Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Salat souza jr
    17/06/2008 15:04

É assim, meu cunhado comprou um carro e fez o seguro do mesmo, não conseguiu passar o carro pro seu nome porque depois descobriu que o mesmo estava alienado à um banco e em nome da pessoa que lhe vendeu, depiois de uns meses teve o carro roubado, e o carro estava no seguro com o seguro no nome do meu cunhado, aí vem a pergunta: A seguradora tem a obrigação de pagar o carro roubado ja que o mesmo não está em seu nome? na apólice consta que em caso de carro alienado a seguradora pagaria ao banco o valor do débito e o restante ao segurado, mas não menciona esse caso de o carro estar no nome de outra pessoa e ainda está atrasado.
    O que fazer nesse caso?
  2. Israel Cristiano Pacheco
    17/06/2008 15:15

Caro Salat.
    Quanto a questão do seguro eu não saberia lhe dizer se a seguradora pagaria ou não. Mas uma questão que deve pesquizar é o fato de que quem teve carro roubado pode exegir do Estado (admins., ou senão jud.)a devolução dos impostos recolhidos (IPVA). O TJ/RS já consolidou jurisprudência nesse sentido.
    Atts. Israel
  3. VALMIR RIBEIRO CUNHA
    02/12/2008 20:40

Financei um carro em 1996 estava alienado e não paguei todas as parcelas e foi roubado a financeira entriu na justiça e foi emitido mandato de "busca e apreenção" então constituir um advogado para tentar ver o que fazer o tempo se passou e nada foi rfesolvido, em 2002 financiei outro carro e quitei, agora em 2008 tetei financiar outro carro e meu nome não tinha restrição no "spc, serasa, cartórios e outros" porém as financeiras alegou que estava com restrição. O que devo fazer para limpar meu nome.
  4. Cassen Lorensi
    05/12/2008 17:23

Valmir: esse é o famoso cadastro negro que eles tem SPC, SERASA é só fachada! tente financiar com outra financeira.

Salat: seu caso é um pouco mais complicado de resolver, mas nao impossível.

a seguradora, no caso, pagará o premio, porém nos contratos de alienacao fiduciária o banco se reserva nos direitos de pegar esse dinheiro para si. Isso quando está tudo nos conformes, sem outros pontos a serem salientados.

agora, nao é impeditivo que seu cunhado tenha comprado e meramente nao tenha realizado a transferencia, esse seria um argumento.

até pq a seguradora nao poderá se furtar de pagar o premio, pois quando realizou o contrato de seguro com ele, certamente tirou foto-copia do documento, onde constava o nome do antigo dono.
  5. Renata62
    17/01/2012 11:38

Olá Doutor,estou desesperada,meu carro estava penhorado a um banco por um empréstimo que fiz bem abaixo do valor que ele vale(está com busca e apreensão),
    para piorar foi roubado ,mas acabei de fazer um seguro e agora o que acontece,fiz o BO.
    O seguro vai pagar o valor que está no contrato?com isso posso pagar o que devia e ficar com o restante?
    Obrigada

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS