Prezados,

Tenho declaração de união estável registrada em cartória, comprovando minha convivência há mais de 2 anos com meu companheiro, portanto, o plano de saúde da minha empresa não está aceitando este tipo de comprovação. O Manual do plano exige que seja comprovada coabitação por tem superior há 2 anos e está comprovação deve ser feita da seguinte forma: - declaração firmada por 2 participantes do plano que confirme e ateste a coabitação por prazo superior há 2 anos; - Nas situações em que não seja possível a apresentação desta declaração (meu caso, já que sou nova na empresa) poderão ser aceitos documentos tais como contrato de aluguel, aquisição de imóvel e conta corrente conjunta, desde que possibilitem a caracterização da união há mais de 2 anos. Desta forma, gostaria de saber: é possível o plano não aceitar a declaração feita em cartório? Além disso, pelo exposto acima, está claro no manual do plano que a declaração não é aceita, uma vez que a lista de documentos é apenas exemplificativa? Desde já grata,

Respostas

3

  • 0
    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 13 de setembro de 2008, 15h51min

    Tanto é possível que aconteceu e acontece, como se sabe no brasil acontece de tudo. Deve, portanto, demandar em juízo imediatamente em face do plano de saúde (após pegar o indeferimento formal), com uma ção de obrigação de fazer com tutela antecipada requerendo multa diaária pelo eventual descumprimento, sem contudo, desconsiderar as perdas e danos eventualmente causado.

    Apenas para melhor esclarescer, digo:

    A Constituição Federal ao proclamar no seu parágrafo terceiro do artigo 226 que para efeito da proteção do Estado é reconhecida a união estável ente homem e mulher como entidade familiar.