ser nômade e passou a viver em sociedade, começaram a surgir conflitos e como não havia um mediador para solucionar esses conflitos, surgiram homens, os contratualistas, que criaram uma idéia de CONTRATO SOCIAL, ou seja, acordo feito entre o Estado e o Homem que consiste na idéia de que o homem dá pleno poder ao Estado para solucionar seus conflitos e garantir seus bem jurídicos.

    A dependência pode ser vista aí.
    É claro que está tudo resumidíssimo no entanto é por aí que você deve seguir...

    Abração!!!

    P

    Patricia_1 Sábado, 08 de novembro de 2008, 11h29min

    Ora, a relação entre direito e sociedad é (acredito) muito mais sociológica do que jurídica, pois foi a sociedade que criou o direito, em virtude do fato de que o homem não vive isolado e para atingir aos seus objetivos, vive em grupos. Assim, desde o início de sua história, passa o ser humano por um processo de humanização e hominização. Para atingir o que quer, precisa do outro. Tendo em vista que somente um ente que fosse capaz de resguardar a coesão e a harmonia sociais, a sociedade entregou essa tarefa (de certa forma) ao Estado devido às suas proporções. Então, a relação consiste em que a sociedade fez o Estado surgir e deu a ele o poder de intervir nas relações sociais para que direitos e deveres fossem iguais para todos, criando também sanções para aqueles que rompessem a coesão do social.

    P

    Patricia_1 Sábado, 08 de novembro de 2008, 11h31min

    Ah, abraços!
    Participe também das discussões que iniciei sobre sociologia e direito!
    Agradeço a atenção dispendida!
    Até mais!

    R

    Rodrigo de Abreu Rodrigues Quinta, 13 de novembro de 2008, 19h54min

    Prezado,

    A relação entre o direito e sociedade é de difícil complexidade, pois diversos são os pontos de abordagem desta relação. Este consagrado brocardo "Ubi societas, ibi ius" nos remete inicialmente aos denominados pré-sociólogos. Sob a visão destes, principalmente com relação à Platão, a compreensão do Direito está numa visão estruturalista da Sociedade, chegando a afirmar que se a sociedade é considerada injusta, todos os seus membros são consequentemente injutos.

    Esta compreensão da sociedade e o direito alternou-se com o desenvolvimento o pensamento moderno, que fragmentou os indivíduos da sociedade, considerando que há sociedade injustas e pessoas justas no meio delas. Esta visão atomizante permitiu por um lado o desenvolvimento dos direito e garantias fundamentais, porém, por outro lado, retirou certos meios de defesa visto que a sociedade não é analisada sob um ponto de vista sistêmico e o indivíduo por si só perde forças perante esta desestruturalização.

    Tal relação demandaria um trabalho monográfico mas este é um panorama que entendo da relação entre a sociedade e o direito.

    Att.,

    Rodrigo
    [email protected]