Marcos Domingo, 02 de outubro de 2005, 21h59min

    Veja a Lei 9.506/97.

    LEI 9.506 DE 30/10/1997 - DOU 31/10/1997
    Extingue o Instituto de Previdência dos Congressistas - IPC, e dá outras providências.
    * Regulamentada pela Resolução do Congresso Nacional nº 1, de 16/12/1997 (DOU de 17/12/1997, em vigor desde a publicação).
    TEXTO:
    Art. 2º O Senador, Deputado Federal ou suplente que assim o requerer, no prazo de trinta dias do início do exercício do mandato, participará do Plano de Seguridade Social dos Congressistas, fazendo jus à aposentadoria:
    I - com proventos correspondentes à totalidade do valor obtido na forma do § 1º:
    a) por invalidez permanente, quando esta ocorrer durante o exercício do mandato e decorrer de acidente, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei;
    b) aos trinta e cinco anos de exercício de mandato e sessenta anos de idade;
    II - com proventos proporcionais, observado o disposto no § 2º, ao valor obtido na forma do § 1º:
    a) por invalidez permanente, nos casos não previstos na alínea a do inciso anterior não podendo os proventos ser inferiores a vinte e seis por cento da remuneração fixada para os membros do Congresso Nacional;
    b) aos trinta e cinco anos de contribuição e sessenta anos de idade.
    § 1º O valor dos proventos das aposentadorias previstas nos incisos I e II do caput será calculado tomando por base percentual da remuneração fixada para os membros do Congresso Nacional, idêntico ao adotado para cálculo dos benefícios dos servidores públicos civis federais de mesma remuneração.
    § 2º O valor da aposentadoria prevista no inciso II do caput corresponderá a um trinta e cinco avos, por ano de exercício de mandato, do valor obtido na forma do § 1º.