Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. claudiomar barbosa
    07/07/2008 10:56

Bom dia.
    Trabalho em um escala 12/36 noturno, a empresa me concede o intervalo para descanso e alimentação no inicio do trabalho. Ex: inicio a escala de trabalho as 18:00 horas e vou direto para o refeitório para jantar faço uma hora de janta, só que fico o restante do meu horário de trabalho sem descanso até as 06:00 da manhã.
    Gostaria de saber se tem uma lei que diz que o funcionário não pode chegar no local de trabalho e já receber seu horário de descanso e alimentação, pois quando chego no serviço não estou cansado ou com fome, lembrando que minha escala de trabalho é de 12 horas por 36 de descanso e trabalho a noite, sou vigilante trabalho na área da Vale do Rio Doce
  2. A. H. Zanatta
    07/07/2008 13:11

P/ claudiomar barbosa.

A jornada 12 X 36, com horário para descanso e refeição inclusa nas 12 horas trabalhadas, tem sido reconhecida pela Justiça do Trabalho como válida.

Acontece que esta forma de trabalho não pode infringir direitos dos trabalhadores.

Iniciar a jornada com intervalo, até pode, a critério do empregador. Entretanto, ao completar um período máximo de 6 horas trabalhadas, o trabalhador terá direito a novo intervalo para descanso de 01 hora, isto é, as 01:00 hora para o seu caso.

Mesmo que haja Acordo Coletivo, trata-se de cláusula abusiva que fere direitos do trabalhador, portanto, nula de direito.

Você deve entrar com Reclamatória Trabalhista pleiteando o cumprimento do intervalo e, aqueles já trabalhados, remunerados com acréscimo de 50% pelo intervalo não usufruído.

Espero tê-lo ajudado.
  3. suzart campos da silva
    01/04/2009 23:56

Trabalho em um escala 12/36 noturno, mas a prefeitura não quer dar nenhum periodo de descanso para os guardas municipais, nosso regime e estatutario mas não foi criado ainda o estatuto qual seria o meu direito neste caso?
  4. Odney
    10/04/2009 17:29