Estou no contrato de experiência e descobri que estou grávida!!!!!

Comecei a trabalhar de operadora de caixa no Super Mercado. Meu contrato de experiência começou no dia 16 de maio, no contrato diz que vigerá po 30 dias.E estou gravida de um mês.Ainda não contei para meu chefe estou com medo de ser demitida.A pergunta é: Gravida pode ser demitida no periodo de experiência?? O que devo fazer?? Desde já agradeço..

Respostas

11

  • Carlos Leite

    Dora, se você pactuou CONTRATO DE EXPERIÊNCIA, não terá direito à ESTABILIDADE, pois é proibido é proibido pela Súmula 244 III, da CLT. Porém, se você está no PERÍODO DE EXPERIÊNCIA, mas, o Contrato é de outro tipo (determinado, indeterminado...), você estará estavel desde a confirmação da gravidez até 05 meses após o parto (art. 10, II, b, do ADCT, DA C.F. DE 1988.

  • Dora Taqui

    Comecei a trabalhar dia 16 de maio, e fui registrada com essa mesma data.

    Na minha carteira de trabalho diz que eu fui admitida pelo prazo de 30 dias podendo ser prorrogado.

  • Dora Taqui

    Duvida!!!

    Se o contrato de experiência é 90 dias, comecei a trabalhar no dia 16 de maio..então completara 90 dias no dia 13 de agosto certo?
    Acabei contando a verdade que estou grávida na empresa.estou com medo de ser demitida.
    No dia 16 de agosto quando completa 3 meses eles não podem me mandarem embora já estarei com estabilidade???
    Descobri que a empresa só faz demissão no dia 1º e 16 de cada mês..
    Se alguém puder me esclareça.
    Desde já agradeço!!

  • grasieli santana de andrade laurindo

    Boa Tarde! Me chamo Grasieli trabalho a 6 meses em um padaria e estou gravida ele disseram que se eu falta vao me dermitir.
    Isso pode?
    Oque eu posso fazer se isso acontecer ?

  • Angelita_1

    Comecei a trabalhar dia 6/12/08 em uma loja do shopping como Free Lance, fiz exame admissional antes, levei documentos, tudo certin! No entanto só que vão me "efetivar"(n sei s o meu period d experiencia comeca agora ou só em janeiro) no mês de janeiro, descobri que estou gravida, e não sei o que fazer agora, pois quero ser efetivada. Até mesmo por causa dos meus direitos futuros, sou universitaria ainda.. e minha situação ja esta bem complicada(condições financeiras). Podem me demitir né? Caso descubram. Ou se eu não contar posso me prejudicar? Desde já, agradeço!

  • Isaac_1

    Grasieli,

    Se você estiver gravida e e necessitar faltar por motivos médicos, basta apresentar o atestado médico ao seu patrão ele não tem o porque de mandar embora, é claro que tem que ter o bom senso seu como funcionário, de apresentar atestado médico justificando sua falta e de seu patrão, você tem estabilidade des de o período que se descobriu a gravidez até 5 meses após o nascimento da criança.

  • Gabriela Cardoso

    Em março de 2006, fui fui contratada por uma empresa e no mesmo dia descobri que estava grávida.Como estava no periodo de experiência após os 3 meses fui demitida sem justa causa.Eu poderia ser demitida?.Agora 2009 tentei a licença maternidade do meu filho e indeferiram alegando que a empresa que eu trabalhava deveria ter me dado assistência e não poderiam me demitir.Isto é mesmo verdade, eu não poderia ser demitida, e será que posso entrar com uma ação trabalhista, ouvi dizer da prescrição de 2 anos , e tem uma de 5 anos, não entendi será que ainda me resta algum recurso?.O que ocorre é que sofro pela minha ignorância no assunto.Por favor me ajudem!

  • Amanda rafaela batista da silva

    estou na empresa a 4 dias e descobrir que estou gravida de 2 meses , quando eu contar sera que vou ser demitida ? o que faço? estou em treinamento....meu contrato e de experiencia 90 dias se der tudo certo prorroga...obg...