Boa Tarde,

Sou recém-formada e estou preocupada com a minha primeira audiência de instrução na área cível.

Em pesquisa na internet, verifiquei que primeiramente o juiz ouvirá as partes, em seguida as testemunhas e depois será aberto um prazo de 20 minutos para os advogados apresentarem oralmente as Alegações finais. Minha dúvida é a seguinte: Posso levar minhas alegações finais por escrito? Posso pedir ao juiz um prazo para entregar as alegações finais, ou elas devem ser apresentadas na própria audiência de instrução.

Muito Obrigada

Respostas

5

  • 1
    G

    gabriel jock granado Quarta, 02 de julho de 2008, 15h27min

    Olá Thais Milena.
    Sua preocupação é bastante comum, e todos NÓS já passamos por isso, por isso acredite: isso é normal. Vc não é nenhuma incapaz por pensar assim.
    Audiência: Gosto muito desse tema.
    O juiz vai querer saber se as alegações serão REMISSIVAS (como se fosse dizer: fica pelo está na inicial/contestação) ou por MEMORIAIS, nessa última, pode ser oral (em audiência) ou por escrito com prazo, geralmente de 5 a 10 dias para cada parte.
    Não leve nada por escrito, pois em audiência, pode haver algum depoimento de testemunha sobre algum fato, que vc não sabia, ou mesmo que não havia pensado 'daquele jeito'.
    Se for oral suas alegações, aproveito ao máximo o que as testemunhas disseram para o juiz, reforça o é positivo e rechaça o for negativo.
    E por último, diga que o Autor/Réu não conseguiu provar suas alegações.
    Saudações.

  • 0
    T

    thais Milena Sexta, 25 de julho de 2008, 12h24min

    Muita obrigada pela orientação.

  • 1
    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 25 de julho de 2008, 14h46min

    Discordo do colega.

    Acho que deve levar por escrito, nem que seja para a eventualidade de não haver o que acrescentar ou alterar ante os testemunhos trazidos. E a complementação ou alteração pode ser feita oralmente. Em último caso (cnciliação, por exemplo), não precisa entregar.