Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

  1. Barreto
    24/04/2008 04:56

    Gostaria de esclarecer uma duvida acerca de dirigir sem possuir CNH. No meu entendimento quando foi instituído o código de transito em 1998, dizia que o art. 162 I era crime, porém, uma decisão do STF decidiu ser ilegal considerar crime, entendo que a Lei das Contravençoes nao havia sido revogada, entao o CTB nao poderia Tipificar como crime. Gostaria de saber por quê? E se dirigir sem possuir CNH voltou a ser considerado Contravenção Penal, tendo o infrator que ser conduzido à delegacia de Policia para a lavratura de TCO. Ficarei grato, se me ajudarem a esclarecer tal duvida.
  2. Francisco Florisval Freire
    24/04/2008 05:55

    Dirigir sem possuir CNH, pura e simplesmente, isto é, sem gerar perigo de dano, constava como contravenção penal (art. 32 da LCP), agora é mera infração administrativa constante do art. 162, I, do CTB, entretanto, se o não-habilitado gerar perigo de dano (não respeitar semáforo, dirigir em ziguezague, imprimir alta velocidade etc), incidirá em crime de trânsito (art. 309, CTB).

    Art. 309. Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, GERANDO PERIGO DE DANO:

    Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa (multa penal aplicada pelo Juiz em caso de condenação – não tem nada a ver com multa administrativa de trânsito aplicada pela autoridade de trânsito).

    Notas:
    1) O RHC 80.362-8-SP - STF - Rel. Min. Ilmar Galvão - J. 14.02.2001, que derrogou parcialmente o art. 32 da LCP, remanescendo o dispositivo na parte em que se refere à embarcação a motor em águas públicas.

    Art. 162. Dirigir veículo:

    I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir:

    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa (três vezes) e apreensão do veículo;



    Assim, houve a revogação tácita, porquanto consta do art. 309 a expressão “GERANDO PERIGO DE DANO”, e do art. 162, I, apenas a expressão: “DIRIGIR VEÍCULO: SEM POSSUIR CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO OU PERMISSÃO PARA DIRIGIR” o que leva à conclusão de que a lei nova regulamentou inteiramente a matéria nesse ponto, havendo, por isso, a revogação tácita.
  3. Barreto
    24/04/2008 08:05

    Muito obrigado. Foi de grande valia, pois assim elucidou qualquer duvida sobre o assunto.
  4. francisco de assis pereira
    07/02/2009 02:45 | editado

    Em ocorrência de Perturbação do Trabalho ou Sossego Alheio, onde o som que está perturbando, encontra-se instalado no carro, o policial militar pode levar o veículo apreendido, estando o veículo com a documentação regular?
    Ainda nesse caso, tem que haver uma vítma em potencial ou a vítima pode ser a coletividade?
  5. Francisco Florisval Freire
    07/02/2009 08:02

    A resposta é positiva, aliás, o policial deve apreender o veículo, mesmo o documento estando regular, mas apreensão nada tem a ver com o código de trânsito, mas trata-se de apreensão do objeto do crime, portanto, o carro será encaminhado para a delegacia, e não para o Ciretran.

    Se você retirar a aparelhagem sonora, o carro deverá ser liberado imediatamente.

    Farão o auto de entrega do veículo e você responderá a termo circunstanciado.

    O correto é isso; não existe aquela história de que o policial deve mandar abaixar o som e orientar, porquanto estamos no âmbito penal, em que a conduta contravencional deve ser imediatamente interrompida com a prisão do infrator, inclusive podendo quanquer do povo fazê-lo.

    Orientações só são permitidas no âmbito do direito administrativo, a exemplo das infrações de trânsito, mas ainda assim, há que se ter razoabilidade.

    Trata-se de crime vago, a vítima é a coletividade, e, como todas as contravenções penais, procede-se por ação pública incondicionada, ou seja, não há necessidade de representação; aliás, não há necessidade nem mesmo de solicitação, é dizer, se a polpícia passar por determinado local e constatar que alguém está abusando de instrumento sonoro, devera, incontinenti, prender o autor do fato e apreender os instrumentos do ato contravencional.
  6. José Neto_1
    16/12/2009 04:50

    Bom dia,

    Recebi uma multa em 09 de junho de 2009 por dirigir sem possuir CNH, como estava em processo para tirar a habilitação, a mesma foi emitida em 27 de julho de 2009. Pois bem, apesar desta infração ter ocorrido antes da existência de minha PPD, no meu prontuário já consta a infração que ocorreu mais de um mês ANTES da emissão da minha PPD.

    Data da infração: 09/jun/2009
    Emissão da PPD: 27/jul/2009
    Veiculo no meu nome
    Prazo de recurso: Expirado

    Como faço para que esta infração não coste em meu prontuário, visto que a infração ocorreu antes mesmo da existência da minha PPD?

    Desde já agradeço por seus esclarecimentos.
  7. dambroz
    26/01/2010 17:56

    Boa tarde

    Recebi uma multa por conduzir veículo sem possuir CNH, porém o policial nao recolheu o veiculo e nem justificou esse fato na autuação como: "GUINCHO INDISPONIVEL". Posso entrar com recurso, embasado nesse fato?

    tenho chances de sair vencedor?

    Muito Obrigado.
  8. Mai Oliveira
    24/03/2010 17:05

    Boa tarde!

