Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. geovergildo arantes
    29/08/2008 13:22

Olá, boa tarde.
    Gostaria de obter uma informação.
    Minha esposa pretende contratar uma diarista (seria esse o termo?) para fazer os trabalhos domésticos normais de uma casa. Ela trabalharia uma vez por semana. Minhas dúvidas são:
    - Seria correto eu ter um recibo após cada dia da semana trabalhado?
    - Qual será o nosso vínculo empregatício?
    - Existe férias, fgts, 13º nesse caso?
    - Existe a possibilidade de futuramente ter que responder algum processo trabalhista?
    - Quais os deveres e direitos de ambas as partes?
    Gostaria de seguir todas as regras para que não possa prejudicar nem a mim, nem a diarista.
    Por favor, esclareçam minhas dúvidas.
    Obrigado.
    Geovergildo Arantes.
  2. geovergildo arantes
    01/09/2008 11:56

por favor, me ajudem
  3. Júlia Damaceno
    01/09/2008 23:48

Se a diarista for contrada para trabalhar até duas vezes na semana, não haverá vínculo de emprego. Assim, não há férias, INSS, 13º (lembrando que não é obrigatório pagamento de FGTS à doméstica).

Mesmo que seja contratada para trabalhar até duas vezes por semana, tente alternar os dias.Por ex. uma semana às 3ª e 6ª, na outra 2ª e 5ª... Já 3 vezes por semana há vínculo de emprego. Se é uma vez por semana, fique tranquilo.

Risco de uma ação trabalhista há. mas risco de a diarista ganhar é preticamente zero (nos termos expostos).
  4. geovergildo arantes
    02/09/2008 11:45

Dra. Júlia, obrigado pela atenção.
  5. daiane rocha
    23/05/2009 11:42

Oi,bom dia
    gostaria de saber se a diarista tem horario para entrar e sair de um serviço e quais são as funções dela no servço
  6. juliana alves de carvalho
    24/05/2009 17:11

Ola,
    Quais são os meus direitos se eu trabalhar em uma casa por três dias samanais.

obrigado!
  7. Daiane Souza
    21/05/2012 20:24

Boa noite,gostaria de saber quais são os serviços que uma diarista deve executar em uma casa,e qual valor devera ser cobrado,por esses serviços.
    Desde já agradeço.
  8. Cristina SP Original - No FAKE
    22/05/2012 00:07

Juliana

trabalhando para o mesmo empregador por 03 vezes na mesma semana, caracteriza o vínculo empregatício e terá todos os direitos trabalhistas, férias, 13º Salário, no caso de dispensa aviso-prévio, e deverá exigir o registro em carteira e o recolhimento previdenciário.
  9. noemia baron teixeira nogueira
    23/05/2013 21:59 | editado

gostaria de saber se é legal uma diarista trabalhar dez, horas ou mais em um dia, com a nova lei, as patroas estão mandando funcionárias embora e admitindo diaristas, só que para fazer a faxina , e também outras atribuições que nada tem a ver com a função. com isso o sol vira lua e ainda não terminei. me ajudem!
  10. SulaTeimosa
    24/05/2013 01:22 | editado

Usuário suspenso

Noemia, se vc trabalha só 1 ou 2x na semana,se não tem carteira assinada, vc é autônoma, assim, não se submete a CLT, o que quer dizer que vc pode trabalhar até mesmo 24hs num dia,direto!!! Sem dormir, sem comer.... vc é autônoma, não é empregada.

Participe do Fórum

Entre com seu cadastro do Jus Navigandi:

Esqueceu sua senha?

Não tem Facebook e quer participar do Fórum?

Faça perguntas, responda dúvidas e discuta assuntos jurídicos. É fácil e grátis!

JUS NAVIGANDI NAS REDES SOCIAIS