Boa noite a todos,

tenho uma vizinha que o marido é alcólatra, vive dando trabalho com depressões profunda 52 anos não tem emprego, mas tem 18 anos de registro, faz bico , cata sucata de vez em qdo. A esposa desempregada, e não consegue emprego por causa de idade, com medo q algum acidente aconteça começo a pagar o inss no valor mínimo, já pagou 8 meses, este mês(05/2008)será o 9º mês de contribuição, a minha pergunta é: será q ele tem direito ao auxílio doença por ser alcolatra? uma pessoa alcolatra pode pedir auxilio doença? por favor alguém oriente, por que a situação é crítica, como esta mulher deve proceder, passar em qual médico? os médico de posto de saúde dificilmente darão laudo, e quais exames q um alcolatra tem q fazer pra constatar doença do alcolismo? obrigada

Respostas

    L

    livia_1 Quarta, 07 de maio de 2008, 17h15min

    Fátima

    Ele já pagou 9 meses , isso é agora, está recolhendo?
    Se houver recolhimento então ele não perdeu o direito , pode sim entrar com pedido de auxilio-doença, é bom passar por um médico antes.

    D

    Dr. Jose Paulo Leal Quinta, 08 de maio de 2008, 7h48min

    Na verdade pagando 04 meses já é o suficiente para voltar a ter direito (qualidade de segurado). Neste caso, ele tem direito de solicitar o benefício de auxílio-doença.

    O problema do alcoolismo está relacionado a dependência alcóolica. Neste caso o médico psiquiatra seria a pessoa mais indicada. Em Curitiba, o SUS oferece um tratamento intensivo para este tipo de problema, chama-se CAPS.
    Normalmente as pessoas que utilizam o CAPS e passam por perícia no INSS conseguem receber o benefício e algumas situações dependendo da gravidade tem chances de aposentadoria por invalidez.

    Portanto, o seu vizinho não precisa contribuir mais e deve solicitar o pedido de auxílio-doença. Voce mesma livia pode solicitar a perícia médica através da internet, assim o seu vizinho só vai no dia para fazer a perícia.

    www.previdenciasocial.gov.br ou ligue no 135.

    Lembrando no dia da perícia levar os exames, tratamento e atestado médico com CID específico. Nao se esqueça nunca de tirar cópia dos documentos e inclusive dos documentos médicos para guardar, pois e futuramente for necessáio ajuizar na Justiça Federal o pedido, temos a copia como prova.

    Grato.