reabilitação profissional

estou auxilio doença por 2 ano devido uma fratura na perna do qual faço consultas periodicas pois não estou totalmente restabelecido, pois sinto dores e a fratura não esta totalmente consolidada sendo que já fazem 3 anos e meio, agora fui chamado pelo inss para nova pericia, onde o perito encaminhou-me para reabilitação profissional, mesmo no laudo Médico que apresentei constava Pseudoartrose e o Médico recomendava repouso. Gostaria de saber como proceder, pois no local onde trabalhava era apenas eu e outro funcionario e o meu chefe, sendo que quando me afastei,meu chefe passou a fazer o serviço que eu fazia, pois o outro era de serviço interno e eu externo, onde exigia certo esforço fisico, como andar em moto e subir escadas e caminhões entregado documentos e verificando mercadorias para serem entregues, desta forma não há outra vaga interna onde eu possa ocupá-la, então poderia me informar como proceder em relação a esta solicitação de reabilitação sendo que não estou totalmente recuperado da minha fratura,sou obrigado a fazer esta reabilitação sendo que não sou capaz de voltar ao trabalho no meu serviço e como funciona a mesma.

Respostas

54

• DIGNIDADE NO TRABALHO JA

A reabilitação nao eh feita de imediato. O inss mandará correspondencia ao seu empregador para que ele responda sobre a possibilidade de atuação profissional diferenciadas, pois seu estado de saude exige cuidados.

• Paulo_1

Obrigado pelo apoio mais tenho outras duvidas:
    No caso de meu patrão não aceitar pois não tem outro lugar para mim,e eu não tenho condiçoes de trabalhar na função que exercia,eu fico sem serviço e sem auxilio, ou eles me aposentão?
    E este reabilitação é renumerado?

• Gabriel Torres

Paulo_1, a reabiitação segue a mesma remuneração do aux-doença. Como já evidenciado pelo colega Marco Tulio, esta demora bastante ate para a 1º consulta, tanto que o benefício é prorrogado por 1 ano.

• Gabriel Torres

Pela lei, o INSS e obrigado a te reabilitar para uma ocupação compatível com sua limitação, porém não tem obrigação legal de te inserir no mercado de trabalho. É duro mas é a lei.

• Paulo_1

E não tem como eu recusar e reivindicar esta decisão do inss, sendo que meu patrão não tem outra ocupação para mim na sua empresa?Qual o momento certo para fazer isso?
    Sou obrigado a fazer a reabilitação ou posso recorrer desta decisão?Como fica meu beneficio se eu recorrer, tendo em vista que tenho familia para sustentar e que campo de trabalho em minha cidade é pequeno, podendo ficar desempregado e sem o auxilio doença?

• Joao Antonio Emsters

Eu quero voltar a trabalhar, porem não moro mais na mesma cidade onde trabalhava. ao emtrar em reabilitação pelo Inss serei obrigado a voltar ao antigo emprego? o Profissional reabilitado pode ser enquadrado na cota de portadores de deficiencia ao ser contratado por outra empresa?

• maria da silvia

Como faço reabilitação profissional stou afastada 02 anos e meio eo perito mandou eu fazer rabilitação? continuo recebento do inss? afastamento por f33.2 e h83.0 e tomo remedio muito fotes e de faixa preta? o que devo fazer? e se a firma não tiver outra vaga para mim na empresa?

• maria da silvia

Como faço reabilitação profissional stou afastada 02 anos e meio eo perito mandou eu fazer rabilitação? continuo recebento do inss? afastamento por f33.2 e h83.0 e tomo remedio muito fotes e de faixa preta? o que devo fazer? e se a firma não tiver outra vaga para mim na empresa?