Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. claudiomar barbosa
    07/07/2008 10:56

Bom dia.
    Trabalho em um escala 12/36 noturno, a empresa me concede o intervalo para descanso e alimentação no inicio do trabalho. Ex: inicio a escala de trabalho as 18:00 horas e vou direto para o refeitório para jantar faço uma hora de janta, só que fico o restante do meu horário de trabalho sem descanso até as 06:00 da manhã.
    Gostaria de saber se tem uma lei que diz que o funcionário não pode chegar no local de trabalho e já receber seu horário de descanso e alimentação, pois quando chego no serviço não estou cansado ou com fome, lembrando que minha escala de trabalho é de 12 horas por 36 de descanso e trabalho a noite, sou vigilante trabalho na área da Vale do Rio Doce
  2. A. H. Zanatta
    07/07/2008 13:11

P/ claudiomar barbosa.

A jornada 12 X 36, com horário para descanso e refeição inclusa nas 12 horas trabalhadas, tem sido reconhecida pela Justiça do Trabalho como válida.

Acontece que esta forma de trabalho não pode infringir direitos dos trabalhadores.

Iniciar a jornada com intervalo, até pode, a critério do empregador. Entretanto, ao completar um período máximo de 6 horas trabalhadas, o trabalhador terá direito a novo intervalo para descanso de 01 hora, isto é, as 01:00 hora para o seu caso.

Mesmo que haja Acordo Coletivo, trata-se de cláusula abusiva que fere direitos do trabalhador, portanto, nula de direito.

Você deve entrar com Reclamatória Trabalhista pleiteando o cumprimento do intervalo e, aqueles já trabalhados, remunerados com acréscimo de 50% pelo intervalo não usufruído.

Espero tê-lo ajudado.
  3. suzart campos da silva
    01/04/2009 23:56

Trabalho em um escala 12/36 noturno, mas a prefeitura não quer dar nenhum periodo de descanso para os guardas municipais, nosso regime e estatutario mas não foi criado ainda o estatuto qual seria o meu direito neste caso?
  4. Odney
    10/04/2009 17:29

Trabalho numa empresa há 3 anos, numa jornada noturna de 8 horas (das 22:00 as 06:00), fazendo uma hora de refeição após 04 horas trabalhadas.. Agora a empresa disse que vamos ter que ir as 3:00 da manha, ou seja, o intervalo desde a entrada na empresa (22:00) até o horario de ceia que era de 04 horas, passa a ser de 05 horas trabalhadas, como disse antes, vamos ter a pausa para ceia as 03:00, ficando: das 22:00 até 03:00= 05 horas de trabalho ininterruptas.
    ,.
    Gostaria de saber se há nos autos legais, uma restrição neste intervalo para alimentação e descanso, tipo, poderia o empregador dizer que tenho de trabalhar quantas horas ele precisar e jantar depois de 5 ou 6 horas trabalhadas direto no turno?
  5. Regina Fernandes
    23/04/2009 15:19 | editado

No caso de funcionários da área saúde que trabalha 12 horas, a empresa tem que pagar 1 ou 2 refeições? quais são os direitos desse trabalhador? Por exemplo o funcionário inicia seu trabalho às 7:00h tem 1 hora de almoço e termina seu horário de trabalho às 20:00h, esse profissional tem direito a janta ( não me refiro a descanso no horário de janta, mas sim direito a alimentação )?
  6. adriano almeida_1
    04/05/2009 14:00

sou funcionario publico estadual trabalho em plantão noturno 12 x 36 sem nenhum intervalo para descanso queria saber qual artigo posso me embasar para pleitear o direito ao horario de descanso e de quanto tempo seria ?
  7. Kelly Barbosa de Meneses
    26/05/2009 13:09

Olá tenho uma duvida!!!

eu trabalho em um parque da prefeitura como zeladora (tercerizado) das 6h as 18 h (jornada 12/36) e essa semana foi informado que nos não temos mais direito a almoço...
    Todos os dias eu ia almoçar em casa que é bem perto! hoje não posso sair nem para comprar um lanche....

estou bem aflita porque recebo uma miseria e ainda não posso nem almoçar...esta ruim de mais.

ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

OBRIGADA.
  8. Patricia Francisco
    Este usuário conecta-se ao Fórum usando uma conta do Facebook. Veja como fazer isso.
    03/09/2012 17:51

Boa tarde , gostaria de saber sobre os funcionários que trabalham 12 x 36 se tem direito a uma hora descanso no periodo noturno ( porteiros e tecnicos de enfermagem )?

E como procede o cartaõ ponto bate entrada e saida ?

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS