Deveres dos filhos para com pai idoso

Oi estou cuidando do meu pai que esta muito doente pois está com cancer em estado muito avançado,ele morava sozinho, mas agora eu troxe ele pra morar comigo, só que não tenho mais tempo pra sair de casa, pois tenho que ficar com ele, tenho mais 4 irmão só que ninguém quer ficar com ele,pois suas esposas não querem meu pai na casa delas, quero saber se eles também teriam que me ajudar a cuidar de meu pai?E qual são os deveres deles p/ com meu pai? desde já agradeço pela atenção.

Respostas

33

• Viama

Olá! Eu trouxe meu pai para morar comigo,ele tem problemas mentais, necessita de cuidados especiais, tenho mais duas irmãs,e nenhuma quer me ajudar a cuidar dele,gostaria de saber se elas também teriam que me ajudar? E qual os deveres delas com meu pai ? Ja Agradeço Pela Atenão!

• Jaime - Porto Alegre

Roseli_1 e Viama,
    Os filhos têm com os pais os mesmos deveres que os pais têm com os filhos. No caso, não tendo o pai recurso para se auto-sustentar, pode pedir pensão aos filhhos. Portanto, mediante prova da necessidade do pai e da possiblidade dos filhos, pode ser ajuizada uma ação de alimentos contra os filhos.
    Um abraço,
    Jaime

• Marisa

Oi Dr. Jaime

E quando a questão não é financeira? Nem tudo na vida é dinheiro, mas e se envolve o carinho, a necessidade de cuidado?
    Eu acho que cuidado de pais é a mesma coisa que cuidado de filho. Pai em mãe têm obrigações, assim como todos os filhos têm obrigações. Só que não é assim que funciona na prática. Via de regra cuida a mãe dos filhos e o irmão mais mais abnegado dos pais. Enquanto os outros ficam no "dolce far niente". Desculpe o desabafo mas cabe alguma medida legal quanto a isso? Sem por em risco a integridade física da criança ou idoso?
    Abraços

• Jaime - Porto Alegre

Marisa,
    O afeto, a gratidão, o recohecimetno, a amor, a solidadiredade não se impõe. isso deve emergir do coraçao de cada um,. se o filho for ingrato e não tiver sentimento de amor aos pais, não há como forçá-los, a única coisa a fazer é forçá-los pagar pelo deprezo.
    Um abraço,
    Jaime

• Desespero

Estou realmente precisando esclarecer algumas dúvidas, mas para isto preciso contar a história: morávamos eu, meu marido e filha na região metropolitana da capital, onde também trabahávamos. Tinhamos uma vida estável, casa própria, ganhando nosso salário, agradável. Meu sogro apareceu com cancer no pescoço, morando a 200 km da nossa cidade. Nove(9) filhos, quatro morando na cidade onde ele morava, uma em cidade vizinha, 3 na região metropolitana e uma em outro estado, os que moravam na mesma cidade dele, nenhum queria mais cuidar dele, é uma pessoa bem difícil. Pois então deslocamos para a cidade do interior, agora pagamos aluguel, e levei 9 meses para ser transferida isto causou uma perda salarial de quase mil reais durante esses meses. Após ser tratado com quimioterapia, ser levado de carro ao tratamento que se dava a mais ou menos 100 km da cidade onde moramos, cuidados com alimentção, um quarto só para ele, com tv, agua quente para banho, todos os melhores cuidados, ele só causa transtornos, minha família já não vive bem, e ele faz o que quer sai e volta a hora que quer, e fala mal do meu marido para todos os outros filhos, estes que não ajudam em nada. Gostaria de saber o que devo fazer? Se ele for embora como nos resguardar de algum processo por "abandono" já que ele adora falar no estatuto do idoso? Ele tem pensão e aposentadoria, ele anda sozinho por toda a cidade, faz o que quer, realmente tem os filhos obriigação de dar casa e comida pra ele?
    Desculpa o dasabafo mas estou sofrendo. Minhas cun hadas flam que ele além de tudo, "observava" elas quando meninas, e até hoje ainda se manifesta para meninas, que maltratava muito, tanto que a maioria dos filhos foram para longe.
    O que devo fazer, quero ajudar meu marido e meus cunhados. Ninguém mais suporta olhar para o homem.
    Obrigada.

• Jaime - Porto Alegre

Desespero,
    Se ele tem pensão e aposentadoria, não é um desamparado, portanto, os filhos não podem dar mais do que tem em nome do dever de filho. Não vejo como caracterizar abandono sendo ele uma pessoa lúcida e com meios de sobrevivência.
    Um abraço,
    Jaime

• Gy

Olá, gostaria de uma grande ajuda para uma situação que vêm afligindo muito minha família.
    Minha avó tem 90 anos, e há cinco anos ela está de cama, necessitando de cuidados de todos os tipos, trocas de fraldas, remédios com horário super rígidos e controlados, uma alimentação adequada...
    Minha mãe cuida dela aproximadamente a vida toda, e meus tios (3 homens), não ajudam em absolutamente nada. Somente um de meus tios é responsável por levá-la ao médico e comprar seus remédios.
    Quando minha avó caiu de cama, minha mãe trabalhava fora e não tinha ninguém para cuidar da minha avó o tempo todo, então meus tios pediram para que minha mãe deixasse o emprego e ficasse em casa cuidando dela, e se comprometeram a dar uma ajuda financeira, porém após alguns meses todos param com essa ajuda.
    Resumindo, minha mãe adquiriu muitas doenças e agora está enfrentando um quadro de depressão, pois não tem vida própria, só vive para cuidar de minha avó.
    Há uns dois anos atrás conseguimos uma pensão do governo para minha avó de um salário, mas isso não dá nem para suas fraldas.
    Como podemos resolver isso, minha mãe não tem mais condições de saúde para cuidar de minha avó, e meus tios não querem ficar com ela, nem ajudar. O que podemos fazer nessa situação? Estamos desesperados, pois minha mãe está muito doente também.
    A responsabilidade que é dos meus tios está recaindo há muito tempo para mim e meu irmão, e infelizmente não temos condições de pagar uma acompanhante para minha avó...
    Mesmo minha avó recebendo essa pequena ajuda do governo, eles são obrigados a ajudar??
    Me ajude, por favor!

