Respostas

18

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

Gostaria de saber se posso pagar INSS como autônoma, mesmo sendo funcionária pública
    Resp: Pode e deve. Autonomo é contribuinte obrigatório do INSS na categoria de contribuinte individual.
    e qual o tempo mínimo que devo contribuir para poder me aposentar como autônoma.
    Resp: No mínimo 180 meses (15 anos) para poder se aposentar por idade aos 60 anos. Ou 30 anos se aposentadoria por tempo de contribuição sem exigência de idade mínima.

• Eulalia Stucchi

Eulalia Stucchi

Muito obrigada, pelos esclarecimentos.
    Pode parecer anti-ético querer duas aposentadorias, mas temos que procurar ter uma qualidade de vida boa se queremos envelhecer nesse país e para isso acontecer, só a aposentadoria da prefeitura não será o suficiente. Então penso que posso complementar recebendo uma aposentadoria do inss como autônoma.
    Mais uma vez, muito obrigada!
    Eulalia Stucchi

• Eulalia Stucchi

Eulalia Stucchi

Muito obrigada, pelos esclarecimentos.
    Pode parecer anti-ético querer duas aposentadorias, mas temos que procurar ter uma qualidade de vida boa se queremos envelhecer nesse país e para isso acontecer, só a aposentadoria da prefeitura não será o suficiente. Então penso que posso complementar recebendo uma aposentadoria do inss como autônoma.
    Mais uma vez, muito obrigada!
    Eulalia Stucchi

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

Anti-ético? Qualquer atividade remunerada implica em contribuição para sistema de previdência social. E autonomo é uma delas. A pessoa não contribui porque quer. Mas porque é obrigada. Se não pagar em tese o governo pode até cobrar. E naturalmente há contrapartida que é o benefício.
    Então não tem nada de anti-ético.
    Servidor público com regime próprio de previdência social desde a emenda 20/98 está proibido de contribuir como facultativo para o INSS. Facultativo não exige atividade alguma. Basta querer contribuir. Já quem tem atividade qualquer deve contribuir para o RGPS do INSS. Visto a atividade de autonomo não poder ser usada para aposentadoria de servidor público já que a emenda 20/98 só permite regime próprio para servidor efetivo admitido por concurso.
    Mas você estará sendo anti-ética se nesta outra atividade usar o tempo que deveria usar para a função de servidor público. É só isto que você deve se preocupar. Em não deixar a nova função interferir com a atual de servidor público.

• Eulalia Stucchi

Eulalia Stucchi

Bom dia, Eldo!

Estou com a minha ética em dia, pois não exerço a atividade de esteticista no período em que sou servidora pública. Estou de consciência tranqüila. Tenho dúvidas, pois, é uma atividade paralela, exercida no período da noite e aos sábados e, às vezes , aos domingos. Não é um trabalho muito regular, entende? Até fico alguns períodos sem trabalho de esteticista.
    O que quis dizer com anti-ético foi o fato de querer ter duas aposentadorias. Porque, na minha opinião, uma só deveria me bastar, como já disse, a aposentadoria da prefeitura será insuficiente e como desejo e quero e vou continuar com a ética em dia, procurei orientação para não fazer nada errado, nada que fira a ética. Sabe, funcionário público já não tem boa fama, então me preocupo muito com essas questões, porque, antes de ser servidora pública, sou cidadã e como tal, respeito direitos e deveres.

• Dalves filho

Dalves filho

Eldo,

Se não tenho atividade alguma e contribuo como facultativo, sendo aprovado em um concurso público onde se tenha o RPP, tenho que cancelar a minha inscrição no RGPS????

• eldo luis andrade

eldo luis andrade

Correa, cancelar não. Apenas suas contribuições feitas como facultativo de nada valerão. Eventualmente se você exercer atividade que o enquadre como autonomo esta inscrição poderá servir para aposentadoria como contribuinte individual. Necessitando apenas de atualização cadastral para saber que é exercida atividade que enquadra como contribuinte individual. Mas este acerto pode ser feito até na hora de solicitar benefício de aposentadoria.

• sirlei_1

sirlei_1

Antes de iniciar a contribuir, procure o INSS e faça sua inscrição, assim vc não tera problemas no futuro. Contribuindo 15 anos, como autonoma, vc podera requerer aposentadoria por idade 60 anos.(mulher). Tambem, vc podera contar para a aposentadoria por idade, o periodo que vc trabalhou com carteira assinada CLT. caso vc não o utilize no serviço publico atraves de uma CTC.cert tempo contribuição.

• Rogeria Gomes

Rogeria Gomes

Boa noite!Gostaria de saber com quanto eu tenho que contribuir com inss para depois de aposentado receber 2 salários mínimos.
    Quem souber me esclarecer,por favor,responda o mais rápido possível.
    Obrigada!

• Josy Oliveira

Josy Oliveira

Por favor, alguém me esclareça!

Sou Servidora Pública Estadual e também costuro em casa. Posso contribuir, recolhendo o INSS como AUTÔNOMA e me aposentar pela idade, quando completar 60 anos e também ME APOSENTAR PELO ESTADO COM 30 ANOS DE SERVIÇO? Poderei ter as duas aposentadorias?

Obrigada

Josy Oliveira