    No dia em que fiz minha prova para adicionar categoria A na minha habilitação, logo após ter feito a prova e ter sido aprovada, fui multada por dirigir sem habilitação, minha, moto não foi recolhida e nem há justificativa deste fato na autuação. Posso recorrer da multa? o que posso fazer?
  9. ely-1
    03/02/2011 17:43

    olá boa tarde.

    Bom meu nome é Ely e gostaria que me ajudasse no meu caso
    tomei uma multa de transito por estar dirigindo uma moto sem chn ou ppd
    no dia 12/01/2011, mas estou em processo da ppd ou seja estou tirando a minha habilitação
    a moto esta no meu nome e eu estava dirigindo ela levei uma multa por dirigr veic. s/ possuir CNH / Permissão p/ Dirigir(PPD)
    como estou tirando a categoria A e B fiz o exame de carro dia 21/01/2011 e passei e fiz o de moto no dia 28/01/2011 e passei também agora estou aguardando minha Permissão chegar mais gostaria de saber se ela vai ficar pressa por causa da multa q tomei ou se ela vai vim mais cassada... tenho duvida pq na data q tomeu a muita ñ tinha habilitação ainda q foi no dia 12/01 fiz o ultimo exame só no dia 28/01 mesmo assim vou perde minha permissão ou apenas vou pagar a multa pq o veiculo ta no meu nome mas ñ vai ter pontos na minha ppd ???

    agradeço des de já muito obrigado... e espero q me ajude abraços...
  10. Fernando (www.sigarecursos.com.br)
    03/02/2011 20:58

    ely!

    Como na data da infração vc ainda não tinha Permissão, não haverá qualquer penalidade a ser aplicada agora, a não ser a multa (R$).

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: recursodemultasp@hotmail.com


    .
  11. Junior_bh
    24/02/2011 09:55

    Não tenho ainda cnh mas estou em processo de habilitação. Fui parado numa blitz e recebi uma multa por dirigir inabilitado e o veículo foi liberado para um amigo habilitado. Estou com medo de suspenderem meu processo de habilitação. Existe algum risco? Já estou quase no ponto de marcar meu exame de rua.
    Obrigado.
  12. Fernando (www.sigarecursos.com.br)
    24/02/2011 10:33

    Junior!

    Como na data da infração vc ainda não tinha Permissão, não haverá qualquer penalidade, a não ser a multa (R$).

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: recursodemultasp@hotmail.com


    .
  13. EDARSKI
    08/03/2011 18:32 | editado

    comprei uma moto a documentação esta em meu nome (NÃO POSSUO CNH), porém esta esta sendo usado pelo meu namorado o mesmo esta em processo de habilitação, porém foi pego em uma blitz no dia 04/02 e foi multado por estar sem CNH, como a carteira ainda não esta pronta ele ira perder a CNH? ou a carteira ficara presa devido o infrator ter sido ele? mesmo a moto estando em meu nome, SERÁ QUE ELE PODERA CONTINUAR COM SUAS AULAS NORMAL E TIRAR SUA CARTEIRA OU ELES BLOQUEÂRAM A CARTEIRA ASSIM QUE FICAR PRONTA?
  14. Pádua (e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com)
    08/03/2011 19:12

    EDARSKI,

    O seu namorado pode continuar com o processo de obtenção da CNH que não haverá nenhum problema.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com
  15. RafaeL T. DexteR
    08/03/2011 19:20

    Usuário suspenso

    Será que alguém poderia me sanar uma dúvida?!

    - Por que a mesma (EDARSKI) não irá responder pelos artigos 163 e 310?

    Obrigado.
  16. Fernando (www.sigarecursos.com.br)
    09/03/2011 08:05

    Rafael!

    "Por que a mesma (EDARSKI) não irá responder pelos artigos 163"
    Porque o Agente errou ao não autuá-la.

    "Por que a mesma (EDARSKI) não irá responder pelos artigos 310"
    Provavelmente, porque não estava presente no momento da abordagem e não conseguiram apurar quem cometeu esse crime.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: recursodemultasp@hotmail.com


    .
  17. Pádua (e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com)
    09/03/2011 09:53

    Rafael,

    O Art. 163 do CTB (entregar direção a não habilitado) aplica-se mais quando o proprietário se encontra também no veículo, na qualidade de passageiro.

    No caso em tela, o correto seria que o agente autuasse o veículo com base no Art. 164, que é o de permitiir, e não entregar a direção.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com
  18. RafaeL T. DexteR
    09/03/2011 23:55

    Usuário suspenso

    Obrigado, Pádua.

    Fernando, eu achava que os artigos 163, 164 e 310 eram "unidos", ou seja, se foi autuado em um dos dois primeiros, o 310 era "automático", pois ele também diz "permitir" e "entregar".
    Realmente estou errado?

    Obrigado.
  19. Morro do Conselho
    10/03/2011 09:02

    Fiquei sabendo que um veículo que for parado em uma blits da polícia, sendo conduzido por motorista não habilitado e se apresentando outro motorista devidamente habilitado o veículo deve ser liberado pelo agente de trânsito ou policia.
    Podem ajudar na veracidade desta afirmação?
  20. Pádua (e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com)
    10/03/2011 12:11

    Morro do Conselho,

    Ok, o veículo deverá ser liberado para pessoa habilitada.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: recurso.de.multa@hotmail.com

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS