G

    Givanildo Rodrigues Da Silva Domingo, 28 de dezembro de 2008, 15h08min

    Queria saber quanto tempo tenho de inss (previdência social)

    A

    Adriana Cardozo Pereira Segunda, 05 de janeiro de 2009, 22h02min

    Gostaria de saber quanto tempo de contribuição no inss eu já tenho
    sei que é pouco tempo,somente para acompanhar.
    Muito obrigada!

    J

    Jose Leite Macedo Terça, 06 de janeiro de 2009, 22h44min

    Gostaria de saber quanto tempo de contribuição para a previdencia já tenho, pois não tenho todas a minhas CTP. existe alguma forme para pesquisar no site do INSS

    R

    rosilda chaves Terça, 06 de janeiro de 2009, 23h21min

    Gostaria de saber quanto tempo tenho de contribuição no inss pois trabalhei para o municipio por contrato e comissionado. Como pesquizar esses dados?

    G

    Gecilei da silva Raimundi Quarta, 07 de janeiro de 2009, 11h02min

    Olá

    Gostaria de saber quanto ja contribui para com o inss.

    E tbm tendo uma empresa que presta serviços com contrato a orgãos públicos, qual a melhor opção para ter uma aposentadoria que seja ao menos satisfatória.

    Obrigada
    Gecilei

    A

    antonio gilberto de assis filho Quarta, 07 de janeiro de 2009, 19h49min

    ola gostaria de saber quanto tempo ja contribui
    para o inss???
    e quanto tempo falta para a aposentadoria

    E

    elson_1 Domingo, 11 de janeiro de 2009, 13h04min

    goastaria de saber quanto tempo tenho de contribuição ao inps/inss, e quanto tempo ainda me resta para me aposentar.

    E

    Eduardo Elias Pereira de Oliveira Domingo, 11 de janeiro de 2009, 20h43min

    oi gostaria de saber quanto tempo de contribuição tenho ate á presente data,para o inss ou inps. OBRIGADO.

    V

    Vitor da Silva Paulino Segunda, 19 de janeiro de 2009, 20h44min

    gostaria de saber quanto tempo já tenho de contribuição com INSS?
    desde já muito grato se alguém poder me ajudar!
    é de interesse urgente!
    obrigado!

    E

    edmilson c sousa Segunda, 19 de janeiro de 2009, 22h01min

    trabalhei com carteira assinada em 1972 em 1973 imcorporei no exercito servi 1 ano e45 dias de 1974 para ca trabalhei em varias empresas infelizmente perdi varias ctps gostaria de saber como fazer para saber quanto tempo ainda falta para minha aposentadoria

    G

    Guilherme_1 Segunda, 19 de janeiro de 2009, 23h00min

    Para saber o tempo de contribuição é simples. Basta entrar no site do INSS - mpas.gov.br e verificar na agência eletrônica segurado a parte calcule sua aposentadoria. É só acrescentar as datas de entrada e saída das empresas constantes na CTPS ou as datas das contribuições na caderneta. O site calcula o tempo de contribuição automaticamente e diz quanto falta para aposentadoria.

    O problema é quando a empresa não contribuiu ou o INSS simplesmente não possui todo o período de contribuição no sistema, neste caso deverá comprovar com a carteira ou declaração do empregador.

    Também é possível pedir o CNIS nas agências do INSS. este documento possui todos os períodos de contribuição registrados no sistema.

    W

    Walter Rodrigues Filho Quarta, 21 de janeiro de 2009, 7h03min

    Guilherme_1 e demais colegas...

    Poderia esclarecer um aspecto adicional nesta questão

    "O problema é quando a empresa não contribuiu ou o INSS simplesmente não possui todo o período de contribuição no sistema, neste caso deverá comprovar com a carteira ou declaração do empregador."

    O governo, o sistema ou o INSS não tem o menor interesse em atualizar as base de
    dados do CNIS para periodos quando o Teto de contribuição era de 10 e até 20 SM.

    Como V bem disse inverteram o onus da prova para a parte mais fragil o despretigiado trabalhador...

    E diante disso penso eu que não é nada dificil que não acatem as anotações
    nas CTPS no que tange aos Salarios de Contribuição.
    Já ouvi estórias que mesmo constando anotações sobre históricos dos salarios
    na CTPS, na ausencia de registros da contribuição efetiva o INSS
    está limitado por lei a considerar o SM como salario de contribuição !!!

    Ou esta disposição vale apenas para relações de empregos informais ou sem registro em CTPS. Ou ainda em caso de extravio da CTPS...

    Não seria o caso de considerar ao menos o salario nominal registrado na CTPS, estando a mesma sem evidencias de rasuras adulterações etc?