• Marta Correia

Há cerca de 5 anos minha mãe trouxe meus avos maternos para morar conosco.
    Na época minha avó tinha 77 anos e sérios problemas de saúde: pressão alta, colesterol, diabete, chegava a tomar cerca de 40 comprimidos mais insulina durante o dia. Então todos na minha casa (eu, meu irmão e minha mãe) vivíamos em função dela. Já o meu avô tinha 81 anos e possui Mal de Alzheimer.
    Deu para perceber que nossas vidas tiveram uma mudança radical. Que não seria necessário levando em consideração que minha mãe possui mais 11 irmãos, sendo: 03 moradores de Aracaju e 8 (oito) moradores do Rio de Janeiro.
    Que com despesas e trabalhos divididos não ficara pesado para ninguém.
    Tudo muito lindo, família grande, de uma hora para outra assim que minha mãe chegou de vigem todos sumiram, abandonaram.
    Alegavam que não conseguiam tomar conta deles.
    Despesas a parte...
    A única coisa que minha mãe queria era que pegassem eles 1 único final de semana no mês, pelo menos, para que ela pudesse descansar. Mas mesmo assim nada feito.
    Há mais ou menos 2 anos minha avó faleceu e de lá pra cá, mesmo com somente meu avô, que a doença esta se agravando a cada dia, não aparecem, nem ligam.

Gostaria de ajuda...para saber se podemos entrar na justiça por abandono de incapaz?
    Se tem como a justiça obrigar que eles dividam o tempo nos fins de semana?

Com o passar do tempo percebo que minha mãe tem ficado cada vez mais exausta. Que mesmo com toda ajuda que dou. Tem hora que ela não agüenta mais...

Obrigada
    Marta

• Jaime - Porto Alegre

Marta Correia,
    Cada dia torna-se mais visível o desamor dos filhos aos pais. Esquecem a dedicação, as noites mal dormidas, trabalho árduo dos pais para buscar o sustento e o bem estar dos filhos. Os pais fazem isso naturalmente e por amor. A única recompensa que esperam é ver o filho crescer e ser feliz.
    Porém, a relação entre pais e filhos está se tornando um via de mão única. Os filhos crescem alçam vôo e esquecem o pais. O que é mais lamentável é que esse abandono se dá no momento em que os pais mais precisam dos filhos, pois as energias foram consumidas para dar suporte ao crescimento de sua prole.
    O art. 98 do estatuto do idoso prevê punição pelo abandono, assim discorrendo: "Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado"
    Pena – detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.
    Veja a lei de proteção ao idoso existe e pode ser aplicada nesse caso. Sei o quanto é oneroso manter um idoso doente. Ao elevado dispêndio com médicos, remédios, alimentação e outras necessidades indispensáveis, acresce a indispensável presença física dos parentes junto ao idoso, que além de dificultar que o parente exerça com tranquilidade uma atividade remunerada, traz-lhe um desgaste físico e emocional muito grandes.
    O Carinho e o amor não se compra, porém o conforto se adquire com dinheiro. Assim, tendo a sua mãe todos esses encargos, justo é que busque nos outros irmãos o auxílio indispensável para minorar o sofrimento do pai, nem que para isso tenha que acionar o Ministério Público, visando responsabilizá-los pelo crime de abandono.
    Por outro lado, é sabido que uma pessoa acometida de Mal de Alzheimer, requer um cuidado especializado permanente e bastante oneroso. Sugiro que além de acionar o MP, promovam uma ação de alimentos contra os outros filhos para que aportem recursos que viabilizarão a contratação de um profissional qualificado para acompanhar o seu avô.
    Um abraço,
    Jaime

• Cristiane79

É uma pena que exista tantos filhos ingratos!
    minha mãe cuidou da minha vó até Deus a levar com 94 anos, ela cuidava com tanto carinho,não ficava julgando quem tinha mais obrigação de cuidar, hoje vejo na minha rua uma velhinha com 4 filhas e todas querendo distancia da mãe...quem tiver cuidando com amor mais tarde vai ter sua recompensa ao contrário se prepare para pagar dobrado.
    e vocês que cuidam, vão atrás que os filhos dê a pensão, pois é o certo e justo vão mesmo na justiça, pois como os pais são obrigados pagar,na velhice os filho também são...
    minha vó teve sorte com os 4 filhos todos se preocupavam com o melhor para ela,eram 3 homens e só minha mãe de mulher!
    idoso dá trabalho! e o trabalho que eles tiveram, ou criança também não dá trabalho?

Malditos vagabundos(as)esses infelizes que tem coragem de bater em idoso, é igual bater num bebê... dói na alma ver o que passa na tv.