Cobrança de comissão na venda de imóvel

Tenho um imóvel para vender e coloquei o mesmo em um imobiliária e assinei uma autorização de venda do imóvel. Acontece que eu como proprietario consegui uma pessoa que quer comprar o imóvel. O comprador interessado nunca teve contato com a imobiliaria ou com seus corretores. Acontece que na autorização para a venda do imóvel que assinei exite uma condição que diz o seguinte: O contratante se compromete a pagar os honorários de 5% ao contratado desde que a compra, venda ou permuta, seja feita dentro do prazo acima estipulado (90 dias - este tempo consta em outra condição na mesma autorização), ou na sua prorrogação, que serão descontados, proporcionalmente, no ato do sinal do negócio dado pelo promitente comprador. A imobiliária disse que mesmo que eu venda o imóvel a outra pessoa dentro dos 90 dias que a comissão deve ser paga a ela. No meu entendimento como eu arrumei o comprador, sem qualquer ajuda ou indicação da imobiliária, porque tenho que pagar comissão a mesma? Pergunto está comissão é devida?

Respostas

41

• AHNNA

Ola, Dario

Segundo os orgãos fiascalizadores das imobiliárias esta comisssão é devida, sim , uma vez que se estabelece um contrato, a imobiliária divulgou o imóvel ninguém previu, que vc arranjaria um comprador, as despesas referentes a anuncio de divulgação não são baratas, ai se justifica o recebimento.

• AHNNA

www.creci.org.br
    Endereço:
    SDS Bl. A, 44 - Ed. Boulevard Center - 4º andar. Salas 401 a 410
    Brasília/DF
    CEP: 70391-900

Fone: (61) 3321-1010
    Fax: (61) 3224-0636

Página na Internet:
    www.crecidf.org.br

Correio eletrônico:
    crecidf@zaz.com.br

www.cofeci.gov.br - mais informações neste site.

• Luís Antônio

Ainda sobre comissào:

Qual a prática no mercado para o pagamento dos honorarios do corretor em casos de Permuta Financeira de um negócio realizado entra uma Construtora e o Prprietário de uma área.

• Ana Bonadimam

Luis Antonio,

quem paga a comissão a princípio é a parte que contratou o corretor, mas nada impede que ambos rachem a despesa.

• Luís Antônio

Ana,

Tudo certo, obrigado. Mas o que eu quero dizer é que, numa compra e venda em dinheiro, convencionou-se que normalmente quem paga a comissào é quem vende por receber o preço.
    No caso de permuta seja financeira seja em imóvel, eu sei que muitas construtoras preferem elas mesmas pagarem a comissào de vendas mesmo sendo as compradoras para dar mais segurança aos corretores que lhes prestam serviço. A pesquisa que faço neste momento porém é, a seu ver, qual a pratica do mercado mais aplicada atualmente ?

• Ana Bonadimam

Luís Antonio,

todo corretor é profissional autonomo, a busca pelo imovel para transacionar é seu trabalho sempre a parte interessada em adquirir, como vc disse é que paga a comissão, entretanto na permuta se o corretor trabalha para a construtora ela vai cobrar a comissão da outra parte, é o que se pratica no mercado.
    Entendo que não é ilegal cobrar tanto a comissão da construtora quando da outra parte, não é caso de ser "esperto" receber dupla comissão, é justo e legal.

• maria aparecida_1

no meu caso que encontrei imovel esposto na imobiliaria, paguei para imobiliaria metade da comissão de transação de permuta, mas permuta não foi efetivada pois pela demora em trocar as chaves (7 meses previsto em contrato), a outra parte desistiu, imobiliaria tem que devolver meu dinheiro?