    Principalmente quando há registros nas base de dados do INSS de contribuições relativas a meses anteriores e posteriores atestando ganhos salariais até maiores que o nominal da CTPS. Pois sabido que muitos reajustes, horas extras etc acabam por não constar do historico anotado na CTPS!!!!

    Qual a verdadeira postura que o INSS deve adotar ?

    Tem noticia de como o Judiciario resolve esta polemica ? Se provada a negligencia ou concorrencia de orgão do governo.

    Por exemplo minha primeira CTPS de MENOR
    constando registo de meu primeiro emprego foi retida pela antiga DRT/MT quando requeri a CTPS de maior, sob alegação de documento necessário para Composição
    do Prontuario do Trabalhador. Resultado fui prejudica pelo sumiço deste periodo.

    Imagino eu que o judiciario deverá fazer valer o salario nominal registrado em
    CTPS ...

    Forte abraço

    G

    GILBERTO ALVES DA SILVA Quarta, 21 de janeiro de 2009, 19h15min

    Quero saber quanto tempo eu tenho de contribuiçao, na previdencia social, pois perdi minha primeira cpts.

    G

    GILBERTO ALVES DA SILVA Quarta, 21 de janeiro de 2009, 19h16min

    gostaria de saber quantas contribuiçoes tenho no inss

    O

    oscar jose dos santos Sexta, 23 de janeiro de 2009, 9h53min

    gostaria saber como calcular o tempo de inss cotribuido.e saber quato falta para contribuir com inss sendo que desde 1997 que parei de contribuir com inss. oscarjose

    E

    Edivaldo de Souza Teixeira Segunda, 26 de janeiro de 2009, 21h33min

    gostaria de saber o calculo do tempo de contribuição com a previdencia social

    C

    Carlos Alberto_1 Terça, 27 de janeiro de 2009, 8h00min

    Trabalhei

    Janeiro/74 a Janeiro/80 com insalubridade por ruído
    Maio/83 a Junho/96 com insalubridade por ruído por 1 ano
    Agosto/97 a Fevereiro/2003
    Março/2003 a Fevereiro/2007 a empresa me mandou embora para cortar custos, mas me mantendo como empregado e pagando o salário em uma conta da spiritcard tipo premiação, neste periodo não recolheu o INSS, foi multada pela fiscalização e a partir de feveriro/2007 negociou a multa em 60 vezes, nesta multa conforme me informou o RH esta a retroatividade dos meus 44 meses, mas não estão recolhendo pelo GFIP me sugeriu um atendente do INSS pois não aparece no sistema do INSS, fui registrado novamente pela mesma empresa em março/2007, agora minha situação esta regular. A pergunta é posso contar com estes 44 meses, qual o meu tempo de contribuição, quanto falta para eu aposentar, tenho 50 anos, posso já me aposentar, qual seria o valor do meu benefício sendo que sempre paguei pelo teto. Agradeço caso alguem possa me ajudar

    C

    Carlos Alberto_1 Terça, 27 de janeiro de 2009, 8h08min

    Trabalhei

    Janeiro/74 a Janeiro/80 com insalubridade por ruído
    Maio/83 a Junho/96 com insalubridade por ruído por 1 ano
    Agosto/97 a Fevereiro/2003
    Março/2003 a Fevereiro/2007 a empresa me mandou embora para cortar custos, mas me mantendo como empregado e pagando o salário em uma conta da spiritcard tipo premiação, neste periodo não recolheu o INSS, foi multada pela fiscalização e a partir de feveriro/2007 negociou a multa em 60 vezes, nesta multa conforme me informou o RH esta a retroatividade dos meus 44 meses, mas não estão recolhendo pelo GFIP me sugeriu um atendente do INSS pois não aparece no sistema do INSS, fui registrado novamente pela mesma empresa em março/2007, agora minha situação esta regular. A pergunta é posso contar com estes 44 meses, qual o meu tempo de contribuição, quanto falta para eu aposentar, tenho 50 anos, posso já me aposentar, qual seria o valor do meu benefício sendo que sempre paguei pelo teto. Agradeço caso alguem possa me ajudar

    A

    ANTONIO GONCALVES DE SENNA Terça, 27 de janeiro de 2009, 13h56min

    Gostaria de saber quanto tempo tenho de contribuicao .Junto ao inss e quanto tempo ainda falta para mim se aposentar

    N

    NEUZA MARIA DE LARA Terça, 27 de janeiro de 2009, 23h55min

    Gostaria de saber quanto tempo de contribuição para a previdencia já tenho, pois não tenho todas a minhas CTP. existe alguma forma para pesquisar no site do INSS?