Respostas

21

  • -2
    E

    eldo luis andrade Segunda, 04 de agosto de 2008, 4h14min

    Dr. Eldo um aposentado por idade pelo fundo rural, se abri uma empresa em seu nome, ele corre o risco de perder a aposentadoria?
    Resp: Não.
    Por favor site a lei e o artigo onde a referência sobre o assunto. Obrigada pela atenção!
    Resp: Não há lei que diga que não possa fazer. Isto basta. Se houvesse lei dizendo que há possibilidade de perder a aposentadoria eu a citaria.

  • 1
    M

    MARIA CLARA ASSUNÇÃO MENDONÇA Segunda, 23 de março de 2009, 8h25min

    Gostaria de saber se uma pessoa aposentada por invalidez, pode abrir uma empresa em seu nome, por ser o chefe de familia.

    Grata,

    Maria Clara

  • 0
    E

    eldo luis andrade Segunda, 23 de março de 2009, 12h36min

    Poder, pode. Mas não pode fazer nada que o torne contribuinte obrigatório da previdencia social. Atualmente o empresário só é contribuinte obrigatório da previdencia social se faz retirada pró-labore. De forma que se ele fizer qualquer retirada pró-labore corre o risco de ter a aposentadoria por invalidez cessada de acordo com o art. 46 da lei 8213. Só poderá ter retirada de lucros. Se não houver lucros na empresa, nada poderá retirar. Por sinal mesmo sendo sócio cotista e não sócio administrador mas com retirada de pró-labore poderá ter a aposentadoria por invalidez cessada.

  • 0
    D

    DIRCE DE OLIVEIRA Sábado, 08 de outubro de 2011, 10h58min

    dr eldo por favor me ajude tenho firma em meu nome e sou aposentada por idade , tenho 62 anos , tenho que contribuir ao inss para sempre em quanto a firma tiver em meu nome?

  • 0
    E

    eldo luis andrade Domingo, 09 de outubro de 2011, 10h15min

    Somente nos meses em que retirar pró-labore.

  • 0
    J

    JOAO MIRANDA Quinta, 13 de outubro de 2011, 2h06min

    Dr. Eldo Luiz Andrade, um segurado que recebeu B-94, de maio/91 até receber B-91 em outubro/92 e B-92 a partir de outubro de 1993, todos esses benefícios citados pelo mesmo motivo ou seja, o mesmo fato gerador, pode ter de volta na justiça o direito de restaurar o B-94 ?
    Sem mais, agradeço.

  • 0
    E

    eldo luis andrade Quinta, 13 de outubro de 2011, 5h20min

    Acredito que sim. Talvez até administrativamente sem necessidade de ir à Justiça. Na época dos fatos a legislação permitia acumulação dos dois benefícios.

  • 0
    P

    paulopp Segunda, 21 de abril de 2014, 19h52min

    gostaria de saber se uma pessoa aposentada rural pode registrar uma micro empresa individual MEI ?

  • 0
    P

    paulopp Segunda, 21 de abril de 2014, 19h54min

    A pessoa aposentada corre o risco de perder a aposentadoria? se abrir uma MEI?

  • 0
    P

    paulopp Segunda, 21 de abril de 2014, 19h58min

    Dr. Eldo uma pessoa aposentada do inss rural que tem empresa registrada tem que continuar contribuindo?

  • 0
    Jcar Automotivo Jcar

    Jcar Automotivo Jcar Quinta, 08 de janeiro de 2015, 10h11min

    Gostaria de saber se um aposentado por idade, pode abri (MEI) sem comprometer seu beneficio do INSS.

  • 0
    H

    [email protected] Terça, 04 de agosto de 2015, 14h25min

    Boa tarde uma pessoa funcionário publico aposentado pro tempo de serviço ,e pensão vitalicia por morte pode ter empresa 100 por cento no seu nome ?

  • 0
    A

    Armando Terça, 04 de agosto de 2015, 21h08min

    Jcar Automotivo Jcar//
    Pode. Mas suas contribuições de 5% ao INSS só lhe dará direito ao benefício de Salário-maternidade, se for o caso de adoção, por exemplo.
    Boa sorte
    Armando

  • 0
    A

    Armando Quarta, 26 de agosto de 2015, 17h55min

    maria das graçs pinto//
    Por gentileza.Faça seu questionamento diretamente a este Fórum, Talvez possamos ajudá-la.
    Sds. cordiais
    Armando

  • 1
    Daiane Martins

    Daiane Martins Sábado, 02 de abril de 2016, 8h46min

    Dr. Minh mãe é aposentado por tempo de serviço, continua trabalhando registrada, ela mora no Rio Grande do sul, minha duvida é a seguinte, ela pode abrir uma empresa no estado de São Paulo ? Caso posso positivo, traria algum problema em questão a aposentadoria dela?

  • 2
    E

    Eldo Luis Andrade Sábado, 02 de abril de 2016, 10h30min

    Somente a aposentadoria por invalidez cria problemas para quem vem a exercer atividade remunerada.

  • 0
    H

    HYGOR DE FRNAÇA LAVOR Segunda, 26 de setembro de 2016, 11h29min

    BOM DIA;..
    TENHO 67 ANOS E UMA EMPRESA ABERTA NO MEU NOME,SO TENHO 6 ANOS QUE PAGO O INSS, JA POSSO DAR ENTRADA NA MINHA APOSENTADORIA...

  • 0
    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 26 de setembro de 2016, 17h13min

    Não. No mínimo 15 anos de contribuição. E o governo Temer já está falando em aumentar este tempo mínimo para 20 a 25 anos na reforma da previdência.

  • 0
    A

    Aparecida izeti Tavares martins Sábado, 19 de novembro de 2016, 20h58min

    Sou aposentada por tempo de serviço e queria abrir um CNPJ para abrir uma micro empresa isso irá prejudicar meu benefício

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.